Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 4 de outubro de 2008

80 anos

80 anos é uma grande data! Há, pelo menos, 85 mil fiéis leigos e dois mil padres, espalhados por cinco continentes, para quem este aniversário é fundamental. Estou a falar dos membros do Opus Dei.

Gente comum, novos e velhos, com as mais variadas profissões, que se empenham em viver a santidade nas circunstâncias habituais da vida quotidiana. A proposta do Opus Dei é ajudar a encontrar Cristo no trabalho, na vida familiar e nas restantes actividades habituais. Crescem no amor ao Papa e à Igreja. E a consequência disto tem trazido grandes frutos.

É certamente esse fenómeno de santidade no meio do mundo contemporâneo que explica tanto ódio contra o Opus Dei. Centenas de livros, documentários e filmes massacram sistematicamente a opinião pública contra esta Instituição da Igreja.

Mas não será que o feitiço se vira contra o feiticeiro?

É que movidos justamente pela curiosidade, muitos aproximaram-se do Opus Dei que está hoje cheio de vigor e continua a abrir as suas portas a novos membros.

Parabéns à Obra!


Aura Miguel


(Fonte: site RR)

O Evangelho de Domingo 5 de Outubro


Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo:
«Ouvi outra parábola:
Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e levantou uma torre; depois, arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe.
Quando chegou a época das colheitas, mandou os seus servos aos vinhateiros para receber os frutos.
Os vinhateiros, porém, lançando mão dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram-no.
Tornou ele a mandar outros servos, em maior número que os primeiros. E eles trataram-nos do mesmo modo.
Por fim, mandou-lhes o seu próprio filho, dizendo:
‘Respeitarão o meu filho’.
Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si:
‘Este é o herdeiro; matemo-lo e ficaremos com a sua herança’.
E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no.
Quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?».
Eles responderam:
«Mandará matar sem piedade esses malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entreguem os frutos a seu tempo».
Disse-lhes Jesus: «Nunca lestes na Escritura:
‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; tudo isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’?
Por isso vos digo:
Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos».

Evangelização

«Evangelizar, para a Igreja, é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio e latitude, e pelo seu influxo transformá-las a partir de dentro e tornar nova a própria humanidade»

(Exortação Apostólica ‘Evangelli Nuntiandi’, n. 18 – Paulo VI)

«Pode-se dizer que o Espírito Santo é o agente principal da evangelização: é ele, efectivamente que impele para anunciar o Evangelho, como é ele que no mais íntimo das consciências leva a aceitar a Palavra da salvação»

(Exortação Apostólica ‘Evangelli Nuntiandi’, n. 75 – Paulo VI)

A finalidade do Sínodo dos Bispos que terá início amanhã em Roma

A finalidade primária do Sínodo é dedicar-se ao tema da Palavra, com a qual «Deus invisível (cf. Col 1, 15; 1 Tim 1, 17), no seu grande amor, fala aos homens como a amigos (cf. Ex 33, 11; Jo 15, 14-15) e Se entretém com eles (cf. Bar 3, 38), para convidá-los e admiti-los à comunhão com Ele» (DV 2). Isso comporta a escuta e o amor da Palavra do Senhor, que está em consonância com a vida concreta das pessoas do nosso tempo. A Palavra de Deus provoca uma chamada, cria comunhão, envia em missão, para que se torne dom para os outros o que se recebe para si. É, portanto, uma finalidade eminentemente pastoral e missionária: aprofundar as razões doutrinais e deixar-se iluminar por elas significa estender e reforçar a prática de encontro com a Palavra de Deus como fonte de vida nos diferentes âmbitos da experiência e, assim, por caminhos seguros e fáceis, poder ouvir Deus e falar com Ele.

Concretamente, o Sínodo propõe-se, entre os seus objectivos, ajudar a esclarecer melhor os aspectos fundamentais da verdade sobre a Revelação, como são a Palavra de Deus, a fé, a Tradição, a Bíblia e o Magistério, que motivam e garantem um caminho de fé válido e eficaz; estimular um profundo amor à Sagrada Escritura, para que «os fiéis tenham largo acesso» à mesma (cf. DV 22), sublinhando a unidade entre o pão da Palavra e o pão do Corpo de Cristo, para pleno alimento da vida dos cristãos. Além disso, é necessário recordar a indissolúvel circularidade entre a Palavra de Deus e a liturgia; recomendar em toda a parte o exercício da Lectio Divina, devidamente adaptada às diversas circunstâncias; oferecer ao mundo dos pobres uma palavra de consolação e de esperança. Este Sínodo pretende, portanto, colaborar para um correcto exercício hermenêutico da Escritura, orientando bem o necessário processo de evangelização e inculturação; entende encorajar o diálogo ecuménico, estreitamente vinculado à escuta da Palavra de Deus; pretende favorecer o diálogo judaico-cristão e, de forma mais ampla, o diálogo inter-religioso e intercultural.

É desejo de muitos Pastores que o contributo final do Sínodo não seja apenas de carácter informativo, mas incida na vida, provoque participação, de modo que a Palavra de Deus se mostre viva, eficaz, penetrante (cf. Heb 4, 12), através de uma linguagem essencial e compreensível às pessoas. A tal propósito, convém lembrar que os termos Bíblia, Sagrada Escritura, Livro Sagrado têm o mesmo significado, e do contexto se compreenderá quando também a expressão “Palavra de Deus” tem o sentido de “Sagrada Escritura”.


(Fonte: site Radio Vaticna)