Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

“Deus, o Pai da vida, é o médico por excelência do homem..”

“A vida do homem não é um bem disponível, mas sim um precioso tesouro a defender e cuidar com a maior atenção possível”: sublinhou Bento XVI, esta tarde no final da celebração eucarística da Basílica de São Pedro, com os doentes ali reunidos nesta Jornada Mundial. O Papa começou por referir como é “sempre emocionante reviver nesta circunstância… aquele típico clima de oração e de espiritualidade mariana que caracteriza o Santuário de Lourdes”.

“Esta Jornada convida-nos a fazer sentir aos doentes, com mais intensidade, a proximidade espiritual da Igreja” – observou. “Este dia oferece-nos também a oportunidade de reflectir sobre a experiência da doença, da dor e, mais em geral, sobre o sentido da vida, a realizar plenamente mesmo quando se sofre”.

Evocando o tema deste ano da Jornada do Doente, Bento XVI lembrou as crianças, “as mais indefesas e débeis das criaturas”.

“É verdade! Se já ficamos sem palavras perante um adulto que sofre, que dizer quando o mal atinge um pequenino inocente? Como advertir mesmo nessas situações tão difíceis o amor misericordioso de Deus, que nunca abandona os seus filhos na provação?”

O Papa reconheceu que, no plano humano, estas interrogações “inquietadoras” não encontram respostas apropriadas, pois “o sofrimento, a doença e a morte permanecem, no seu significado, insondáveis para a nossa mente”. É aqui que “vem em nossa ajuda a luz da fé”.

“A Palavra de Deus revela-nos que também estes males são misteriosamente abraçados pelo desígnio divino da salvação; a fé ajuda-nos a considerar a vida bela e digna de ser vivida em plenitude, mesmo quando é atingida pelo mal”.

Deus não nos abandona a nós próprios, a braços com a doença e a morte – consequências da entrada do mal no mundo:

“Deus, o Pai da vida, é o médico por excelência do homem, e não cessa de debruçar-se amorosamente sobre a humanidade sofredora. O Evangelho mostra Jesus que expulsa os espíritos e cura os que estão doentes, indicando o caminho da conversão e da fé como condições para obter a cura do corpo e do espírito.”

Com sua paixão e morte, Jesus assumiu e transformou profundamente a nossa debilidade. Como escreveu João Paulo II, “sofrer significa tornar-nos particularmente… abertos à acção das forças salvíficas de Deus, oferecidas à humanidade”.

“Damos cada vez mais conta de que a vida do homem não é um bem disponível, mas um precioso tesouro a defender e a cuidar com toda a atenção possível, do momento do seu início até ao seu último e natural completamento.

A vida é um mistério que de si mesmo requer responsabilidade, amor, paciência, caridade, da parte de todos e de cada um. Mais ainda, é preciso rodear de desvelo e respeito quem se encontra doente e no sofrimento”.

O que nem sempre é fácil – admitiu o Papa, mas nós sabemos onde ir buscar coragem e paciência para enfrentar as vicissitudes da existência, em particular as doenças e todo o tipo de sofrimento.

“Para nós, cristãos, é em Cristo que se encontra a resposta ao enigma do sofrimento e da morte. A participação na Santa Missa… imerge-nos no mistério da sua morte e ressurreição… É na escola do Cristo eucarístico que nos é dado aprender e amar sempre a vida e aceitar a nossa aparente impotência perante a doença e a morte”.

E Bento XVI concluiu com uma referência à escolha, da parte de João Paulo II, desta data de 11 de Fevereiro, memória de Nossa Senhora de Lourdes, para a celebração da Jornada Mundial do Doente. Em Lourdes – recordou o Papa – Maria “veio recordar-nos que nesta terra estamos só de passagem e que a verdadeira e definitiva morada do homem é o Céu”.

