Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Bento XVI – Angelus “o amor torna-nos próximos, abate as distâncias”

Esta a reflexão do Papa, na alocução do meio-dia, antes do Angelus, na Praça de São Pedro, neste terceiro domingo do Advento, em que a liturgia convida especialmente à alegria.

Bento XVI começou por recordar o convite da Carta aos Filipenses, na antífona de entrada da celebração dominical: “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos”. E fez notar que logo a seguir o Apóstolo explica a razão desta alegria:

“O Senhor está próximo. Eis a razão da alegria. Mas o que é que significa que o Senhor está próximo? Em que sentido devemos entender esta proximidade de Deus?”

O Papa observou que São Paulo “pensa evidentemente no retorno de Cristo, e convida os cristãos de Filipos a alegrarem-se com a certeza deste regresso do Senhor. Mas na Carta aos Tessalonicenses, ele adverte que ninguém pode conhecer o momento da Sua vinda. Mais ainda, põe de sobreaviso para o risco de qualquer alarmismo, como se o retorno de Cristo fosse iminente.

“Já então a Igreja, iluminada pelo Espírito Santo, compreendia cada vez melhor que a proximidade de Deus não é uma questão de espaço e de tempo, mas sim uma questão de amor: o amor faz aproximar”. O Natal que se aproxima virá recordar-nos esta verdade fundamental da nossa fé. Diante do Presépio, poderemos saborear a alegria cristã, contemplando em Jesus recém-nascido o rosto de Deus que por amor se fez próximo de nós”.
Como é tradição, em Roma, neste domingo encontravam-se na Praça de São Pedro muitas crianças que ali levavam as imagens do Menino Jesus, dos presépios de casa, para serem benzidas pelo Papa. Dirigindo uma saudação a todos estes meninos e meninas, Bento XVI convidou-os a seguirem atentamente a seguinte oração:

Deus, nosso Pai, que tanto amastes os homens que nos enviastes o vosso único Filho Jesus, nascido da Virgem Maria, para nos salvar e nos conduzir a Vós.
Nós vos pedimos que com a vossa bênção estas imagens de Jesus, que está para vir até nós, sejam, nas nossas casas, sinal da vossa presença e do vosso amor.Pai de bondade, abençoai-nos também a nós, aos nossos pais, às nossas famílias e aos nossos amigos.
Abri o nosso coração para que saibamos acolher Jesus com alegria, fazer sempre o que Ele pede e vê-lo em todos aqueles que têm necessidade do nosso amor.
Nós vo-lo pedimos em nome de Jesus, que vem para dar ao mundo a paz.
Ele vive e reina pelos séculos dos séculos.
Amén!
Nas saudações dirigidas em várias línguas, depois das Ave-Marias, aos diversos grupos de fiéis presentes na Praça de São Pedro o Papa convidou todos a reavivarem a alegria interior e a intensificarem a oração, à medida que nos aproximamos das celebrações natalícias:

“Ao aproximarmo-nos da celebração do Nascimento de Jesus, Príncipe da Paz, convido-vos a preparar-vos para esta festa de gozo e de salvação intensificando a oração, reavivando a alegria interior e dedicando-vos à escuta meditativa da Palavra de Deus, para a transmitir depois, com simplicidade aos outros”. “Feliz Domingo!”

(Fonte: site Radio Vaticana)

«Cristo Total» (Christus totus)

«Redemptor noster unam se personam cum sanctam Ecelesiam, quam assumpsit, exhibuit – O nosso Redentor apresentou-Se a Si próprio como uma única pessoa unida à santa Igreja, que Ele assumiu»

(Moralia in Job, Praefatio 6, 4 – São Gregorio Magno)


«Caput et membra, quasi una persona mystica – Cabeça e membros são, por assim dizer, uma só e mesma pessoa mística»

(Summa theologiae 3, q. 48, a. 2, ad 1 – São Tomás de Aquino)

Mozart Gran Misa en do m. -9. Credo (Bernstein)



Último concerto dirigido por Leonard Bernstein em Abril de 1990, W. A. Mozart eleva-nos até muito próximo do Senhor no Seu Reino e Bernstein, de origem judaica, e todos os músicos e intérpretes, pela excepcional qualidade da sua interpretação, ajudam-nos a aproximar do Paraíso.

Este concerto está subdividido em 11 vídeos, publicá-los-emos à cadência de um por Domingo em louvor do Senhor e para nosso gáudio e elevação espiritual.

Votos de um Bom Domingo do Senhor!

Deus, Nosso filho - Conferência de Natal pelo Mons. Hugo de Azevedo




"Dignitatis Personae" - Uma corajosa defesa da vida

“Há que reconhecer a dignidade de pessoa a cada ser humano, desde a concepção até à morte natural”: são as palavras iniciais da Instrução “Dignitatis personae”, sobre algumas questões bioéticas, emanada pela Congregação para a Doutrina da Fé. Tendo em conta os grandes desenvolvimentos alcançados nos últimos 20 anos pelas tecnologias biomédicas, o documento visa actualizar uma anterior Instrução do mesmo dicastério, a “Donum vitae”, publicada em 1987.

