Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Seriedade – exige-se!

O anúncio dos apoios aos bancos já fez descer a taxa Euribor, da qual dependem os juros pagos pelos devedores nacionais. E ainda irá descer mais, à medida que se concretizarem os vários apoios. A confiança parece voltar.

O Governo vai dar garantias à banca, para que ela possa angariar fundos no estrangeiro, de modo a poder emprestar às nossas empresas e famílias. Para obter fundos, é preciso haver confiança em quem os pede. Daí, as garantias. Aliás, no mesmo sentido de aumentar a confiança, foram tomadas medidas a nível internacional.

O BE e o PCP logo criticaram o apoio aos bancos. E, enquanto o PSD aplaudia a medida, o CDS/PP surgiu em tom crítico, pela voz de Paulo Portas, a reclamar protecção para as famílias endividadas.

Acontece que o anúncio dos apoios aos bancos já fez descer a taxa Euribor, da qual dependem os juros pagos pelos devedores nacionais. E ainda irá descer mais, à medida que se concretizarem os vários apoios. A confiança parece voltar.

Mas a demagogia e o populismo não percebem, ou não querem perceber, que assim se ajudam as famílias. Numa crise tão séria como a actual exige-se mais seriedade dos políticos de esquerda e de direita. Até por respeito pelas famílias endividadas.

Francisco Sarsfield Cabral

(Fonte: site RR)

Bento XVI: a Igreja como uma Orquestra Sinfónica


Entre os dias 8 e 13 de Outubro apresentámos vídeos com a 6ª Sinfonia de Anton Bruckner interpretada pela Orquestra Filarmónica de Munique dirigida pelo Maestro Celibidache... que belo deve ter sido o concerto de ontem!

"O Peregrino de Fátima"

"O Peregrino de Fátima" é o nome de um livro de tributo a João Paulo II, lançado hoje, em Lisboa.

Escrito pelo jornalista Paulo Aido, a obra recorda as visitas apostólicas do Papa a Portugal, através do testemunho de alguns dos que com ele privaram.

“O livro procura recuperar, passo a passo, todos os momentos do Papa em Portugal, trazendo também as memórias de pessoas que privaram com o Papa”, explica Paulo Aido.

Entre as cerca de três dezenas de pessoas que contaram as suas histórias com o Papa, destaque para Manuela Eanes, Maria Barroso, o sobrinho da Irmã Lúcia e a jornalista Aura Miguel, da Rádio Renascença.
O prefácio do livro "O Peregrino de Fátima" foi escrito pelo Cardeal Saraiva Martins.

RV

(Fonte: site RR, foto JPR)

A Bíblia como factor de unidade entre os Cristãos

Na sala de imprensa da Santa Sé efectuou-se esta Terça-feira uma conferência de imprensa de apresentação de um inquérito internacional sobre a leitura da Bíblia, realizado numa perspectiva ecuménica.

Precedentemente fora assinado um acordo de cooperação para a tradução e a difusão da Bíblia entre a Federação Bíblica Católica e a United Bible Societies (Inglaterra).

D. Vicente Paglia, Bispo da Diocese italiana de Terni e presidente da Federação Bíblica Católica que foi um dos intervenientes neste encontro com os jornalistas salientou que uma primeira reflexão deste inquérito confirma que a Bíblia permanece o lugar mais eficaz para o encontro entre os cristãos. Emerge também o caminho notável que foi percorrido de maneira particular pelos católicos: nos últimos 40 anos foi cancelada a distância que se verifica por exemplo em relação ao mundo protestante. Surpreende a atenção reservada á Sagrada Escritura na Rússia europeia. E é absolutamente extraordinária, em relação aos outros países entrevistados, a grande atenção á Bíblia que se verifica nos Estados Unidos da América, tanto em âmbito protestante como católico.

O presidente da federação bíblica católica salientou que o diálogo ecuménico será sem dúvida mais frutuoso se, concentrando-se espiritualmente na Palavra de Deus, deixar o lugar ao diálogo de Deus com todos os cristãos. É o caminho para superar mais facilmente também aquele mal estar que hoje se nota aqui e ali no diálogo entre cristãos.

