Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

50º aniversário da eleição do Papa Roncali, que adoptou o nome de João XXIII


Há precisamente 50 anos, a 28 de Outubro de 1958, era eleito Papa, sucedendo a Pio XII, o cardeal Angelo Roncali, arcebispo de Veneza, que adoptou o nome de João XXIII. A ocorrência não foi esquecida no Vaticano: na basílica de São Pedro, às 17 horas, o cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, presidiu a uma celebração eucarística, em que participaram nomeadamente uns três mil peregrinos da diocese de Bergamo, de onde provinha o Papa João.

No final da Eucaristia, Bento XVI desceu à basílica para um momento de oração junto do altar onde se encontra sepultado o Beato João XXIII e dirigiu uma saudação aos presentes. Recordando que “vem colocada nas nossas mãos a herança” de todos os santos e bem-aventurados, de “quantos nos precederam no signo da fé”, Bento XVI referiu o dom que a Igreja recebeu com João XXIII:

“Um dom verdadeiramente especial, oferecido à Igreja com João XXIII foi o Concílio Ecuménico Vaticano II, por ele decidido, preparado e iniciado. Encontramo-nos todos empenhados em acolher de modo adequado este dom, continuando a meditar os seus ensinamentos e a traduzir na vida as suas indicações concretas”.

Bento XVI referiu uma passagem da Encíclica “Pacem in Terris”, em que o Papa Roncali escrevia que o crente, vivendo num ambiente muitas vezes hostil ou indiferente, “há-de ser um raio de luz, um centro de amor, um fermento vivificante na massa: e tanto mais o será quanto mais, na intimidade de si mesmo, vive em comunhão com Deus”. “Foi este o programa de vida do grande Pontífice e tal se pode tornar o ideal de cada crente e de cada comunidade cristã” – apontou o Papa.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Seguros da presença de Deus

«Vivei na união e na paz, e Deus estará certamente convosco, pois Deus é um Deus de paz, e aí põe as Suas delícias. O seu amor produzirá a vossa paz e todos os males serão desterrados da vossa Igreja»


(Homília sobre 2 cor, 30 – São João Crisóstomo)


«eschaton»

«Quando o homem começa a olhar e a viver a partir de Deus, quando caminha em companhia de Jesus, passa a viver segundo novos critérios e então um pouco de eschaton, daquilo que há-de vir, está presente já agora.
A partir de Jesus, entra alegria na tribulação».


(“Jesus de Nazaré” – Joseph Ratzinger / Bento XVI)