Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Barack Obama – felicitações do Santo Padre e de diversos quadrantes da Igreja



Bento XVI enviou um telegrama de felicitações a Barack Obama, definindo a sua eleição como "uma ocasião histórica" e garantiu as suas orações para que o novo presidente dos EUA possa "construir um mundo de paz, de solidariedade e justiça".

O telegrama foi enviado por meio da embaixadora dos EUA junto à Santa Sé, Mary Ann Glendon.

Por sua vez, o secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, fez votos de que todos trabalhem pela paz, pela solidariedade, pela justiça social e pela igualdade, e que os Estados Unidos, como grande país, líder no mundo, continue a desempenhar a sua missão.

È fundamental que Barack Obama saiba promover os caminhos da paz no mundo, na defesa da dignidade das pessoas e sirva eficazmente o direito e a justiça….

É a reacção do Presidente da Conferencia Episcopal Portuguesa à eleição do senador do Illinois, uma reacção na linha das declarações de ontem do director da sala de imprensa da Santa Sé, Padre Frederico Lombardi.

Em entrevista ao nosso correspondente em Portugal Domingos Pinto, D. Jorge Ortiga considera a eleição de Obama um sinal da maturidade do povo americano que soube escolher para além das questões raciais.....

Uma entrevista onde D. Jorge Ortiga diz esperar que o novo inquilino da Casa Branca saiba fazer os equilíbrios necessários á paz e a segurança entre as Nações e cumpra as promessas feitas ao povo americano.


(Fonte: site Radio Vaticana)

A Santa Sé pede para se evitarem "interpretações relativistas" dos direitos humanos


A Santa Sé pediu à comunidade internacional que evite interpretações relativistas dos direitos humanos ou de acordo com interesses partidários.

Dom Francesco Follo, observador permanente da Santa Sé na Organização das Nações Unidas para a Educação e a Ciência (UNESCO), apresentou esta reivindicação em 14 de Outubro passado."Não temos que ceder à tentação de interpretações relativistas dos direitos humanos ou a uma aplicação parcial e desigual, segundo o desejo de quem tem que aplicá-los”, explicou o representante papal.O prelado interveio diante da sessão do Conselho executivo da organização que comemorou os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.Para o representante Vaticano, uma atitude assim “significaria satisfazer exigências particulares, descuidando das exigências legítimas da pessoa humana, para quem esses direitos foram reconhecidos".

Na sua intervenção, o prelado falou da Declaração Universal como “um dos frutos mais importantes da convergência entre as diferentes tradições culturais e religiosas, que se converteu em um instrumento importante para proteger a pessoa humana e preservar sua dignidade".

Além disso, "os direitos humanos revelaram-se como um meio eficaz para preservar a paz no mundo”, destacando que sua promoção é uma arma "eficaz para superar as desigualdades entre os países e grupos sociais".


(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

O fim de um mundo a preto e branco!

Hoje (ontem dia 5 de Novembro) o mundo acordou melhor.

Não porque Barack Obama, como presidente dos Estados Unidos, seja a garantia dessa mudança. Disso não tenho a certeza.

Mas porque um mundo onde Barack Obama pode ser presidente da nação mais rica e poderosa é seguramente melhor!

Em Barack não votaram apenas os negros que viram nele a maneira de vingar a história, elegendo um “patrão” negro. Isso pouco mudava.

Votaram nele os brancos que queriam forçar essa mudança. Mas, sobretudo, votaram nele todos os homens que deixaram de ver o mundo a preto e branco e para quem a questão da raça não faz sentido.

Aqueles para quem Barack não é um negro inteligente em quem se pode confiar, mas um homem inteligente capaz de conquistar toda a confiança e que, por acaso (que não vem ao caso!) é negro. E, isto sim, faz toda a diferença.

Mesmo que Barack, por absurdo, possa vir a ser o pior presidente da história americana e mesmo que isso acarrete riscos inesperados, a verdade é que hoje (pelo menos hoje) fez História e ofereceu a todos os homens de boa vontade, mesmo aos que votaram noutro candidato, a vitória da concretização do sonho: Sim. Conseguimos!


Graça Franco


(Fonte: site RR)

O homem e a verdade…

«(…) um raciocínio do próprio Newman sobre a relação fundamental do homem com a verdade. Os homens estão demasiadas vezes inclinados, assim raciocina o grande filósofo da religião, a ficar tranquilamente em suas casas à espera de que lhes cheguem demonstrações da revelação, como se estivessem na posição árbitros e não de necessitados. “Eles decidiram examinar o Omnipotente de maneira desapaixonada e objectiva, com total imparcialidade, de cabeça fria.” Mas o homem que deste modo se torna senhor da verdade engana-se. Ele subtrai-se a semelhante senhor e abre-se apenas àquele que se aproxima dela com respeito, com humildade veneradora.»


(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger)

Beato Nuno de Santa Maria

Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu em Cernache do Bonjardim em 24 de Julho de 1360. Como Condestável do Reino de Portugal, foi militar invencível na guerra da independência; mas, vencendo-se a si mesmo, quando morreu a esposa, entrou em 1423 para a Ordem do Carmo, no convento de Lisboa por ele fundado. Quis ser simples donato, tomando o nome de Frei Nuno de Santa Maria. Morreu no mesmo convento no Domingo da Ressurreição de 1431 (1 de Abril), tendo dado a todos, durante a sua vida, um exemplo de oração, penitência, amor aos pobres e filial devoção a Nossa Senhora. O seu culto foi confirmado a 26 de Março de 1918 por Bento XV.

Neste último dia 3 de Julho, o Santo Padre Bento XVI recebeu em audiência privada o Cardeal José saraiva Martins, Perfeito da Congregação da Causa dos santos. No decorrer da referida audiência, o Santo Padre autorizou a Congregação a promulgar o decreto acerca das virtudes heróicas e o milagre atribuído à intercessão do Beato Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, português (1360-1431), leigo professo da Ordem Carmelita. A Santa Sé estabelecerá, posteriormente, a data da canonização.


(Fonte: site Ordem do Carmo em Portugal)