Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 12 de julho de 2008

Papa responde, durante o voo, a cinco perguntas dos jornalistas

“Uma grande festa da fé”, que “abre novas fronteiras de união entre as culturas”: esta a leitura que o próprio Papa, em voo para a Austrália, forneceu desta sua viagem pastoral, no costumado encontro informal com os jornalistas que o acompanham. Uma conversação que durou uns 20 minutos e em que Bento XVI respondeu a cinco perguntas que lhe foram colocadas.

A primeira dizia respeito ao próprio Encontro Mundial dos Jovens. “É com muita alegria que me desloco à Austrália – declarou o Papa. Tenho belíssimas recordações da JMJ de Colónia. Não foi uma mera manifestação de massa: foi sobretudo uma grande festa da fé, um encontro humano de comunhão com Cristo. Ali vimos como a fé abre as fronteiras e é mesmo capacidade de união entre as diferentes culturas, e como cria alegria! Espero que o mesmo aconteça agora na Austrália… A mensagem essencial consta das palavras que são o lema desta JMJ: falamos do Espírito Santo que nos faz testemunhas deste Espírito. Quereria concentrar a minha mensagem precisamente nesta realidade do Espírito Santo, nas suas diversas dimensões”.

A segunda pergunta, em inglês, partiu do repórter de um grande jornal australiano, sobre o futuro da Igreja na Austrália, sociedade secularizada: perguntava-se se o Papa é pessimista ou optimista perante uma situação sombria, difícil… Bento XVI observou que a experiência de Deus é sempre algo de válido e essencial, em qualquer situação. A questão é ver como suscitá-la, testemunhá-la, também hoje, na sociedade secularizada.

A terceira questão, também da parte de um jornalista australiano, era sobre os abusos sexuais da parte de membros do clero católico do país. Como tinha já feito com grande clareza na viagem aos Estados Unidos, também desta vez o Papa assegurou que a Igreja de modo algum aceita estes abusos, e que é fundamental que não subsistam dúvidas a esse respeito, para que tais factos não se possam voltar a repetir. Por outro lado há que prosseguir o esforço pastoral de curar as almas feridas, acompanhando com grande atenção as vítimas e suas famílias.

Outra pergunta dizia respeito às mutações climáticas, tema muito sentido na Austrália, terra que conhece a seca e que se encontra perto da região onde mais se fazem sentir os tufões, etc. Bento XVI assegurou que irá falar aos jovens também desta responsabilidade no que diz respeito à natureza criada, sem naturalmente entrar em pormenores de natureza técnica, tarefa dos cientistas e dos políticos. Contudo, do ponto de vista moral desta responsabilidade, afirmou ser um dever que sente seu e do qual não se cansará de falar.

Finalmente, houve uma pergunta sobre a Comunhão Anglicana e Conferência de Lambeth, que está para ter início. Perguntava-se ao Papa que votos formulava, perante uma situação tão difícil como a que vive neste momento a Comunhão Anglicana. Bento XVI respondeu que rezará por esta intenção, para que os participantes nesta Conferência enfrentem as questões na fidelidade ao Evangelho, no mundo de hoje.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Bento XVI a caminho da Austrália para as Jornadas Mundiais da Juventude em Sidney

O Santo Padre saiu esta manhã de Roma com destino à Austrália, onde vai participar às XXIII Jornadas Mundiais da Juventude, onde deverão participar muitos milhares de jovens católicos vindos de todos os continentes (só de Itália estima-se que sejam cerca de 10.000), sendo a presente viagem a mais longa do seu Pontificado.

O avião que transporta o Papa saiu de Roma às 10h30 (09h30 em Lisboa) e vai chegar amanhã à Austrália. O voo terá uma duração de 15h45m, num trajecto directo até Darwin aonde fará uma escala técnica para reabastecimento, prosseguindo depois para Sidney.

Aos 81 anos, o Papa começará a sua visita após três dias de repouso num local discreto a nordeste de Sydney. O programa oficial da visita desenrola-se entre 17 a 20 de Julho e inclui onze discursos e a realização de uma celebração litúrgica na qual são esperados cerca de meio milhão de participantes.

As Jornadas Mundiais da Juventude foram uma iniciativa lançada há quase um quarto de século pelo Papa João Paulo II.


(Fonte: diversa imprensa nacional e estrangeira online)

Em homenagem ao Santo Padre Bento XVI, que o Senhor o acompanhe na sua viagem à Austrália

Unidade / Comunhão

«Fé e vida, verdade e vida, eu e nós não são separáveis, e só no contexto da comunhão de vida no nós dos crentes, no nós da Igreja, a fé desenvolve a sua lógica, a sua forma orgânica.»

(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger)

Requiem K626 “Dies Irae” – W. A. Mozart