Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 16 de novembro de 2008

Bento XVI – “espírito de responsabilidade com o qual acolher o Reino de Deus: responsabilidade para com Deus e para com a humanidade”



Dirigindo-se aos milhares de fiéis congregados neste domingo ao meio dia na Praça de S. Pedro para a recitação do Angelus Bento XVI comentou o Evangelho deste Domingo que narra a celebre parábola dos talentos.

O homem da parábola - disse o Papa – representa o próprio Cristo, os servos são os discípulos e os talentos são os dons que Jesus lhes confia. Portanto tais dons, além das qualidades naturais, representam as riquezas que o Senhor Jesus nos deixou em herança, para que as fizéssemos produzir frutos: a Sua Palavra, depositada no santo Evangelho; o Baptismo que nos renova no Espírito Santo; a oração – o “Pai nosso” – que elevamos a Deus como filhos unidos no Filho; o seu perdão, que comandou de levar a todos: o sacramento do Seu Corpo imolado e do Seu Sangue derramado. Numa palavra: O Reino de Deus, que é Ele mesmo, presente e vivo no meio de nós.

Este – salientou o Papa – é o tesouro que Jesus confiou aos seus amigos, no final da sua breve existência terrena. A parábola de hoje insiste na atitude interior com a qual acolher e valorizar este dom.

A atitude errada é aquela do medo: o servo que tem medo do seu patrão e esconde a moeda debaixo da terra e ela não produz fruto. Isto acontece por exemplo - acrescentou depois Bento XVI – a quem tendo recebido o Baptismo, a Comunhão e o Crisma enterra depois esses dons debaixo de uma série de preconceitos, sob uma falsa imagem de Deus que paralisa a fé e as obras. Mas a parábola põe em realce os bons frutos produzidos pelos discípulos que felizes do dom recebido não o esconderam, mas fizeram-no frutificar, partilhando-o. A mensagem central do ensinamento evangélico deste Domingo - salientou o Papa a concluir – diz respeito ao espírito de responsabilidade com o qual acolher o Reino de Deus: responsabilidade para com Deus e para com a humanidade.
Depois da recitação do Angelus o Papa recordou que no próximo dia 21, memória litúrgica da Apresentação de N. Senhora ocorre a jornada pró Orantibus, pelas comunidades religiosas de clausura. E depois de ter agradecido ao Senhor pelas irmãs e irmãos que abraçaram esta missão dedicando-se totalmente á oração e vivendo daquilo que recebem da Providencia pediu orações por elas e pelas novas vocações e empenho no apoio aos mosteiros nas suas necessidades materiais. Queridas irmãs e irmãos - disse o Papa - a vossa presença na Igreja e no mundo é indispensável.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Pastoral da Família - César das Neves entre o alerta e a esperança

João César das Neves considera que estão a ser feitos “ataques à família” e teme uma “catástrofe humana” com sérias consequências demográficas.

O economista, que deixou estes alertas nas Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar em Fátima, lembra que no ano passado o número de nascimentos já foi inferior ao número de óbitos.
No entanto, César das Neves recorda que a inversão deste cenário está nas mãos das próprias famílias.

“A família constrói-se não com leis nem com modelos económicos, mas todos os dias no amor e na entrega. É entregar na família aquilo que estamos dispostos a entregar à carreira ou aos sonhos ”, refere.


CC/António Pedro


(Fonte: site RR)

Somos de Jesus e Jesus é nosso

«Peço-te que penses que Jesus é a tua verdadeira cabeça e que tu és um dos Seus membros. Ele é para ti o que a cabeça é para os seus membros; tudo o que é Seu é teu, espírito, coração, corpo, alma, todas as capacidades. Podes usá-las como sendo tuas (…). Mas tu és para Ele como um membro, pelo que Ele deseja intensamente empregar cada capacidade tua como sendo d’Ele (…).»


(Tratado sobre o Coração de Jesus – São João de Eudes)

Mozart Gran Misa en do m. -5. Domine Deus (Bernstein)



Último concerto dirigido por Leonard Bernstein em Abril de 1990, W. A. Mozart eleva-nos até muito próximo do Senhor no Seu Reino e Bernstein, de origem judaica, e todos os músicos e intérpretes, pela excepcional qualidade da sua interpretação, ajudam-nos a aproximar do Paraíso.


Este concerto está subdividido em 11 vídeos, publicá-los-emos à cadência de um por Domingo em louvor do Senhor e para nosso gáudio e elevação espiritual.

Votos de um Bom Domingo do Senhor!