Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Bento XVI – Audiência geral “Só Cristo, como novo Adão, libertou a humanidade do pecado e da morte, mediante o dom da graça da justificação”



Na audiência geral desta quarta-feira, com uns sete mil peregrinos congregados na Aula Paulo VI, do Vaticano, Bento XVI recordou que a Banca deve ter como um dos seus objectivos primários “a solidariedade em relação às faixas mais débeis” da população e o “apoio à actividade produtiva”: nas saudações proferidas após a costumada catequese, o Papa lembrou que este é “um tempo de dificuldade para muitas famílias” a que as instituições bancárias e de crédito devem estar atentas.

Na catequese desta audiência geral, prosseguindo a abordagem que se propôs dedicar à doutrina de São Paulo, Bento XVI deteve-se desta vez sobre a relação que o Apóstolo estabelece entre o primeiro Adão e Cristo, na Carta aos Romanos e também na primeira Epístola aos Coríntios.

Quanto Paulo evoca a queda da humanidade em Adão, é sempre para sublinhar a sobreabundância da graça que esta recebeu em Cristo – fez notar o Papa. O pecado de Adão nunca pode ser apresentado isolado do horizonte da justificação que a humanidade encontra em Cristo.

“Só Cristo, como novo Adão, libertou a humanidade do pecado e da morte, mediante o dom da graça da justificação. O baptismo não só livra do pecado original, mas também põe o homem de novo em relação com Deus, fazendo-o seu filho. O baptizado é introduzido numa vida totalmente nova, sustentada pelo dom do Espírito Santo”.

A “gloriosa liberdade dos filhos de Deus” de que fala Paulo na Carta aos Romanos, dom do Espírito Santo no baptismo e na confirmação, exprime-se no serviço do Senhor através dos nossos irmãos e torna-nos activamente responsáveis por todos os que ainda não vivem em Cristo, para que também estes possam descobrir a esperança que lhes está reservada, graças ao amor gratuito de Deus. Tudo isto está de algum modo contido numa visão global da doutrina do pecado original, formulada pela Igreja a partir dos ensinamentos de Paulo:

“A doutrina de São Paulo, a partir da qual a Igreja formulou o dogma do pecado original, sintetiza a reflexão judaica do seu tempo sobre o drama do pecado, tal como dele falam os três primeiros capítulos do Génesis. Ela reconhece ao mesmo tempo as consequências funestas do pecado de Adão em que toda a humanidade ficou envolvida e a responsabilidade pessoal dos homens perante os pecados que cometem”.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Primeiro catálogo mundial de imagens religiosas


Imagine um livro que contenha todas as imagens sagradas devocionais existentes no mundo. Na Sala Marconi da Rádio Vaticano foi apresentado o primeiro catálogo Internacional de Imagens Religiosas existentes desde o século XVI ao século XX. Seu autor, Graziano Toni, reuniu mais de mil imagens, entre as quais se encontram peças únicas, que custam entre 3 a 3.000 euros.

Falando das imagens religiosas, quais são as devoções ou os santos preferidos das pessoas comuns? A quem se entregam nos momentos difíceis?

“Isso tinha a finalidade de ser um instrumento, e espero que tenhamos conseguido, que permita valorizar a evolução durante séculos das imagens sagradas e, sobretudo, entender a parte oculta, onde se imprimiam, como se levavam à tipografia, e creio que constituem mais que um mero aspecto artístico e devocional, são uma parte fundamental da nossa cultura”.

“Meu Santo preferido é S. José, porque o considero um prodígio de humildade, de tolerância, de benevolência. Creio que seja um santo popular, porque é um santo trabalhador, carpinteiro”.

“Para mim, sempre a Moreneta, a Virgem de Montserrat, porque me ajudou em muitas ocasiões, sobretudo com a saúde de meu filho, e todos os anos fazemos a subida da abadia de Montserrat”.

“Meu Santo preferido é Santo António de Pádua, porque rezei por muito tempo, e ele me encontrou um namorado e desde então o carrego sempre na minha carteira”.

“Meu Santo preferido é S. Pedro, porque nos momentos assim críticos, a verdade é que me ajuda bastante”.

“Minha Santa favorita è santa Teresa do Menino Jesus. Foi uma pessoa muito simples, que chegou a Deus através de coisas pequenas, porque não teve a oportunidade de fazer coisas grandes, e nós também, em um dia normal assim, fiz o que fiz por um grande amor a Deus”.



(Fonte: H2O News)

Liberdade das consciências

«Defendo com todas as minhas forças a liberdade das consciências, que significa que não é lícito a ninguém impedir que a criatura tribute culto a Deus. Têm de se respeitar os legítimos anseios de verdade: o homem tem obrigação grave de procurar Nosso Senhor, de O conhecer e de O adorar, mas a ninguém na terra é lícito impor ao próximo a prática de uma fé que este não tem, tal como ninguém pode arrogar-se o direito de prejudicar quem a recebeu de Deus».


(Amigos de Deus 32 - S. Josemaría Escrivá de Balaguer)