Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

MISSÃO CUMPRIDA - Biografia de Álvaro del Portillo - Hugo de Azevedo



LIVRO RECOMENDADO

Alvaro del Portillo foi o sucessor de S. Josemaría Escrivá como Prelado do Opus Dei e após a sua morte tomou a missão de fazer do Opus Dei uma Prelatura Pessoal e a isso se tinha dedicado ainda quando o Fundador era vivo. Grande entusiasta dessa missão a ela dedicou a sua vida. Nesta obra, Hugo de Azevedo, tal como na biografia de S. Josemaría – UMA LUZ NO MUNDO – faz um retrato fiel e exaustivo dos trabalhos e carácter desta figura exemplar, numa linguagem elegante e fácil. Uma obra indispensável para conhecer melhor uma grande figura da Igreja.

Opus Dei - 30 novos diáconos














D. Javier Echevarría conferiu o diaconado a 30 fiéis da Prelatura do Opus Dei. "Estamos conscientes – disse-lhes - de que Ele é o único caminho para encher os corações de alegria e para instaurar a concórdia entre os povos".

A cerimónia teve lugar na Basílica de Santo Eugénio (Roma). Os novos diáconos procedem de 12 países diferentes: China, Argentina, Chile, Espanha, Costa do Marfim, México, Itália, Quénia, Brasil, El Salvador, Portugal e Honduras.

Palavras do Prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría na ocasião: "Nos tempos actuais, quando tantos pretendem excluir Cristo da vida das nações, é um dever proclamar - sem medos nem reticencias - que Cristo é Rei: Diante dos que reduzem a religião a um conjunto de negações, ou se conformam com um catolicismo de meias tintas; diante dos que querem pôr o Senhor voltado para a parede, ou colocá-Lo num canto da alma...: temos de afirmar, com as nossas palavras e com as nossas obras, que aspiramos a fazer de Cristo um Rei autêntico de todos os corações..., também dos seus" (Sulco 608).

"Queremos que Cristo reine; e desejamo-lo porque o Seu Reino é eterno e universal: Reino de verdade e de vida, Reino de santidade e de graça, Reino de justiça, de amor e de paz".

"Além disso, queremos pôr Cristo no cume de todas as actividades dos homens, porque estamos conscientes de que Ele é o único caminho para encher os corações de alegria e para instaurar a concórdia entre os povos, de modo que a humanidade progrida realmente pelo caminho da justiça e da solidariedade"

"O futuro não é uma obscuridade na qual ninguém consegue orientar-se, porque a luz e a graça divinas apoiam a nossa fé e o nosso optimismo".

"Se os cristãos soubessem servir! Só servindo poderemos conhecer e amar Cristo e dá-lo a conhecer e conseguir que outros mais o amem".

“[Cristo] não é um dominador, que vive afastado nós, que não compreende as necessidades e as aspirações das mulheres e dos homens do nosso tempo. Cristo é um Rei com coração de carne, como o nosso; que (...) mendiga um pouco de amor, mostrando-nos, em silêncio, as Suas mãos chagadas".

"Qualquer serviço prestado ao nosso próximo, chegado ou afastado, de ordem material ou espiritual, se se realiza por amor de Deus, é um serviço feito ao próprio Jesus Cristo, que quis identificar-Se com os Seus irmãos e irmãs, de modo especial com os mais necessitados; e este serviço é digno de recompensa".

"Perguntemo-nos: posso considerar-me um verdadeiro servidor dos outros? Esta ordenação diaconal é um convite mais a sê-lo efectivamente, pois estes irmãos nossos estão chamados a ser, de agora em diante, de modo especial, servos dos outros mediante a pregação da Palavra de Deus, a participação no serviço do altar e o serviço da caridade".

"Conservai, pois, bem na memória que sereis ministros de Cristo, que deseja conduzir para o Céu a Sua grei servindo-Se de vós como instrumentos".

"São Josemaría falava da necessidade de fazer-se tapete para que os outros pisem brando. Aplicava esta metáfora, de modo especial, aos ministros sagrados, mas não só a eles, porque todos os cristãos, em virtude do Baptismo, participam de modo diverso no único sacerdócio de Cristo".

"Regnare Christum volumus! Repetiu tantas vezes São Josemaría. Queremos que Cristo reine; e desejamo-lo porque o Seu Reino é eterno e universal"

"Tomai posse do Reino preparado para vós desde a criação do mundo: porque Eu tive fome e Me destes de comer; tive sede e Me destes de beber; era peregrino e Me recolhestes..."

"Chega a tal ponto o espírito de serviço de Jesus para cada um de nós que, como dizia São Josemaría, “em delírio de Amor, até abandonou – já me entendeis! – o magnífico palácio do Céu, a que tu ainda não podes chegar e espera-te no Sacrário".

"A vós, pais e familiares dos novos diáconos, rezai e fazei rezar por eles. Será a melhor forma de agradecer a Deus este dom que concedeu às vossas famílias, à Prelatura do Opus Dei e a toda a Igreja".

(Fonte: site do Opus Dei em Portugal)

Grande esperança e entusiasmo em África com a programada visita de Bento XVI em 2009


O Papa Bento XVI realizará em Março a sua primeira viagem como pontífice a África, concretamente aos Camarões e a Angola. O entusiasmo é grande pois há 10 anos que África não recebe uma visita Papal, desde que lá esteve o Papa João Paulo II em 1998.

Bento XVI reunir-se-á com os representantes das Conferencias Episcopais de África e entregará o “instrumentum laboris”, o documento de trabalho do Sínodo Africano.

Em Angola o Papa participará da celebração dos 500 anos da evangelização do país. A história de Angola como ex-colónia portuguesa conferiu raízes cristãs ao país. Será a segunda vez que Angola é visitada por um Papa, após visita de João Paulo II em 1992.

As Igreja locais de África são de grande vitalidade. João Paulo II descrevia-as como “colheita madura”. África é um continente onde as pessoas falam mais de 800 línguas e sofrem de sangrentas divisões nacionais como também de inimaginável pobreza e doença.

Por esta razão, o próximo Sínodo que se realizará em Outubro próximo em Roma terá como tema “A Igreja em África ao Serviço da Reconciliação, Justiça e Paz”.


(Fonte: H2O News)

“Estar-com” espiritual

Este primeiro contacto fundamental e mesmo esta simbiose entre mãe e filho de modo nenhum são algo de puramente biológico, muito especialmente à luz do pensamento moderno do “estar-com” o outro (Mitsein). O essencial passa-se, precisamente, no plano espiritual. Por isso a vida espiritual correspondentemente única de sua mãe, facto que nos leva a encontrar uma conexão nova e mais forte com formas de pensar tradicionais.


(Hans Urs von Balthasar in ‘Maria primeira Igreja’ – Joseph Ratzinger e Hans Urs von Balthasar)