Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 28 de dezembro de 2008

O Espírito e a Igreja - Editorial

Foi uma longa reflexão sobre a fé cristã isto é, sobre a presença do Espírito de Deus e a responsabilidade da Igreja o discurso de Bento XVI para os bons votos à Cúria romana. Precisamente o habitual encontro com os seus colaboradores mais próximos permitiu que o Papa reflectisse sobre o ano que está para terminar. Contudo, as palavras do Bispo de Roma não foram de circunstância, mas um verdadeiro contributo para a reflexão, que deve ser considerado se se quiser deveras compreender as intenções de Bento XVI e da sua Igreja, talvez até para a criticar.

Todavia, isto não acontece sempre: aliás, com frequência não há vontade alguma de compreensão e prefere-se aproveitar a ocasião para polémicas tão ásperas como preconceituosas, mas sobretudo, sem fundamento real. O que deseja a Igreja? Simplesmente o que sempre procurou este é o sentido da tradição e da sua continuidade, desde a presença do apóstolo Paulo até aos ensinamentos dos Papas mais recentes ou seja, permitir, naturalmente com as suas imperfeições humanas, que a graça de Deus "se torne cada vez mais visível".

Por isso o Bispo de Roma fala e viaja, a Santa Sé e a Igreja intervêm de diversos modos como "força espiritual" que indica o caminho. Sem querer impor algo, mas propondo e reflectindo. E é singular que uma instituição, em geral apontada como máquina de poder obscurantista e cruel, seja acusada frequentemente como acontece sobre as questões da origem e do fim da vida, desde as manipulações genéticas até aos sinais da morte de ser dogmática justamente no momento em que propõe debater.

Bento XVI recordou as suas viagens, a Jornada Mundial da Juventude e o Sínodo sobre a Palavra de Deus: episódios diferentes mas ligados entre si pelo facto de que a Igreja vive também hoje a presença do Espírito, como no Pentecostes de há quase vinte séculos. Deus fala e está presente também hoje e a Igreja quer escutá-lo e convidar cada ser humano a escutá-lo, ou pelo menos a considerá-lo. Mas a fé fundada na encarnação do Filho de Deus tem necessidade de ver e de tocar. Eis então o verdadeiro sentido do Dia de Sidney: não foi um festival de rock ao redor de um Papa protagonista como o apresentam inclusive algumas "vozes católicas", mas uma celebração longamente preparada e que está destinada a continuar; definitivamente é um evento no qual se considera de maneira séria a questão de Deus e a presença do Espírito criador. E o abrir-se a Deus ou pelo menos à sua possibilidade, mas uma possibilidade que não é insensata tem consequências: sobre a atitude em relação à criação e a uma matéria "estruturada de modo inteligente" e sobre a necessidade de uma "ecologia do homem". Ela não deriva de uma "metafísica superada", afirmou com exactidão Bento XVI, que explicou mais uma vez o modo como ela provém de uma escuta da "linguagem da criação". Na rejeição da ideologia do gender, que nega o ser humano como homem e mulher, e portanto nega a sexualidade. Sim, o Espírito de Deus entrou na história e oferece a sua alegria. Compete a cada ser humano prestar atenção a isto.


Giovanni Maria Vian (Director)

Bento XVI - “A família é certamente uma graça de Deus, que deixa transparecer aquilo que Ele próprio é: Amor”

A família de Jesus, modelo para todas as famílias cristãs é modelo de amor conjugal, de colaboração, de sacrifício, de confiança na Providencia Divina, de laboriosidade e solidariedade; por outras palavras -comenta Bento XVI.- de todos aqueles valores que a família guarda e promove, contribuindo de maneira primária a formar o tecido de cada sociedade.

Foi o que afirmou o Santo Padre neste Domingo antes da recitação do Angelus e antes de dirigir a sua saudação aos participantes na jornada da família, organizada em Madrid pela Igreja espanhola.

A família é certamente uma graça de Deus, que deixa transparecer aquilo que Ele próprio é: Amor. Um amor plenamente gratuito, que sustenta a fidelidade sem limites, até mesmo nos momentos de dificuldade e de abatimento. Estas qualidades encontram-se de maneira eminente na Sagrada Família, na qual Jesus veio ao mundo e cresceu cheio de sabedoria, com os cuidados cheios de desvelo de Maria e a custódia fiel de São José.

Queridas famílias, não deixeis que o amor, a abertura á vida e aos laços incomparáveis que unem o vosso lar se enfraqueçam. Pedi – o constantemente ao Senhor, rezai unidos, para que os vossos propósitos sejam iluminados pela fé e corroborados pela graça divina no caminho para a santidade. Desta maneira, com a alegria vosso partilhar tudo no amor, dareis ao mundo um lindo testemunho de quanto é importante a família para a pessoa humana e para a sociedade. O Papa está ao vosso lado, rezando especialmente por todos aqueles que em cada família têm maiores necessidades de saúde, trabalho, conforto e companhia.

