Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 1 de junho de 2008

A avareza

«E disse então ao povo: Guardai-vos escrupulosamente de toda a avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas».

(S. Lucas, 12, 15)


«O Senhor não manda que deitemos fora a nossa fazenda e nos afastemos do dinheiro. O que Ele quer é que afastemos da nossa alma a primazia das riquezas, a desenfreada cobiça e febre delas, as solicitudes, os espinhos da vida, que afogam a semente da verdadeira vida.»

(Quis dives salvetur, nº 11 - Clemente de Alexandria)


«… ; foi [São Cipriano] irremovível ao combater os costumes corruptos e os pecados que devastavam a vida moral, sobretudo a avareza»

(Audiência Geral de 6 de Junho de 2007 - Bento XVI)


A avareza é um dos sete pecados capitais (Catecismo da Igreja Católica § 1866) e que ninguém que o cometa se intitule de caridoso, porque mente, que também é pecado, e como todos os pecados é ética e moralmente reprovável.

Saibamos compartilhar e dar, dar não se cinge necessária e exclusivamente aos bens materiais, demos pois, amor, compaixão, carinho, compreensão e saibamos ser disponíveis para o próximo, não sejamos espiritual e materialmente avaros e que nunca nos esqueçamos que há sempre quem precise mais do que nós.

Parece e de facto é elementar, mas infelizmente…

(JPR)

Advertência aos ricos

«E agora vós, ó ricos, chorai em altos gritos por causa das desgraças que virão sobre vós. As vossas riquezas estão podres e as vossas vestes comidas pela traça. O vosso ouro e a vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem servirá de testemunho contra vós e devorará a vossa carne como o fogo. Entesourastes, afinal, para os vossos últimos dias!»

(Epístola de S. Tiago 5, 1-3)

Em apenas 2m11s documentário desmistifica os preconceitos de muitos em relação à realidade positiva do Opus Dei na Igreja Católica (inglês)

Papa manifesta vontade de aproximação com Igreja russa

O Papa Bento XVI enviou uma carta ao Patriarca Ortodoxo da Rússia, onde deixa clara a vontade de reforçar a aproximação entre as duas Igrejas.
Bento XVI dá, desta forma, mais um passo num caminho que o seu antecessor começou há alguns anos.O Sumo Pontífice enaltece a missão do patriarca Alexis à frente da Igreja Ortodoxa Russa e manifesta-lhe, por escrito, a sua estima.O Papa assinala os passos de ambos os lados no aprofundamento da comunhão entre católicos e ortodoxos – uma aproximação que, apesar das dificuldades, é desencadeada pelas perspectivas das duas igrejas sobre questões fundamentais como a defesa dos autênticos valores cristãos numa Europa cada vez mais secularizada.Nesta carta, o Papa agradece o acolhimento da Igreja ortodoxa ao novo Arcebispo católico Monsenhor Paolo Pezzi e recorda também a ligação que existe entre a Santa Sé, o Ícone da Virgem de Kazan, a devoção a Maria e o povo russo. Ícone de Kazan que poderá também tornar-se um sinal de aproximação e encontro entre todos – incluindo os muçulmanos que, naquela zona da Rússia, veneram Maria, a mãe de Deus.

(Fonte e foto: site RR)