D. Vicente Paglia disse que as Sociedades bíblicas estão hoje empenhadas, juntamente com as igrejas cristãs em cerca de 800 projectos de tradução e revisão da Bíblia em línguas do mundo inteiro.

A Bíblia já foi traduzida em 2.454 línguas diferentes; mas são ainda 4.500 as línguas que esperam confrontar-se com a Sagrada Escritura.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Apelo dos Patriarcas Ortodoxos à unidade de todas as Igrejas Ortodoxas

“A obrigação de salvaguardar a unidade da Igreja ortodoxa”, “a fé dos nossos Pais”, resolvendo “em espírito de amor e de paz todo e qualquer problema que se apresente nas relações entre nós”: este um dos “compromissos” subscritos pelos Primazes das Igrejas ortodoxas, na mensagem solenemente lido ontem, no final da divina liturgia celebrada na Igreja Patriarcal de São Jorge em Fanar. A mensagem conclui de modo solene um encontro dos Patriarcas Ortodoxos promovido por Bartolomeu I, Patriarca Ecuménico de Constantinopla, para celebrar o Ano Paulino.

Subscreveram a mensagem os Patriarcas maiores das Igrejas ortodoxas de todo o mundo, nomeadamente Aléxis II de Moscovo, Anastasios de Tirana, Teodoro de Alexandria, Inácio de Antioquia e Jerónimo de Atenas. O texto toca diversos temas: a responsabilidade dos cristãos no que diz respeito aos “problemas da humanidade e do mundo”, a tendência de “afastar a religião da vida social”; o progresso científico; o apoio à família e ao matrimónio “em crise”; os jovens.

Esta mensagem surge num momento bastante difícil das relações intra-ortodoxas, em especial entre os Patriarcados de Constantinopla e de Moscovo. Particularmente significativa a passagem em que se afirma que o anúncio da mensagem evangélica “pressupõe a superação dos conflitos internos da Igreja ortodoxa através da renúncia aos extremismos nacionalistas, étnicos e ideológicos do passado. Só deste modo a palavra da Ortodoxia poderá ter um impacto sobre o mundo contemporâneo”.

Os Patriarcas afirmam também “o desejo de uma rápida solução de qualquer anomalia canónica surgida em certas circunstâncias históricas e pastorais, como por exemplo na chamada diáspora ortodoxa, a fim de superar qualquer eventual influência alheia à eclesiologia ortodoxa. Neste sentido – conclui a Mensagem – acolhemos favoravelmente a proposta do Patriarcado Ecuménico de convocar uma Consultação Pan-ortodoxa no próximo ano de 2009”.


(Fonte: site Radio Vaticana)


Recordemo-nos, que recentemente o Santo Padre por mão do Cardeal Arcebispo de Nápoles, Crescenzio Sepe, entregou uma mensagem pessoal ao Patriarca de Moscovo Aléxis II.

Unamo-nos ao Santo Padre e através das nossas orações e peçamos ao Senhor pela unidade das Igrejas Cristãs, nomeadamente as Ortodoxas e Anglicanas, com a Igreja Católico, objectivo difícil, considerado por muitos como impossível, mas ao Senhor nada é impossível, saibamos nós estar à altura dos seus desígnios.

(JPR)

Os seres humanos enquanto terra fecunda para a palavra de Deus

«… pode mesmo dizer-se que no Evangelho apenas se expõe como os seres humanos se podem tornar terra fecunda para a palavra de Deus. E podem-no na medida em que, por assim dizer, apresentam os elementos orgânicos nos quais a vida pode crescer e amadurecer. Fazem-no na medida em que eles próprios vivem a partir desse meio orgânico, deixando-se invadir por essa palavra e tornando-se eles próprios palavra, transferindo a sua vida para a oração e, assim, para Deus».


(Joseph Ratzinger in ‘Maria primeira Igreja’ – Joseph Ratzinger e Hans Urs von Balthasar)