Bento XVI recordou depois que de 14 a 18 de Janeiro de 2009 terá lugar em Cidade do México o VI encontro mundial das famílias. E pediu orações por este importante acontecimento eclesial, confiando ao Senhor cada família, especialmente aquelas mais provadas pelas dificuldades da vida e da chaga da incompreensão e da divisão..O Redentor, nascido em Belém conceda a todos a serenidade e a força de caminhar unidos no caminho do bem. O Papa manifestou preocupação pelo aumento das formas de trabalho precário e fez um apelo para que as condições de trabalho sejam sempre dignas para todos.

Bento XVI salientou-o recordando como na noite de Natal de 1968 o Papa Paulo VI celebrou a Missa no estabelecimento siderúrgico Ilva de Taranto no sul da Itália onde hoje o bispo diocesano comemora aquele acontecimento.Ocorre também neste dia 28 o centenário do trágico terramoto que atingiu Messina na Itália meridional, destruindo-a quase inteiramente e ceifando milhares de vítimas.

Os habitantes da cidade não se deixaram abater e sustentados por uma extraordinária solidariedade levantaram-se outra vez.
A cem anos de distância Bento XVI quis enviar aos habitantes de Messina um pensamento afectuoso com os votos de que nos seus corações arda sempre a esperança cristã.

(Fonte: site Radio Vaticana, foto site ABC)

Missa da Família - Madrid, Festa da Sagrada Família


Família - Intervenção de D. Javier Echevaría em 2007 (espanhol)

Madrid – Missa das Famílias, esperados um milhão de fiéis

O Arcebispado de Madrid e diversos Movimentos da Igreja organizadores da Missa das Famílias, que se celebra hoje na capital espanhola na Plaza de Colón tendo como tema de fundo “A Família, graça de Deus” estimam uma participação próxima de um milhão de fiéis, pese as más condições atmosféricas em toda a Espanha e que dificultarão o acesso à cidade aos participantes que virão de outras regiões.

Juntos ao Cardeal Arcebispo de Madrid, Mons. Antonio Rouco Varela, e seus auxiliares, já confirmaram a sua presença cinco Arcebispos e vinte e dois Bispos oriundos de toda a Espanha.

Às 12h00 locais está prevista uma ligação directa via satélite à Praça de S. Pedro em Roma, para ver e escutar o Santo Padre e rezar o Angelus.

Durante o dia esperamos poder oferecer neste blogue fotografias relativas a esta importantíssima celebração litúrgica no dia da Festa da Sagrada Família.

(JPR)

Sagrada Família - Mensagem de Fé

A mensagem que vem da Sagrada Família é, antes de tudo, uma mensagem de fé: a casa de Nazaré é aquela onde Deus está verdadeiramente no centro. Para Maria e José esta opção de fé concretiza-se no serviço ao Filho de Deus que lhes foi confiado, mas exprime-se também no seu amor recíproco, rico de ternura espiritual e de fidelidade.

Eles, com a sua vida, ensinam que o matrimónio é uma aliança entre o homem e a mulher, aliança que empenha na fidelidade recíproca e se apoia na comum entrega a Deus. Aliança tão nobre, profunda e definitiva, que constitui para os crentes o sacramento do amor de Cristo e da Igreja. A fidelidade dos cônjuges, por sua vez, põe-se como rocha sólida sobre a qual se apoia a confiança dos filhos.

Quando pais e filhos respiram juntos este clima de fé, dispõem duma energia que lhes permite enfrentar provas mesmo difíceis, como mostra a experiência da Sagrada Família.

(Angelus 29-XII-1996 - João Paulo II)

Fuga para o Egipto

Enquanto a Sagrada Família descansa, aparece o Anjo a José, para que fujam para o Egipto. Maria e José pegam no Menino e empreendem a caminhada sem demora. Não se revoltam, não se desculpam, não esperam que a noite termine...
Diz à Nossa Mãe Santa Maria e ao Nosso Pai e Senhor São José que desejamos amar e aceitar prontamente toda a penitência passiva.
(Sulco 999 - S. Josemaría Escrivá de Balaguer)

Sagrada Família - Michelangelo


Mozart Gran Misa en do m. -11. Sanctus (Bernstein)



Último concerto dirigido por Leonard Bernstein em Abril de 1990, W. A. Mozart eleva-nos até muito próximo do Senhor no Seu Reino e Bernstein, de origem judaica, e todos os músicos e intérpretes, pela excepcional qualidade da sua interpretação, ajudam-nos a aproximar do Paraíso.

Este concerto está subdividido em 11 vídeos, publicá-los-emos à cadência de um por Domingo em louvor do Senhor e para nosso gáudio e elevação espiritual.

Pois é, que pena este ser o último vídeo ;-(

Votos de um Bom Domingo do Senhor!