Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

O pelagianismo* dos piedosos

«A outra face do mesmo vício é o pelagianismo dos piedosos. Estes não querem ter perdão algum e, de um modo geral, nenhum verdadeiro dom de Deus. Querem estar em ordem, não querem perdão, mas justa recompensa. Quereriam não esperança, mas segurança. Com um duro rigorismo de exercícios religiosos, com orações e acções, querem ter direito à beatitude. Falta-lhes a humildade essencial para qualquer amor, a humildade de receber dons que ultrapassam a nossa acção e o nosso merecimento. A negação da esperança a favor da segurança, diante da qual nos encontramos agora, baseia-se na incapacidade de viver a tensão do que está para vir e de se abandonar à bondade de Deus. Assim, este pelagianismo é uma apostasia do amor e da esperança e em profundidade também da fé».

*vide nota de ontem

(“Olhar para Cristo” – Joseph Ratzinger)

«Entrar na Igreja e honrar as imagens sagradas e as veneradas cruzes, não basta por si só para agradar a Deus, como tão-pouco lavar as mãos é suficiente para estar completamente limpo.
O que verdadeiramente é grato a Deus, é que o homem fuja do pecado e limpe as suas manchas pela confissão e pela penitência. Que quebre as cadeias das suas culpas com humildade do coração.»

(Sermo de Sancta Synaxis – Santo Atanásio Sinaita)

Virgem Maria - Botticelli



«A Jesus sempre se vai e se "torna a ir" por Maria»

(Caminho 495 - S. Josemaría Escrivá de Balaguer)

Nossa Senhora do Loreto

“Cor Mariae dulcissimum iter para tutum!, Coração dulcísimo de Maria, prepara-nos um caminho seguro”


(Jaculatória difundida por S. Josemaría depois de uma Romaria a Na. Sra. do Loreto, in Michele Dolz S. Josemaría Escrivá, pág. 45)

(Fonte: Immaculata)

(Agradecimento a António Faure)