Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 10 de agosto de 2008

Bento XVI - Angelus de hoje apela à paz na Ossétia do Sul

A dramática situação de guerra que afecta a Geórgia e a Ossétia do Sul é acompanhada com grande intensidade pelo Papa, que se lhe referiu expressamente, neste Domingo ao meio-dia, depois da recitação do Angelus, diante da catedral de Bressanone, Tirol do Sul, onde está concluindo um período de repouso nos Alpes italianos.“São motivo de profunda angústia – afirmou Bento XVI - as notícias, cada vez mais dramáticas, dos trágicos acontecimentos que se estão verificando na Geórgia e que, a partir da região da Ossétia do Sul, já causaram muitas vítimas inocentes, constrangendo grande número de civis a deixar as próprias casas. É meu vivo desejo e aspiração que cessem imediatamente as acções militares e que (todos) se abstenham, também em nome da herança cristã comum, de ulteriores confrontos e retorsões violentas que podem degenerar num conflito de proporções ainda mais vastas. Retome-se resolutamente o caminho das negociações e do diálogo respeitoso e construtivo, evitando assim ulteriores e dilacerantes sofrimentos àquelas queridas populações.Convido também a Comunidade internacional e os países mais influentes na actual situação a desenvolverem todos os esforços para sustentar e promover iniciativas visando alcançar uma solução pacífica e duradoura, a favor de uma convivência aberta e respeitosa. Juntamente com os nossos irmãos ortodoxos, rezemos intensamente por estas intenções, que colocamos confiadamente nas mãos da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus e de todos os cristãos”.

(Fonte: Radio Vaticana)
Veja o vídeo em língua italiana do apelo do Santo Padre:

Bento XVI - o sorriso carinhoso


Fátima – Via Gloriosa – I Estação – Ressurreição do Senhor

Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Madalena e a outra Maria foram visitar o sepulcro. Nisto, houve um grande terramoto: o anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra, sentando-se sobre ela. O seu aspecto era como o de um relâmpago; e a sua túnica, branca como a neve. Os guardas, com medo dele, puseram-se a tremer e ficaram como mortos. Mas o anjo tomou a palavra e disse às mulheres:«Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucificado; não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia e ide depressa dizer aos seus discípulos: 'Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis.' Eis o que tinha para vos dizer».

(Mateus 28, 1-7)

Fátima – “Via Lucis” – Via Gloriosa (vide explicação abaixo para a tradução adoptada)

Um grupo de leigos de italianos ofereceu ao Santuário de Fátima 14 pinturas (80cm x 70cm) de Vanni Rinaldi com representações que vão desde a Ressurreição do Senhor ao dia Pentecostes quando o Senhor envia aos Apóstolos acompanhados pela Virgem Maria, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo.

O Santuário tem-nas expostas com carácter permanente, na denominada Zona da Reconciliação da Igreja da Santíssima Trindade num espaço entre as Capelas da Ressurreição e do Santíssimo Sacramento.

As pinturas, na modesta opinião do signatário, têm uma elevada qualidade artística e daremos hoje início à sua apresentação procurando inserir uma citação Bíblica adequada a cada uma.

Como nota final, desejo acrescentar que optei por não adoptar a tradução do Santuário para “Via Lucis” – Caminho da Luz – e chamar-lhe Via Gloriosa, que não é evidentemente uma tradução literal, mas sim coincidente com os três primeiros Mistérios dos Mistérios Gloriosos do Santo Rosário.

É certo que a Luz simboliza o acolhimento do Espírito Santo no Baptismo, o próprio Cristo, a fé, a razão, a Palavra de Deus e a Santíssima Trindade, podendo através dela chegarmos ao Senhor, ou melhor dizendo, podendo Ela ser o próprio Senhor, mas as Estações são de tal forma graficamente e artisticamente explícitas, que ainda assim, entendo como mais condicente a denominação adoptada pelo signatário.

Chamar-lhe Via Luminosa, aqui numa tradução mais literal, seria uma terceira alternativa mais apropriada ainda que a adoptada pelo Santuário, sempre segundo o critério sujectivo do autor deste blogue, correndo porém o risco de se confundir com os Mistérios Luminosos.

O Senhor na Sua infinita bondade perdoar-me-á pela liberdade assumida.

Votos de um Bom Domingo do Senhor!

(JPR)

Lição da história

«Naturalmente, em primeiro lugar, é possível ver na relação entre ‘mansidão’ e promessa de terra uma normal lição da história: os conquistadores vão e voltam; permanecem os simples, os humildes, aqueles que cultivam a terra e não cessam de semear e colher entre tribulações e alegrias».

(“Jesus de Nazaré” – Joseph Ratzinger / Bento XVI)

Agnus Dei (Missa de Gloria – Giacomo Pucini)