Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

D. Javier Echevarría em viagem pastoral pela Ásia e Austrália

Se calhardes a estar de viagem por aquelas bandas, eis aqui algumas cidades aonde D. Javier irá estar presente em visitas de carácter pastoral: Nova Deli, Hong-Kong, Sidney, Manila, Singapura e Bombaim.

Para aqueles como eu, que não iremos estar fisicamente podemos marcar a nossa presença através da oração recorrendo à semelhança de S. Josemaría à intercessão de Nossa Senhora Stella Orientis «Os Reis Magos tiveram uma estrela; nós temos Maria, Stella Maris, Stella Orientis» (Cristo que passa 38).

O exemplo de D. António

Foi lançada ontem uma obra sobre D. António Ferreira Gomes, com o sugestivo título “Provas. A outra face da situação e dos factos do caso do Bispo do Porto”

A coragem e frontalidade com que aquele Bispo enfrentou o regime e os políticos do seu tempo não deve ser encarada apenas como um facto do passado ou de saudosa memória. Pode e deve ser uma grande lição para os dias de hoje.

É certo que não foi ele o primeiro na nossa história, nem na história da Igreja a sofrer as consequências de contrariar os políticos!... Só que, dantes, a hostilidade dos regimes era mais óbvia e as perseguições à Igreja mais fáceis de apontar.

Agora, é tudo mais subtil. A verdade e a mentira diluem-se, o relativismo está na moda e a confusão no seio da própria Igreja ganha terreno. Até entre os pastores.

Venham mais António Ferreira Gomes!

Aura Miguel

(Fonte: site RR)

«Às vezes ouve-se criticar aqueles sacerdotes que assumem atitudes concretas em problemas de índole temporal e mais especialmente nos de carácter político. Muitas dessas atitudes tendem - o que não sucedia noutras épocas - a favorecer uma maior liberdade, a justiça social, etc.

Também é certo que não é própria do sacerdócio ministerial a intervenção activa nestes terrenos a não ser em casos excepcionais. Mas, não lhe parece que o sacerdote deve denunciar a injustiça, a falta de liberdade, etc., por não serem cristãs?»

(Temas actuais do cristianismo 5 - S. Josemaría Escrivá de Balaguer)

Fé eclesial

«Por outras palavras, a fé é necessariamente fé eclesial, vive e move-se no nós da Igreja, unida ao seu comum de Jesus Cristo. Neste novo sujeito cai o muro entre mim e o outro, o muro que separa a minha subjectividade da objectividade do mundo e que mo torna inacessível, muro entre mim e a profundidade do ser.»

(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger)

A viagem espiritual do Cardeal Nguyen Van Thuan

Requiem K626 “aeternam” – W. A. Mozart

S. Bento – Santo Padroeiro da Europa

São Bento de Núrsia, monge fundador da Ordem dos Beneditinos, até hoje uma das maiores ordens monásticas do mundo. Foi o criador também da "Regra de São Bento", inspiração de muitas outras comunidades religiosas.

Foi designado Santo Padroeiro da Europo pelo Papa Paulo VI em 1964, sendo venerado não apenas por católicos, como também por ortodoxos.

Foi o fundador da Abadia do Monte Cassino, na Itália
(destruída durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente restaurada).