Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Breviário para i-Phone é um sucesso

O Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, do Vaticano, apresenta na sua página oficial um artigo sobre a criação do iBreviary, que disponibiliza o livro que contém as orações litúrgicas para todo o ano, no iPhone. De momento, o breviário é disponibilizado em inglês.

A aplicação de 800 kb pode ser descarregada no telemóvel de última geração da Apple. O Conselho Pontifício informa que o iBreviary é uma aplicação gratuita e segundo seu inventor, o sacerdote italiano Paolo Padrini, pode ser descarregada no site iTunes ou directamente através do celular.

O Conselho Pontifício das Comunicações explica que o iBreviary não disponibiliza somente o texto, mas também orientações seja para quem quer apenas ouvir, seja para quem deseja rezar. O dicastério da Cúria Romana assinala que o iPhone pode ser considerado um instrumento de informação religiosa, onde se pode navegar e aceder a orações e textos cristãos.

O Pe. Paolo Padrini diz que o iBreviary está a obter um sucesso inesperado. Depois das primeiras notícias, o eco foi enorme. Em três semanas, foram descarregadas mais de 8 mil cópias, e o programa é o terceiro mais ‘clicado’ da Apple, depois de um tradutor e da enciclopédia.

A intenção do seu inventor agora é inserir o missal com as leituras do dia, criar um acompanhamento de música gregoriana, e traduzi-lo noutras línguas, com um suporte em latim, idioma oficial da Santa Sé.
A aplicação está disponível em
http://phobos.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=291505219&mt=8

Internacional Agência Ecclesia 19/11/2008 10:44 1530 Caracteres 42 Comunicações Sociais


(Fonte: site Ecclesia)

Disponível para download gratuito em inglês, compatível com o iPhone e o iPod touch, requer actualização de software do iPhone 2.1.

Brevemente as leituras diárias serão disponibilizadas online.

(Notas retiradas do site iTunes)

O verdadeiro ensinamento de Paulo sobre a justificação não é "sola fides" (Lutero), mas sim "solus Christus"



O amor do próximo é o pleno cumprimento da lei cristã, e há que o não separar do amor de Deus: recordou-o o Papa, na audiência geral desta quarta-feira, aos cerca de quinze mil peregrinos congregados na Praça de São Pedro. Prosseguindo a catequese que tem vindo a dedicar a São Paulo, Bento XVI deteve-se desta vez sobre a teologia da “justificação”, partindo do capitulo terceiro da Carta aos Romanos, em que o Apóstolo desenvolve a relação entre a fé e as obras. O Papa não deixou de referir a posição de Lutero e da Reforma protestante sobre este problema da “justificação”.

“A Lei na sua totalidade – explicou Bento XVI – é perfeitamente dúplice: é no amor de Deus e do próximo que está presente e se concretiza toda a Lei. Para cumprir toda a Lei, requere-se que nos encontremos “justificados”, “justos”, pela comunhão com Cristo que é amor. “É a Cruz de Cristo a única via aberta para a justificação. Paulo não deseja revogar a Lei moisaica porque ela vem de Deus e constitui a identidade de Israel”, mas “o acontecimento de Damasco permitiu-lhe compreender a Lei de uma maneira nova”. Compreendeu que “é em Cristo que a Lei de Moisés encontra o seu pleno cumprimento” e que é no mandamento do amor, que Jesus nos deixou que se vive em plenitude a Lei. Mais do que à “sola fides” (só a fé), o ensinamento de Paulo conduz-nos a “solus Christus” (só Cristo), centro da nossa fé e único salvador do mundo”.

Mas ouçamos a saudação que o Papa dirigiu aos peregrinos de língua portuguesa:

Amados peregrinos de língua portuguesa, uma fraterna saudação de boas-vindas a todos. Antes de vós, muitas gerações de romeiros vieram ajoelhar-se junto dos túmulos de São Pedro e São Paulo, à procura daquela razão de viver tão forte e segura que levou os Apóstolos a darem a sua vida por Cristo. Espero que a encontreis... Sobre vós e vossos entes queridos, desça a minha Bênção.

(Fonte: Radio Vaticana com adaptação JPR)

Família? Sim, obrigado


Nos dias 28 e 29 de Novembro realizar-se-á o Congresso Internacional da Família, que pelo terceiro ano consecutivo terá lugar em Roma. Nele participarão educadores, docentes e organizações não-governamentais para discutir os problemas e as oportunidades que a família vive hoje em dia. O título é “Os pais, construtores da família”.

Phoebe Wilson, consultora do Instituto de Estudos Superiores da Mulher, fala-nos do evento.

Até o ano passado o congresso era somente europeu, agora é um evento mundial. A ideia não é somente dar mais atenção ao tema da família, às necessidades da família e a sua importância na sociedade, mas também unir as pessoas do mundo inteiro que já trabalham em associações que a favorecem, ou que vêem na família um dos seus interesses primordiais, para reunir-se e trocar ideias, e ser capaz também de falar sobre a situação particular que a família enfrenta hoje, para oferecer novas ideias, informar-se para que haja um esforço mais coordenado em nível global que seja favorável à família. É algo que será capaz de ajudar, canalizar todos os esses bons propósitos e iniciativas e fazê-los mais eficazes ".


(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

«Que devo eu fazer para alcançar a vida eterna?» - Excerto Homilia sobre Lucas 10, 25-37 – III

As contas da vida humana não se resolvem se se deixa Deus de fora, então não fica senão contradição. Nós devemos portanto não só crer que de algum modo, teoricamente, Deus existe, mas também considerá-Lo como a realidade mais real de todas na nossa vida. Ele deve, como diz a Escritura, penetrar em todos os estratos da nossa vida e preenchê-los completamente. (…). Ele deve estar em toda a parte. E a nossa relação de fundo com Ele deve chamar-se amor.


(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger)