Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Bento XVI - Audiência geral “A ressurreição revela a verdadeira identidade de Jesus como filho de Deus e senhor dos vivos e dos mortos”



A centralidade da «Ressurreição de Jesus, vista por São Paulo, foi o tema central da audiência desta Quarta-feira, que decorreu na grande aula das audiências do Vaticano. Bento XVI indicou que Paulo estava “preocupado em transmitir o que tinha recebido dos apóstolos. Ele proclamava não só a ressurreição, mas a sua importância vital. Em Cristo, que morreu e ressuscitou por nós, nós somos salvos”.

“A ressurreição revela a verdadeira identidade de Jesus como filho de Deus e senhor dos vivos e dos mortos”.

O Papa afirmou que “também nós somos chamados a ser completamente configurados a partir de Deus, no mistério da passagem da morte para a vida. O nosso actual sofrimento é uma amostra do sofrimento e da morte de Cristo, enquanto que a esperança da ressurreição, nos envia para a plenitude da vida com todos os santos”.

Bento XVI sublinhou que a “salvação vem do confessar com os nossos lábios que Jesus é o Senhor, e acreditar, com os nossos corações, que Deus o ressuscitou dos mortos”. O Papa pediu que, com o apóstolo Paulo, “nos deixemos levar plenamente, através da fé e da esperança, para o conhecimento de Cristo e do poder da ressurreição”.

- O pensamento da morte não seja para vós, queridos jovens, motivo de tristeza: disse Bento XVI dirigindo a sua saudação aos peregrinos de língua italiana no final da audiência. Recordando que nestes dias a Igreja comemora os fiéis defuntos, o Papa disse que a morte, para os jovens, não deve ser um pensamento denso de desconforto, mas estimulo a apreciar e valorizar plenamente a sua juventude, orientando sempre o seu espírito para os valores espirituais que não perecem.

Não faltou nesta audiência geral a saudação do Papa aos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente ao grupo do Renovamento Carismático de Setúbal e á Comunidade «Canção Nova”:


Saúdo também os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente o grupo do Renovamento Carismático de Setúbal e a Comunidade «Canção Nova», em festa pelo reconhecimento como associação internacional de fiéis junto do Conselho Pontifício para os Leigos. Exprimo o apreço da Igreja pelo ideal e empenho que os anima de dar inspiração cristã às linguagens do nosso mundo e à leitura dos acontecimentos da história. Sobre todos invoco os dons do Espírito Santo para serem verdadeiros discípulos e missionários de Cristo Ressuscitado, fazendo jorrar a sua Vida no meio de suas famílias e comunidades, que de coração abençoo.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Santa Sé comenta eleição de Obama e formula votos para bem dos EUA e do mundo


A sala de Imprensa da Santa Sé já reagiu à eleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos. O Pe. Federico Lombardi, director da sala de imprensa expressou o seu desejo de ver em Obama “a resposta aos problemas e a esperança para os americanos, servindo eficazmente o direito e a justiça”.

“O dever do novo presidente dos EUA é de enorme responsabilidade, não apenas no seu país, mas em todo o mundo, devido à importância que os EUA têm em todos os campos do cenário mundial”.

O Pe. Federico Lombardi sublinhou que “todos esperamos que Barack Obama tenha a possibilidade de responder às esperanças depositadas nele, servindo e encontrando os caminhos para promover a paz no mundo, favorecendo o crescimento e a dignidade das pessoas, no respeito dos valores humanos e espirituais essenciais ”.

Os crentes – acrescentou – pedem que Deus o ilumine e o assista na sua grandíssima responsabilidade não só para o seu país mas para o mundo inteiro”.

O novo presidente dos EUA toma posse a 20 de Janeiro de 2009.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Nelson Mandela a Barack Obama

“Registámos e aplaudimos o seu compromisso em apoiar a causa da paz e segurança em todo o mundo. Confiamos que fará entrar também como missão da sua Presidência, o combate à praga da pobreza e da doença em todo o planeta”.

Nelson Mandela


(Fonte: Reuters com tradução e adaptação de JPR)



Independentemente de quaisquer considerações de carácter ideológico, que não têm cabimento neste blogue, permito-me dizer que alguém, que em resposta a um jornalista, e de uma forma absolutamente espontânea, afirma que não gostaria de ser recordado como o primeiro Presidente negro dos EUA, mas sim, como um bom ser humana, um bom pai e um bom marido, é certamente um homem rico em valores.

Não compartilharei certamente alguns deles, aonde não descortino riqueza, antes pelo contrário vejo miséria humana, mas no mundo em que vivemos a defesa da vida vai muito para além do gravíssimo problema do aborto, basta olharmos para o Iraque e o Afeganistão.

Em relação à invasão do Iraque, recordo-me com emoção da veemência dos apelos do saudoso Papa João Paulo II e quanto às consequências desta guerra, não tentemos tapar os olhos com uma peneira.



(JPR)

Deus vivo

«Ao falarmos do Deus vivo isso significa que este Deus se nos mostra, que a partir da eternidade olha o tempo e estabelece uma relação connosco. Não o podemos definir como nos apetecer. Ele próprio de “definiu” e assim se perfila como Senhor nosso perante nós, sobre nós e no meio de nós»


(Joseph Ratzinger in ‘Maria primeira Igreja’ – Joseph Ratzinger e Hans Urs von Balthasar)

Intenções do Santo Padre para Novembro


O exemplo dos santos e o anúncio de Cristo no continente asiático constituem a intenção de oração para o mês de Novembro sugerida por Bento XVI.Que o testemunho do amor dos santos fortaleça os cristãos na dedicação a Deus e ao próximo. E que a comunidade cristã da Ásia encontre as vias mais conformes para anunciar Cristo e difundir a esperança que nasce ao sentir-se escutado, amado e perdoado.São textualmente as intenções para o mês de Novembro que o Papa propõe e que difunde o "Apostolado da Oração", uma iniciativa seguida por 50 milhões de pessoas dos cinco continentes.


(Fonte: site H2O News)