“Que a luz que vem do Alto nos ajude a compreender e a dar valor e sentido também à experiência de sofrer e de morrer. Peçamos a Nossa Senhora que lance o seu olhar materno sobre cada doente e sua família, para os ajudar a levar com Cristo o peso da cruz. A Maria, Mãe da humanidade, confiemos os pobres, os que sofrem, os doentes do mundo inteiro, com um pensamento especial às crianças que sofrem”.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Dedicado ao bom gosto musical de Tiago Pinto

Arianna Savall - Recercadas & Tarantela (Diego Ortiz)

Bento XVI na Audiência geral falou de São João Clímaco, monge e eremita do século VII

Tendo concluído na semana passada o ciclo dedicado a São Paulo, na audiência geral desta quarta-feira Bento XVI retomou a série de catequeses consagradas aos grandes autores espirituais da Idade Média.

A figura hoje referida foi São João Clímaco, que viveu no século VII, nas montanhas do Sinai, partilhando num primeiro tempo a vida monástica, adoptando mais tarde a de eremita. A sua existência caracterizou-se por um intenso amor a Deus e aos outros.

Escreveu um tratado de vida espiritual que lhe mereceu grande popularidade, a “Escada do Paraíso”, em que descreve o caminho que deve percorrer o monge desde a renúncia ao mundo até à perfeição do amor. A primeira fase corresponde à ruptura com o mundo, para tornar ao estado de infância espiritual. Segue-se a luta espiritual contra as paixões, para adquirir as virtudes. Na última etapa da perfeição cristã, a alma, uma vez alcançado o estado de quietude, prepara-se para a oração do corpo e do coração. O autor conclui tratando as três virtudes teologais, e sublinhando com São Paulo a primazia sobre as outras.

É um escrito actual para os cristãos de hoje, pois indica a direcção para onde todos devem tender, a participação na morte e ressurreição de Cristo, iniciada no baptismo.

Entre os peregrinos presentes, nesta quarta-feira, na Aula Paulo VI, para a audiência geral, de destacar grupos provenientes de Portugal, aos quais o Santo Padre reservou uma saudação especial:

“Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente os de Portugal, das Paróquias de São Martinho de Lordelo do Ouro, Cristo Rei de Santa Bárbara Gaia, Santa Eulália de Águeda e de Nossa Senhora de Lourdes de Coimbra. A todos faço votos de uma feliz estadia na Cidade Eterna, e que este encontro com o Sucessor de Pedro reforce os propósitos de unidade e de comunhão na única fé, em Cristo Jesus Nosso Senhor. Que Deus vos abençoe e vos ampare, pela intercessão da Virgem de Fátima”.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Dia Mundial do Doente

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Doente, uma data instituída em 1993 pelo Papa João Paulo II com objectivo de propiciar reflexões na sociedade e sensibilizar os governos sobre a assistência oferecida a quem está doente.

A Igreja Católica também enfatiza a importância de valorizar o sofrimento no seu significado cristão, de aproximação a Deus. Outra intenção é promover a formação moral e espiritual dos agentes no campo da saúde.

Este ano, o Papa dedica a sua mensagem para esta data, às crianças doentes ou vítimas de abusos e violência. O Papa menciona os meninos de rua, privados do calor de uma família e abandonados a si mesmos, e menores profanados por pessoas vis que violam a sua inocência, provocando neles uma chaga psicológica que os marcará para o resto da sua vida.O pontífice pede aos governos que promulguem leis a favor dos menores em dificuldades e das suas famílias, e dirige um apelo aos responsáveis das nações para que potenciem as leis e as medidas a favor das crianças doentes e das suas famílias, lembrando que podem sempre contar com a colaboração da Igreja.

Esta tarde, o Arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Ângelo Comastri, presidirá à oração do terço, com a participação de numerosos doentes, assistentes e responsáveis da Unitalsi, União nacional italiana de transporte de doentes a Lourdes e a Santuários internacionais.

A seguir, com inicio ás 16h30, o Presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, Cardeal Javier Lozano Barragán, presidirá à celebração Eucarística.

