Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Mensagem final do Sínodo dos Bispos

Bento XVI – “ao aceitarmos a fraqueza da cruz, experimentamos o poderoso amor de Deus por nós”



A cruz é exemplo de fraqueza, “sempre presente nas pessoas”, mas “ao aceitarmos a fraqueza da cruz, experimentamos o poderoso amor de Deus por nós”.

Na audiência geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro, Bento XVI reflectindo sobre a teologia da Cruz, objecto contínuo da teologia Paulina, salientou que a cruz ocupa o lugar principal na história da humanidade.

“A cruz é «o centro do centro» do mistério cristão. Certamente a encarnação e ressurreição são mistérios centrais do cristianismo, mas São Paulo vê na cruz a manifestação mais eloquente do Amor de Deus por nós”, indicou o Papa.

A experiência de Paulo no caminho de Damasco, recordada pelo Santo Padre na catequese, “mudou completamente a sua existência, marcada pelo significado central da Cruz. Paulo entendeu que Cristo morreu e ressuscitou por ele e por todos”.

Para o apóstolo, “Cristo crucificado é sabedoria porque manifesta em verdade quem é Deus e mostra-nos o amor que salva o homem de forma gratuita. Esta total gratidão é a verdadeira sabedoria”.

“Como sinal de amor e do amor pela humanidade sem pecado, a Cruz convida-nos a uma total sabedoria que aceita o dom gratuito e bondoso de Deus”, sublinhou Bento XVI.

Não faltou nesta audiência geral uma saudação em português:

Amados Irmãos e Irmãs,

A Catequese de hoje nos convida a considerar essa teologia da Cruz, sempre presente nas pessoas, e nela descobrir que o Espírito Santo sustenta nossas fraquezas e nos encoraja a aceitá-la com santa resignação. Aproveito para saudar a todos os peregrinos de Portugal e do Brasil que aqui vieram para rezar junto ao túmulo do Apóstolo Pedro. Que Deus vos abençoe!



(Fonte: site Radio Vaticana)

"Nossa Senhora do Rouxinol" - obra prima de Rafael restaurada









(Detalhe)

Óleo original tem 107 x 77 cm, restauro demorou 10 anos e será exposto na Galería dos Ofícios de Florença.

Malícia

A “malícia” em sentido próprio consiste, para Tomás de Aquino, na revolta voluntária contra Deus, no ódio a Deus; uma posição verdadeiramente absurda, unicamente possível quando a tibieza, o não contra o amor de Deus, se transformou até um centro duma existência. Aqui se vê que a “preguiça” (falsa humildade) e o orgulho se encontram»


(“Olhar para Cristo” – Joseph Ratzinger)