Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 12 de outubro de 2008

Maria na piedade da Igreja

“…, aponta em todas as suas partes e de todos os pontos de vista sempre tanto para Cristo como para a Igreja. Daí resulta directamente que também toda a piedade mariana, se quiser ser católica, não se pode nunca isolar, antes pelo contrário deve sempre inserir-se e orientar-se tanto cristologicamente (e, portanto, trinitariamente) como eclesiologicamente.

(…). Todos conhecemos essas tendências que, à primeira vista, dão a impressão de que o povo em oração veria em Maria algo como um símbolo personificado ou o arquétipo da graça divina, providencial e misericordiosa como mãe, como se Maria fosse assim elevada à esfera de Deus e a obra decisiva de Cristo passasse despercebida. (…). Por outro lado, a impressão referida pode ter fundamento em populações menos bem catequizadas: para elas Maria é frequentemente uma espécie de quinta-essência de toda a salvação. Aí tem que intervir a evangelização tão urgentemente recomendada pelo Sínodo dos Bispos e pelo Papa (João Paulo II), procedendo com doçura e inteligência às rectificações necessárias.


(Hans Urs von Balthasar in ‘Maria primeira Igreja’ – Joseph Ratzinger e Hans Urs von Balthasar)

A este propósito, permito-me recordar aos responsáveis dos diferente Santuários Marianos e aos organizadores de peregrinações, que lhes cabe um importante dever de Catequese na preparação das celebrações e das homilias. Eles são por excelência um excelente veículo para a divulgação, usando a sugerida doçura e inteligência, nas correcções necessárias.

Votos de um Bom Domingo do Senhor!


(JPR)

Anton Bruckner – Sinfonia n. 6 – 4 – I – Orquestra Filoarmónica de Berlim

*antevisão do Concerto a realizar no dia 13 de Outubro e no âmbito das celebrações do Ano Paulino em Roma na Basílica de S. Paulo Fora de Muros pela Orquestra Filarmónica de Viena dirigida pelo Maestro Christoph Eschenbach.

Dedicação Igreja da Santíssima Trindade – Fátima - 12/X/2008 – 1º aniversário

Missa Brevis – W. A. Mozart –Sanctus