Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 21 de setembro de 2008

Bento XVI – Angelus de 21/IX/08 – “A vinha do Senhor”


Amados irmãos e irmãs,

Talvez vos recordeis que no dia da minha eleição, quando me dirigi à multidão na Praça de S. Pedro, e de uma forma espontânea, me apresentei como um operário na vinha do Senhor.

Ora bem, no Evangelho de hoje (Mt 20, 1-16a), Jesus conta-nos a parábola do proprietário da vinha que a diversas horas do dia chama operários para trabalharem na sua vinha. Sendo que ao final do dia dá a todos o mesmo soldo, um denário, (…).

È claro que o denário representa a vida eterna, dom que Deus reserva a todos, mesmo àqueles que são considerados os “últimos”, que se o aceitam, serão os “primeiros”, enquanto estes podem incorrer no risco de se transformarem nos “últimos”. (…).

Na realidade ser-se chamado é já uma primeira recompensa: poder trabalhar na vinha do Senhor, colocar-se ao Seu serviço, colaborar na Sua obra, constitui por si só um prémio inestimável, que compensa qualquer dificuldade. Mas isto só é perceptível a quem ama o Senhor e o Seu Reino; aqueles que trabalham apenas pelo soldo, não se aperceberão jamais do valor inestimável deste tesouro. (…).

A Virgem Maria, que há uma semana tive a alegria de venerar em Lourdes, é videira perfeita da vinha do Senhor, dela germinou o fruto perfeito do amor divino: Jesus, nosso Salvador. Que Ela nos ajude a responder sempre com alegria ao chamamento do Senhor, e a encontrar a nossa felicidade no poder labutarmos pelo Reino dos Céus.


(Tradução a partir do italiano e edição de JPR)

S. Mateus




S. Mateus por Valentin de Boulogne









A Vocação de S. Mateus por Caravaggio

A necessidade de uma sólida base

«Todo aquele, pois, que ouve estas Minhas palavras e as observa será semelhante ao homem prudente que edificou a sua casa sobre rocha»


(S. Mateus 7, 24)


«O significado imediatamente emergente da parábola “Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha” (S. Mateus 7, 24) é uma advertência para se construir a própria vida sobre um fundamento seguro. O fundamento seguro, que resiste a todas as tempestades, é a própria palavra de Jesus».


(“Olhar para Cristo” – Joseph Ratzinger)

Matthaus Passion - 13. Aria - Ich will dir mein Herze – Bach

Missa Brevis – W. A. Mozart – Kyrie