Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Culpa nossa

34 anos depois, a nossa democracia continua débil, não por culpa dos partidos políticos ou dos governantes, mas por culpa de todos nós, ou seja, da chamada sociedade civil.

É fácil atribuir culpas à oposição ou à classe política por tudo o que de mal acontece no país, mas a verdade é que sem uma sociedade civil devidamente esclarecida e organizada há coisas que nunca se endireitam.

Só num país em que o cidadão não tem de facto nenhum poder, é possível que a EDP diga aos clientes cumpridores que passam a pagar a factura dos que não pagam.

É esta, seguramente, também a razão porque se multiplicam casos de irresponsabilidade e mau uso dos dinheiros públicos, como o da “Águas de Portugal”, cuja administração assumiu, sem que isso tenha consequências, que um ex-administrador, que por acaso agora até é ministro, fez um negócio ruinoso para a empresa com o dinheiro de todos nós.

A tudo isto se junta, é claro, a ineficácia da justiça, que permite que em Portugal quem tem poder não tenha nada a temer.

Em tudo isto haverá muitas responsabilidades a atribuir aos políticos, mas uma democracia madura sabe defender-se com a iniciativa de todos.

Afinal, não terá sido por acaso que no 25 de Abril se ouviu o celebra slogan “o povo é quem mais ordena”. Em democracia pode ser assim, mas temos que abandonar a velha ideia do Estado paternalista de outros tempos.

Raquel Abecasis

(Fonte: site RR)

O verdadeiro crente

«Um crente que se deixa formar e conduzir na fé da Igreja deveria ser, com todas as suas fraquezas e todas as suas dificuldades, uma janela para a luz de Deus vivo, e se verdadeiramente o crê também o é de facto. Contra as forças que sufocam a verdade, contra este muro de preconceitos que em nós bloqueia o olhar para Deus, o crente deveria ser uma força antagonista.»

(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger)

Álvaro del Portillo – Bom e fiel servidor (espanhol)

7 de Julho de 1935 – data de entrada do estudante de engenharia Álvaro del Portillo no Opus Dei

«… completa-se outro aniversário do dia em que D. Álvaro respondeu ao Senhor: “Aqui estou!”. Uma atitude que renovava com frequência, cheio de gratidão para com o nosso Deus que, como com todos, não cessava de ir ao seu encontro. Falou-nos muitas vezes de fidelidade: era o que trazia na alma. Aprendamos»

(Carta de Julho de 2008 do Prelado do Opus Dei - D. Javier Echevarría – citação a partir do site brasileiro)