Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O maior mandamento

Jesus disse-lhe: «Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo a teu entendimento.
«Este é o maior e o primeiro mandamento
«O segundo é semelhante a este:
«Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.»

(Mt 22, 37-39)

Ser filho de Deus

«Por admirável condescendência o Filho de Deus, o único segundo a natureza, fez-Se filho do homem, para que nós, filhos do homem por natureza, nos tornemos filhos de Deus pela graça».

(De civitate Dei, XXI, 15 - Santo Agostinho)

«se o Verbo Se fez carne, e se o Filho de Deus Se fez Filho do Homem, foi para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo, e recebendo o privilégio da adopção, chegasse a ser filho de Deus»

(Adversus haeresas, III, 19 – Santo Irineu)

Amor, pobreza, exclusão e VIH

O seropositivo em VIH é entre nós como um diabético, ou qualquer outro doente crónico, pois tem, e graças a Deus que o tem, acesso às denominadas terapias anti-retrovirais.
Infelizmente o mesmo não se pode dizer em relação às dezenas de milhões, sobretudo na África subsariana, que residem em países pobres, aí a sua condição passa de doentes crónicos, a condenados, primeiro à exclusão e depois à morte e mais não digo, para não me tornar juiz em causa própria.

(JPR, filho de Deus, por graça da Sua infinita misericórdia)

«Deus não vê como o homem: o homem olha às aparências, o Senhor vê o coração»

(Primeiro Livro de Samuel – 1 Sam 16)

«Nele [o amor] o criador de todas as coisas diz-me: ‘Tudo o que é Meu é teu’ (Lc 15,31). Mas Deus é ‘tudo em tudo’ (1Cor 15,28). Para aquele a quem Ele dá tudo o que é Seu já não existem limites ou fronteiras».

(“Olhar para Cristo” - Joseph Ratzinger)

«… não se pode falar sobre a pobreza extrema sem analisar a dramática crise do HIV/Sida em determinadas regiões, de maneira especial na África. Também neste sector, um dos requisitos fundamentais consiste em reconhecer aquele/a que sofre de HIV/Sida plenamente como pessoa, como um irmão e uma irmã que, como qualquer outro indivíduo, tem direito à voz, ao reconhecimento, à segurança e à inclusão».


(Intervenção do observador permanente da Santa Sé na 59ª sessão da Comissão dos Direitos do Homem – 07/IV/2003)

Castidade

«A castidade (a de cada um no seu estado: solteiro, casado, viúvo, sacerdote) é uma triunfante afirmação do amor»

(Sulco 831 - S. Josemaría Escrivá de Balaguer)

Permito-me adicionar um sub-estado aos referidos por S. Josemaría, o de portador de doença sexualmente transmissível, neste caso a castidade através da abstinência é também uma inquestionável manifestação de amor por Ele, enquanto remissão dos pecados cometidos, e pelo próximo, enquanto respeito absoluto pela sua saúde e bem-estar.

(JPR)

Bento XVI apoia luta contra a SIDA//AIDS no Uganda (espanhol)