Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 18 de outubro de 2008

O Evangelho de Domingo 19 de Outubro


Naquele tempo, os fariseus reuniram-se para deliberar sobre a maneira de surpreender Jesus no que dissesse.

Enviaram-Lhe alguns dos seus discípulos, juntamente com os herodianos, e disseram-Lhe:

«Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas, segundo a verdade, o caminho de Deus, sem Te deixares influenciar por ninguém, pois não fazes acepção de pessoas.

Diz-nos o teu parecer:

É lícito ou não pagar tributo a César?».

Jesus, conhecendo a sua malícia, respondeu:

«Porque Me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo».

Eles apresentaram-Lhe um denário, e Jesus perguntou:

«De quem é esta imagem e esta inscrição?».

Eles responderam: «De César».

Disse-lhes Jesus:

«Então, daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus».

A Figura Apostólica de São Lucas

Sabemos pela Tradição que São Lucas nasceu em Antioquia de Síria. Parecem confirmá-lo os Actos dos Apóstolos, que o mostram como grande conhecedor da Igreja de Antioquia. São Lucas procede, pois, da gentilidade, não do judaísmo; assim o dá a entender São Paulo no epílogo da aos fiéis de Colosso (Col 4, 10-14), quando distingue entre Aristarco, Marcos e Jesus, «que são de circuncisão», e Epafras de Colossos, Lucas o médico amado e Demas.

Ignoramos quando se converteu, ainda que seja possível que muito cedo; mas, em qualquer dos casos, não foi testemunha directa da vida do Senhor, já que próprio São Lucas, no prólogo do seu Evangelho, se exclui a si mesmo do número daqueles que foram testemunhas oculares da pregação de Cristo.

Nos Actos dos Apóstolos, Lucas aparece como discípulo de São Paulo: narra certos acontecimentos na primeira pessoa do plural, incluindo-se entre os que faziam parte dessas viagens. Por exemplo, para anunciar o Evangelho vai com o Apóstolo à Macedónia; nesta região, na cidade de Filipos, Paulo e Silas são açoitados, encarcerados e finalmente expulsos da cidade; ao narrar este factos Lucas fala na terceira pessoa, o que indica que não participou neles, mas permaneceu em Filipos. Aqui se voltaria a juntar com São Paulo; no seu regresso acompanhá-lo-ia a Jerusalém e visitaria São Tiago e os presbíteros. Mais tarde vai também a Roma com São Paulo, quando o Apóstolo apela a César.

Na segunda Epístola a Timóteo, São Paulo afirma que só Lucas está com ele durante o seu segundo cativeiro em Roma, e em Filémon 24 conta-o entre os seus colaboradores.

Uma antiga tradição diz que São Lucas pregou o Evangelho na Bitínia e na Acaia depois da morte de São Paulo. E o Martirológio Romano assinala «tendo padecido muito pelo nome de Cristo, morreu cheio do Espírito Santo».


(Bíblia Sagrada anotada pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra – Volume I, edição em língua portuguesa – Edições Theologica – Braga – Santos Evangelhos – pág. 677/678)

Gegrüßet seist Du Königin - Marienlied

Sei gegrüßt, o Königin,
Mutter der Barmherzigkeit;
unser Leben, unsre Wonne
und unsre Hoffnung, sei gegrüßt!
Zu dir rufen wir, verbannte Kinder Evas;
zu dir seufzen wir
trauernd und weinend in diesem Tal der Tränen.
Wohlan denn, unsere Fürsprecherin,
wende deine barmherzigen Augen uns zu,
und nach diesem Elend zeige uns Jesus,
die gebenedeite Frucht deines Leibes!
O gütige, o milde, o süße Jungfrau Maria!

Súplica…

«Maria é omnipotência suplicante. Inclina para Ti, ó Deus aquele pouco que quiseste eu fosse. De minha pobre existência suplico toma os anos que me restam. Quanto aos anos que se perderam experimento humilhações e desgosto, não desprezes meu pranto. Em mim não há senão o desejo da Tua sabedoria meu coração é agora minha única oferta».


(S. Bernardo de Claraval – 1090/1153)