A nova Instrução, aprovada pelo Papa, pretende exprimir “um grande sim à vida humana”, pelo que os diversos “não” presentes no texto hão-de ser vistos de modo positivo, assim como se encaram positivamente os “não” da humanidade às violações dos direitos humanos, ao racismo, à escravatura, às discriminações das mulheres, das crianças e das pessoas doentes. Há um século – recorda o texto – a Igreja defendeu corajosamente os operários oprimidos nos seus direitos; hoje em dia defende “uma outra categoria de pessoas”, a pessoa do ser já concebido, “oprimida no seu direito fundamental à vida”.

A Igreja tem uma atitude de confiança em relação à investigação científica e reconhece a respectiva autonomia, mas recorda a todos os interessados a responsabilidade ética e social. O princípio fundamental é que, “desde o primeiro momento da sua existência (isto é, a partir da constituição do zigote), o fruto da geração humana” deve ver reconhecidos “os direitos da pessoa, nomeadamente o direito inviolável de cada ser humano inocente à vida”.

No que diz respeito ao tratamento da infertilidade, “há que excluir todas as técnicas de fecundação artificial heteróloga e… homóloga que são substitutivas do acto conjugal”. São, pelo contrário, admissíveis as técnicas que se configuram como uma ajuda ao acto conjugal e à sua fecundidade”. Há que encorajar as adopções. O documento recorda que na fecundação in vitro “é altíssimo o número de embriões sacrificados”. Trata-se de uma técnica em que o embrião humano é tratado como “um mero amontoado de células”.

Por outro lado, são “cada vez mais frequentes os casos em que casais não estéreis recorrem às técnicas de procriação artificial com o único objectivo de operar uma selecção genética dos seus filhos”. Ora, a Igreja reconhece a legitimidade do desejo de um filho”, mas tal desejo “não pode justificar que este venha produzido”. “Na verdade, dá a impressão de que alguns investigadores… parecem ceder à mera lógica dos desejos subjectivos e à pressão económica, muito forte neste campo”.

A propósito desta Instrução “Dignitatis personae”, o nosso director padre Federico Lombardi, divulgou a seguinte Nota de comentário:

“Numa primeira leitura superficial, o novo documento do Vaticano sobre a bioética pode dar a impressão de ser uma série de proibições, de “nãos”. Mas não o é. A começar pelo próprio título, todo o texto assenta sobre a afirmação fundamental da “dignidade da pessoa humana” e contém uma série de afirmações positivas sobre a dignidade do matrimónio e da união pessoal dos esposos no dar origem à vida, sobre os resultados positivos da ciência no superar as patologias da infertilidade, sobre a investigação e sobre o uso terapêutico das células estaminais adultos, e assim por diante.

Num contexto cheio de graves e fundamentadas preocupações com os riscos de manipulação da vida humana graças às novas possibilidades oferecidas pelas ciências biológicas e médicas, o documento “Dignitatis humanae” apresenta-se como um potente facho de luz e uma nascente de confiança. Com uma formulação clara, compreensível, graças à afirmação de uns poucos princípios essenciais, consegue levar a um discernimento ético seguro sobre toda uma série de situações complexas, hoje em dia muito debatidas, não só a nível científico, mas também de opinião pública e de vida comum.

Os princípios são estes: o respeito do ser humano desde a sua concepção e o respeito da transmissão da vida através de união entre os cônjuges. São princípios que podem ser compreendidos por todos, mas são confortados pela visão cristã do homem.

A Igreja considera seu dever afirmá-los de modo corajoso e decidido. A continuidade do desenvolvimento do ser humano desde a concepção não permite incertezas na defesa do embrião e da sua dignidade. E assim também, cada ser humano tem direito a nascer da união do pai e da mãe e de não serem um produto por encomenda num laboratório graças à capacidade técnica de um médico.

É uma posição a favor de seres humanos pequenos e débeis, que não têm voz e que hoje – em verdade – não encontram muita gente que fale a seu favor.

É uma posição exigida pelo actual desenvolvimento da biologia e da medicina aplicada aos problemas do início da vida humana, e tem largueza de vistas. Dá um contributo não apenas lícito, mas que se impunha para orientar em sentido positivo o empenho da investigação e da medicina. Os grandes resultados que se vão obtendo do uso das células estaminais adultas – cordialmente encorajado pela ética católica – são disso um exemplo bem iluminante.

Não se trata, portanto, de modo algum, de um “alto lá” ao empenho da ciência a favor da vida, mas pelo contrário, de uma série de indicações de percurso para que a ciência esteja efectivamente ao serviço da vida e não da morte ou da arbitrário e perigosa manipulação das pessoas humanas.

É um contributo corajoso, apaixonado, convicto, a favor de uma nobre causa.”


(Fonte: site Radio Vaticana)