Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 25 de outubro de 2008

Papa analisa 53 propostas

Do Sínodo que decorre em Roma saíram 53 propostas divididas em três partes (a palavra de Deus na Fé, na vida e na missão da Igreja) e já entregues ao Papa Bento XVI.

No essencial não há grandes novidades, mas as propostas apontam para uma maior articulação em tudo o que se refere à palavra de Deus: espera-se uma maior atenção às homilias e ao modo de as preparar, aposta-se na formação bíblica dos cristãos – a começar pelos jovens – e no mais fácil acesso à Bíblia.

O diálogo ecuménico e o diálogo inter-religioso merecem referências especiais e os Bispos consideram também que a Terra Santa é como um quinto Evangelho e recomendam aos cristãos para lá irem em peregrinação.

Entretanto, o Cardeal Ouellet, relator principal do Sínodo, em conferência de imprensa, sublinhou a importância das conclusões do encontro.

“Este Sínodo permite-nos entrar numa nova fase da missão porque a Igreja retoma a consciência do seu fundamento, que é a palavra de Deus. E a sua missão é comunicar a Palavra de Deus ao mundo porque a viragem deste Sínodo é a de recuperar a Bíblia como o livro de todos e não apenas dos especialistas. A partir dai, a missão”, disse.

O Papa Bento XVI encerra amanhã oficialmente o Sínodo dos Bispos com uma missa em Roma.

Desde 5 de Outubro que quase 300 Bispos de todo o mundo estão reunidos neste Sínodo, dedicado à palavra de Deus e à missão da Igreja.


CC/Aura Miguel


(Fonte: site RR)

Patriarcas e Bispos Orientais presentes no Sínodo lançam um apelo a favor dos cristãos perseguidos pela sua fé

Um premente apelo a favor da paz, da justiça e da liberdade religiosa na Terra Santa, Líbano , Iraque e Índia foi entregue na tarde desta sexta feira ao Papa pelos Patriarcas e Bispos Orientais presentes no Sínodo.

No texto, os prelados exprimem ao Papa profundo reconhecimento por este “sempre ter elevado, pronta e incansavelmente, súplicas a Deus, fazendo também ouvir a sua voz a favor dos irmãos e irmãs do Oriente”. E é assim, do mesmo modo, que, “como discípulos de Cristo, pais e chefes das Igrejas Orientais católicas”, estes imploram a Deus e a todos dirigem um “apelo para que se confirmem todos os esforços para favorecer por toda a parte a paz, na liberdade, na verdade e no amor”.

Os Patriarcas católicos orientais referem toda a sua preocupação e solidariedade perante “os sofrimentos de tantos nossos fiéis e filhos”, “pessoas em extrema dificuldade pela idade, saúde e necessidades espirituais e materiais”, sentem-se no “dever de se fazerem intérpretes das suas justificadas expectativas para que se assegure sem mais tardar a cada um uma vida digna, numa profícua convivência social”.

Trata-se – dizem – de “um imperativo” ao qual não podem nem querem subtrair-se. E pedem, portanto, “paz, na justiça (de que é garantia uma efectiva liberdade religiosa)”, especialmente para a Terra Santa, Líbano, Iraque e Índia.Prestando “homenagem aos cristãos que perderam recentemente a vida em fidelidade ao Senhor” e “encorajados pela fraternidade” manifestada pelo Papa e pelos Padres sinodais, os Patriarcas católicos do Oriente apresentam, a diferentes grupos de pessoas, uma série de solicitações: - “aos cristãos e a todos os homens de boa vontade, para que pratiquem o respeito e o acolhimento do outro na vida quotidiana, tornando-se próximo de todos os que se encontram na necessidade, próximo e distantes; - “aos pastores e responsáveis religiosos, para preguem e favoreçam tal atitude, apoiando e multiplicando as iniciativas de mútuo conhecimento, de diálogo e de socorro; - “à comunidade internacional e aos homens de governam, para que garantam a nível legislativo a autêntica liberdade religiosa, superando toda e qualquer discriminação e ajudando todos os que são constrangidos a deixar a sua terra por motivos religiosos”.

Os Bispos, “pastores do Oriente”, concluem este “humilde mas insistente apelo”, exprimindo a esperança de que este possa ser “uma via em direcção à paz”.


(Fonte: site Radio Vaticana)

O Evangelho de Domingo 26 de Outubro



São Mateus 22,34-40

Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus, reuniram-se em grupo, e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O experimentar:

«Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?».

Jesus respondeu:

«‘Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu espírito’.

Este é o maior e o primeiro mandamento.

O segundo, porém, é semelhante a este:

‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.

Existência cristã

«A grande expectativa para a existência cristã continua a ser o facto de ela dar Totalmente Outro, que não se encontra em mais nenhuma parte, a comunhão dos santos, e desse modo a cura, inclusivamente da nossa interioridade».


(“Olhar para Cristo” – Joseph Ratzinger)

Franz Schubert - Ellens Gesang Nr 3 - Ave Maria