Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Vida de Nuno Álvares Pereira é um “exemplo” para a sociedade actual

O vice-postulador para a causa da canonização de D. Nuno Álvares Pereira congratulou-se hoje com o anúncio da canonização do beato a 26 de Abril, destacando que a vida do militar português deve ser um "exemplo" para a sociedade actual.

"Sinto-me satisfeito por todo o trabalho que houve ter chegado ao fim com êxito", afirmou o sacerdote Francisco Rodrigues, considerando que o anúncio de hoje do Vaticano é a "última palavra" de um "processo árduo".

Em declarações à agência Lusa, o vice-postulador destacou que a vida de D. Nuno Álvares Pereira é um "exemplo" para a sociedade actual. "Era o homem mais rico de Portugal que se fez pobre e padre por amor aos pobres e à Igreja", declarou o sacerdote Francisco Rodrigues. Segundo o sacerdote era um homem íntegro, respeitador, “mesmo com os castelhanos”.

"Este ano é o momento ideal para ser canonizado", acrescentou, apontando a canonização como um "sinal" num ano de "crise" que é também de "esperança" e de "partilha perante as necessidades dos outros". Para o padre carmelita, D. Nuno Álvares Pereira tinha na "eucaristia e Nossa Senhora as suas duas grandes devoções”.

"São dois pilares da sua espiritualidade", recordou o padre Francisco Rodrigues, adiantando que a vice-postulação está já a preparar peregrinações a Roma, onde vai decorrer a cerimónia de canonização, de três, cinco e oito dias.

O Papa Bento XVI anunciou hoje a canonização este ano de dez beatos, entre os quais o carmelita português Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, segundo um comunicado do Vaticano. A canonização de D. Nuno Álvares Pereira decorrerá em 26 de Abril, no Vaticano.



(Fonte: Público online em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1366164&idCanal=62 )

Te Deum laudamus

Presidente da República congratula-se com decisão da Santa Sé sobre canonização de D. Nuno Álvares Pereira

Na sequência do anúncio hoje feito pela Santa Sé sobre a canonização de D. Nuno Álvares Pereira, cuja cerimónia decorrerá em 26 de Abril, no Vaticano, o Presidente da República congratulou-se com a decisão, numa mensagem com o seguinte teor:

“O Presidente da República congratula-se, em nome de Portugal, pela notícia da decisão tomada hoje no processo de canonização de D. Nuno Álvares Pereira, figura maior da nossa História, que, no passado como no presente, deve inspirar os Portugueses na busca de um futuro melhor.“


(Fonte: site da Presidência da República)

Nuno Álvares Pereira será canonizado em Roma, no Domingo 26 de Abril

No final do Consistório ordinário público que teve lugar neste sábado de manhã, no Vaticano, sob a presidência do Papa, para a canonização de dez Beatos, foram divulgadas as datas destas solenes celebrações, que terão lugar em Roma.

No III domingo do Tempo Pascal, 26 de Abril, serão canonizados o Beato Nuno de Santa Maria (Nuno Álvares Pereira), juntamente com o padre Arcângelo Tadini, fundador das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré, o Abade Bernardo Tolomei, fundador da Congregação de Santa Maria de Monte Oliveto, da Ordem de São Bento; e ainda duas religiosas italianas - Gerturde Comensoli (fundadora das Irmãs do SS Sacramento) e Catarina Vopicelli, fundadora das Servas do Sagrado Coração.

Os restantes Beatos objecto deste Concistório serão canonizados no domingo 11 de Outubro: o Padre Damião de Veuster, apóstolo dos leprosos na ilha de Molokai; o bispo polaco Sigimundo Felinnski, fundador de um instituto religioso feminino; o espanhol Francisco Coll e Guitart, também ele fundador de uma congregação feminina; a francesa Marie de la Croix Jugan, fundadora das Irmãzinhas dos Pobres; e finalmente o espanhol Rafael Baron, da Ordem Cisterciense.

(Fonte: site Radio Vaticana)


Aos meus amigos da Ordem do Carmo em Portugal, na pessoa do seu Comissário-geral, Pe. Agostinho Marques de Castro, envio um grande abraço de sincera amizade e alegria, saibamos todos venerar e seguir os bons exemplos de fé e amor ao próximo do ainda Beato Nuno.

(JPR)

O Evangelho de Domingo dia 22 de Fevereiro de 2009


São Marcos 2, 1-12

Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soube que Ele estava em casa, juntaram-se tantas pessoas que já não cabiam sequer em frente da porta; e Jesus começou a pregar-lhes a palavra. Trouxeram-Lhe um paralítico, transportado por quatro homens;

E, como não podiam levá-lo até junto d’Ele, devido à multidão, descobriram o tecto por cima do lugar onde Ele Se encontrava e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paralítico.

Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico:

«Filho, os teus pecados estão perdoados».

Estavam ali sentados alguns escribas, que assim discorriam em seus corações: «Porque fala Ele deste modo? Está a blasfemar. Não é só Deus que pode perdoar os pecados?».

Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes:

«Porque pensais assim nos vossos corações?

«Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, toma a tua enxerga e anda’?

«Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados, ‘Eu te ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa’».

O homem levantou-se, tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente, de modo que todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, dizendo:

«Nunca vimos coisa assim».

Novos documentos de GRANDE RELEVÂNCIA para o conhecimento da verdade provam a amizade de Pio XII pelo povo judeu

Documentos descobertos recentemente provam que Pio XII teve gestos de amizade e protecção para com o povo judeu antes, durante e depois da 2ª Guerra Mundial. Divulgou ontem, através de um comunicado, a Fundação Pave The Way (PWTF), que se dedica a promover o diálogo entre as religiões.

As descobertas foram realizadas pelo historiador alemão Michael Hesemann, autor da obra The Pope Who Defied Hitler. The Truth About Pius XII («O Papa que desafiou Hitler. A verdade sobre Pio XII»). Hesemann, assessor da PWTF, revela ter encontrado uma série de documentos no Arquivo Secreto do Vaticano que confirmam numerosas intervenções do Papa Pacelli a favor dos judeus.

Uma das descobertas é a de uma intervenção do arcebispo Pacelli, então Núncio Apostólico na Baviera, datada de 1917, através do governo alemão, para pedir que os judeus da Palestina fossem protegidos frente ao Império Otomano da Turquia.

O Dr. Hesemann mostra também que em 1917, o futuro Pio XII utilizou sua influência pessoal para que o então representante da Organização Sionista Mundial, Nachum Sokolov, fosse recebido pessoalmente por Bento XV para falar sobre uma pátria judaica na Palestina.

Em 1926, Dom Pacelli animou os católicos alemães a apoiarem o Comité Pró Palestina, que apoiava os colonatos judaicos na Terra Santa.

Estas descobertas unem-se às provas oferecidas pelo próprio presidente da PTWF, Gary Krupp, das quais o Congresso sobre Pio XII celebrado em Setembro de 2008 em Roma, apresentou mais de 300 páginas de documentos originais, que contêm detalhes de como se levou a cabo a ordem do Papa, durante a guerra, de esconder os judeus em Roma.

Estes documentos, que podem ser consultados e transferidos no site da Fundação http://www.ptwf.org/, recolhem, entre outros, um manuscrito de uma freira, datado de 1943, que detalha as instruções recebidas do Papa, assim como uma lista de judeus protegidos.

Outro dos documentos é um relatório do US Foreign Service, do cônsul americano em Colónia, que informa sobre o «novo Papa» em 1939. O diplomata mostra-se surpreso pela «extrema aversão» de Pacelli a Hitler e ao regime nazi, e o seu apoio aos bispos alemães em sua oposição ao nacional-socialismo, e a sua oposição à supressão das Juventudes Católicas alemãs.

Também é apresentado um documento de 1938, assinado pelo então Secretário de Estado Eugenio Pacelli, no qual este se opõe ao projecto de lei polaco de declarar ilegal o sacrifício kosher, ao entender que esta lei «suporia uma grave perseguição contra o povo judeu».

Já como Papa, durante a guerra, Pio XII escreveu um telegrama ao então regente da Hungria, almirante Miklós Horthy, para que evitasse a deportação dos judeus, e este acedeu, o que se estima tenha salvo cerca de 80 mil vidas. Ao governo brasileiro pediu que aceitasse a 3 mil «não arianos».

Outro dos documentos que PTWF apresenta, é uma entrevista com Dom Giovanni Ferrofino, secretário do núncio no Haiti, Dom Maurilio Silvani. O prelado afirma que duas vezes por ano recebia um telegrama cifrado da parte de Pio XII que remetia ao general Trujillo, Presidente da República Dominicana, para pedir-lhe em nome do Papa 800 vistos para os judeus, com o qual se estima que pelo menos 11 mil judeus tenham sido salvos por esta via.

Também se apresentam provas de que o Vaticano falsificou secretamente certidões de baptismo para permitir que muitos judeus migrassem como «católicos».


