Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 15 de novembro de 2008

Bento XVI – “O mundo na trama da vida familiar, do trabalho, social, é lugar teológico, âmbito e meio de realização da sua vocação e missão”


Na manhã deste sábado Bento XVI recebeu no Vaticano os participantes na assembleia plenária do Conselho Pontifício para os Leigos que nestes dias debateram o tema “A vinte anos da Christifideles laici: memoria, desenvolvimento, novos desafios e tarefas”.

No seu discurso o Papa recordou que a Exortação Apostólica Christifideles laici, definida a magna carta da laicidade católica no nosso tempo, é fruto maduro das reflexões e das trocas de experiências e de propostas da VII assembleia-geral ordinária do Sínodo dos Bispos realizada em Outubro de 1987 sobre o tema “vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo.

Falar de laicidade católica – disse Bento XVI significa referir-se a inumeráveis pessoas baptizadas, empenhadas em múltiplas e variegadas situações para crescer como discípulos e testemunhas do Senhor e redescobrir e experimentar a beleza da verdade e a alegria de ser cristãos.

A actual condição cultural e social torna ainda mais urgente esta acção apostólica para partilhar a mãos cheias o tesouro de graça e de santidade, de caridade, doutrina, cultura e obras, de que é composto o fluxo da tradição católica.As novas gerações são não só as destinatárias preferenciais desta transmissão e partilha, mas também sujeitos que esperam no próprio coração propostas de verdade e de felicidade para poder dar testemunho cristão, como já acontece de maneira admirável…como fui testemunha em Sydney, durante a recente jornada mundial da Juventude.

No seu discurso o Santo Padre falou depois da dignidade e participação das mulheres na vida da Igreja e da sociedade salientando que “o homem e a mulher, iguais em dignidade, são chamados a enriquecer-se reciprocamente em comunhão e colaboração, não só no matrimónio e na família, mas também na sociedade em todas as dimensões”.Às mulheres cristãs pedem-se consciência e coragem para enfrentar tarefas exigentes, para as quais contudo não lhes falta o apoio de uma acentuada propensão á santidade, de uma especial agudez no discernimento das correntes culturais do nosso tempo e da particular paixão nos cuidados do ser humano que as caracteriza. Nunca se dirá o suficiente acerca de quanto a Igreja reconhece, aprecia e valoriza a participação das mulheres na sua missão de serviço á difusão do Evangelho.

Finalmente Bento XVI falou da índole secular, característica dos fiéis leigos.

O mundo na trama da vida familiar, do trabalho, social, é lugar teológico, âmbito e meio de realização da sua vocação e missão. Cada ambiente, circunstancia e actividade onde se espera possa resplandecer a unidade entre a fé e a vida está confiado á responsabilidade dos fiéis leigos, movidos pelo desejo de comunicar o dom do encontro com Cristo e a certeza da dignidade da pessoa humana. A eles compete o testemunho da caridade especialmente em relação aos mais pobres, sofredores e necessitados, e assumir qualquer empenho cristão tendente a construir condições de uma cada vez maior justiça e paz na convivência humana, de maneira a abrir novas fronteiras ao Evangelho.

O Santo Padre concluiu reafirmando a necessidade e urgência da formação evangélica e do acompanhamento pastoral de uma nova geração de católicos empenhados na política, que sejam coerentes com a fé professada, que tenham rigor moral, capacidade de juízo cultural, competência profissional e paixão de serviço pelo bem comum.


(Fonte: site Radio Vaticana com ligeiríssimas adaptações de JPR)

O Evangelho de Domingo 16 de Novembro



Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus - Mt 25,14-30

Naquele tempo,Disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola:«Um homem, ao partir de viagem, chamou os seus servos e confiou-lhes os seus bens.

A um entregou cinco talentos, a outro dois e a outro um, conforme a capacidade de cada qual; e depois partiu.

O que tinha recebido cinco talentos fê-los render e ganhou outros cinco.

Do mesmo modo, o que recebera dois talentos ganhou outros dois.

Mas, o que recebera dois talentos ganhou outros dois.

Mas, o que recebera um só talento foi escavar na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
Muito tempo depois, chegou o senhor daqueles servose foi ajustar contas com eles.

O que recebera cinco talentos aproximou-see apresentou outros cinco, dizendo:‘Senhor, confiaste-me cinco talentos:aqui estão outros cinco que eu ganhei’.Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel.Porque foste fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei as grandes.Vem tomar parte na alegria do teu senhor’.

Aproximou-se também o que recebera dois talentos e disse:‘Senhor, confiaste-me dois talentos:aqui estão outros dois que eu ganhei’.Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel.Porque foste fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei as grandes.Vem tomar parte na alegria do teu senhor’.

Aproximou-se também o que recebera um só talento e disse:‘Senhor, eu sabia que és um homem severo,que colhes onde não semeaste e recolhes onde nada lançaste.Por isso, tive medo e escondi o teu talento na terra.Aqui tens o que te pertence’.O senhor respondeu-lhe: ‘Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei e recolho onde nada lancei; devias, portanto, depositar no banco o meu dinheiro e eu teria, ao voltar, recebido com juro o que era meu.

Tirai-lhe então o talento e dai-o àquele que tem dez.Porque, a todo aquele que tem, dar-se-á mais e terá em abundância;mas, àquele que não tem, até o pouco que tem lhe será tirado.
Quanto ao servo inútil, lançai-o às trevas exteriores.Aí haverá choro e ranger de dentes’».

O amor humano pelos netos

O meu neto mais velho completa hoje 13 anos e de facto o meu amor, diria mesmo a minha paixão, por ele e pelo irmão, não seria certamente tão profundo e presente, se o meu amor a Deus Nosso Senhor não fosse uma constância no meu coração quando penso neles.

Sabê-Lo presente, conforta-me e tranquiliza-me, pois sem Ele, eles não existiriam e não me seria possível usufruir e gozar o amor humano que lhes tenho.

Agradeço-Te Senhor pelos filhos e netos que me ofereceste e rogo-Te que os protejas.


(JPR)

«O amor divino…

… não é a negação do amor humano mas o seu aprofundamento, a sua radicalização dentro duma nova dimensão»

(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger)

Ave Maria - Christina England Hale

Ave, María, grátia pléna, Dóminus técum;
benedícta tu in muliéribus,
et benedíctus frúctus ventris túi, Jésus.
Sáncta María, Máter Déi,
óra pro nóbis peccatóribus
nunc et in hóra mórtis nóstrae.Amen.

Lei com destinatário

O governo socialista quer controlar os “media”. E quer fazê-lo impondo limite de audiências. O governo diz que assim promove o pluralismo e a independência na comunicação social, mas não percebo como é que isso se articula com o direito de informar e a liberdade de informação num país democrático…

Então, os portugueses não podem optar pelo canal que querem? Não temos nós o direito de escolher a melhor informação? Pois, parece não! Porque, se as audiências forem boas num só sentido, e se houver uma manifesta preferência do público, o governo não quer!..

Os bispos portugueses estão preocupados com esta proposta de lei, em discussão no Parlamento. Reunidos em Fátima, afirmam, no Comunicado Final, que a única visada por esta proposta é a Rádio Renascença. Simplesmente porque muitos (para o Governo, demasiados) portugueses a preferem.

Nem de propósito. No mesmo dia, o Conselho Pontifício para os Leigos denunciou como “a cultura dominante pretende hoje arrumar a fé na esfera privada e, assim, afastar os cristãos da vida pública, da cultura e da política”. Numa palavra, torná-los invisíveis.

Aura Miguel

(Fonte: site RR)