No final da celebração, o Santo Padre descerá à Basílica de São Pedro para cumprimentar e abençoar os presentes, depois de lhe ter dirigido o seu discurso.

(Fonte: site Radio Vaticana)

S. Josemaria fala sobre a doença (espanhol)

Bento XVI quer vir a Portugal

O Papa Bento XVI quer vir a Portugal proximamente. A novidade é anunciada pelo novo Núncio Apostólico em Portugal, em entrevista ao programa Ecclesia, que será transmitida na RTP2.

D.Rino Passigato diz que há um firme desejo de Bento XVI em se deslocar a Portugal, e que o próprio Papa lhe transmitiu essa ideia, na audiência que lhe concedeu antes de chegar a Lisboa, há pouco mais de um mês.

Para Aura Miguel, especialista da Renascença em assuntos religiosos, conta que o Núncio já lhe tinha dado conta desse desejo de Bento XVI. O Papa deseja deslocar-se a Fátima e a data para uma tal viagem deverá ser o ano de 2010.


AC


(Fonte: site RR)

AVE MARIA - Barbara Hendricks

Ave Maria! Jungfrau mild,
Erhöre einer Jungfrau Flehen,
Aus diesem Felsen starr und wild
Soll mein Gebet zu dir hinwehen.
Wir schlafen sicher bis zum Morgen,
Ob Menschen noch so grausam sind.
O Jungfrau, sieh der Jungfrau Sorgen,
O Mutter, hör ein bittend Kind!
Ave Maria!

Ave Maria! Unbefleckt!
Wenn wir auf diesen Fels hinsinken
Zum Schlaf, und uns dein Schutz bedeckt
Wird weich der harte Fels uns dünken.
Du lächelst, Rosendüfte wehen
In dieser dumpfen Felsenkluft,
O Mutter, höre Kindes Flehen,
O Jungfrau, eine Jungfrau ruft!
Ave Maria!

Ave Maria! Reine Magd!
Der Erde und der Luft Dämonen,
Von deines Auges Huld verjagt,
Sie können hier nicht bei uns wohnen,
Wir woll'n uns still dem Schicksal beugen,
Da uns dein heil'ger Trost anweht;
Der Jungfrau wolle hold dich neigen,
Dem Kind, das für den Vater fleht.
Ave Maria!

Salve Regina Catedral de Notre-Dame

Nossa Senhora de Lourdes

Em 1858 a Imaculada Virgem Maria apareceu a Bernardete Soubirous na gruta de Massabielle, perto de Lourdes (França).

Por intermédio desta humilde menina, Maria chamou os pecadores à conversão e despertou na Igreja um intenso movimento de oração e caridade, sobretudo em benefício dos doentes e dos pobres.


Lourdes é hoje um grande Santuário Mariano aonde está bem patente o espírito de entrega ao próximo através do voluntariado junto dos doentes que o visitam,

O Evangelho do dia 11 de Fevereiro de 2009

São Marcos 7, 14-23


Naquele tempo, Jesus chamou de novo para junto de Si a multidão e disse-lhes:

«Escutai-Me e procurai compreender. Não há nada fora do homem que ao entrar nele o possa tornar impuro. O que sai do homem é que o torna impuro.

«Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça».

Quando Jesus, ao deixar a multidão, entrou em casa, os discípulos perguntaram-Lhe o sentido da parábola.

Ele respondeu-lhes: «Vós também não entendestes? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não pode torná-lo impuro, porque não entra no coração, mas no ventre, e depois vai parar à fossa?».

Assim, Jesus declarava puros todos os alimentos.

E continuou:

«O que sai do homem é que o torna impuro;

«porque do interior dos homens é que saem as más intenções: imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições, injustiças, fraudes, devassidão, inveja, difamação, orgulho, insensatez.

«Todos estes vícios saem do interior do homem e são eles que o tornam impuro».