Uma descoberta pessoal

O empenho da PWTF obedece à própria determinação de seu presidente, Gary Krupp, judeu americano, que reconhece que cresceu «desprezando Pio XII», até que leu o livro de Dan Kurzman, A Special Mission: Hitler's Secret Plot to Seize the Vatican and Kidnap Pope Pius the XII. Nele se recolhe o testemunho do general Karl Wolff, que detalha o plano de Hitler de assaltar o Vaticano e raptar o Papa Pio XII. Sabe-se que havia espiões no Vaticano e franco atiradores alemães a menos de 200 jardas das janelas papais.

A contenção nas declarações públicas do Papa, que foi fonte de críticas contra ele, explica-se pelo aumento dos castigos nos campos de concentração, testemunhado por ex-prisioneiros, cada vez que altos cargos eclesiásticos falavam contra o regime nazi.

Outra descoberta que fez Krupp mudar de sentimentos, segundo suas próprias declarações, foi a prova de que «O Vigário», a famosa obra do comunista alemão Rolf Hochhuth, apoiou-se em documentos com origem no Vaticano manipulados, como parte de um complô secreto da KGB para desacreditar a Santa Sé. Esta informação foi revelada pelo Tenente General Ion Mihai Pacepa, o agente da KGB de mais alto escalão que desertou.

Gary Krupp assegurou estar «surpreso ao pesquisar pessoalmente artigos do New York Times e do Palestine Post entre 1939 e 1958. Não pude encontrar nem um só artigo negativo sobre Pio XII».

O esclarecimento sobre a figura de Pio XII foi assumido como objectivo pela PWTF para «eliminar um obstáculo que afecta 1 bilião de pessoas» para o entendimento entre judeus e católicos. «Por justiça, nós, judeus, devemos ser conscientes dos esforços desse homem, num período em que o resto do mundo havia nos abandonado».

«É o momento de reconhecer Pio XII pelo que fez, não pelo que não disse», acrescenta Krupp, que considera que a causa de que esta «lenda negra» permaneça é, por um lado, «a rejeição dos críticos de Pio XII de consultar e ler a documentação recentemente desclassificada do Arquivo Secreto Vaticano», e por outro, «a negativa da maior parte dos meios de comunicação de dar cobertura às informações positivas sobre Pio XII».


(Fonte: Zenit em http://www.zenit.org/article-20884?l=portuguese com edição de JPR)

«Continua a ser fundamental este encontro pessoal com o Senhor, alimentado pela escuta da sua Palavra e a participação na Eucaristia» Bento XVI

“Para que haja presbíteros segundo o coração de Cristo, há que pôr a confiança na acção do Espírito Santo, mais do que em estratégias e cálculos humanos, e pedir com grande fé ao Senhor, o dono da messe, que envie numerosas e santas vocações ao sacerdócio”: palavras de Bento XVI recebendo nesta sexta-feira, no Vaticano, os quarenta participantes na assembleia plenária da Comissão Pontifícia para a América Latina, que analisou nestes dias em Roma “a situação actual da formação sacerdotal nos Seminários” desta região centro e sul do continente americano.

O Papa recordou os cinquenta anos desta Comissão, criada por Pio XII em 1958, “para intensificar e coordenar mais estreitamente a obra desenvolvida a favor da Igreja na América Latina, perante a escassez de padres e missionários. Uma instituição que João Paulo II reavivou e potenciou, “com o fim de ressaltar a especial solicitude pastoral do Sucessor de Pedro pelas Igrejas que peregrinam naquelas queridas terras”.

Referindo os muitos encontros tidos, no ano passado, por ocasião das visitas “ad limina”, com bispos latino-americanos, Bento XVI congratulou-se com o facto de ter assim podido “conhecer mais de perto as esperanças e dificuldades do seu ministério apostólicos” e prometeu a todos acompanhar com a sua oração.

Evocada também a sua estadia em Aparecida, em 2006, por ocasião da Assembleia-geral de todo o episcopado da América Latina, reafirmando a opção então feita, de dar a prioridade ao encontro com Jesus Cristo e o seu Evangelho, pois “só assim se suscitam as forças que nos tornam capazes de dar a resposta apropriada aos desafios do nosso tempo. Continua a ser fundamental este encontro pessoal com o Senhor, alimentado pela escuta da sua Palavra e a participação na Eucaristia, assim como a necessidade de transmitir com grande entusiasmo a nossa própria experiência de Cristo. Os Bispos, sucessores dos Apóstolos, somos os primeiros que temos que manter sempre viva a chamada gratuita e amorosa do Senhor, como a que Ele dirigiu aos primeiros discípulos. Como eles, também nós fomos escolhidos para estar com Ele, acolher a sua Palavra e receber a sua força, e viver assim como eles, anunciando a todas as gentes a Boa Nova do Reino de Deus”.

Referindo-se expressamente ao tema desta assembleia, o Papa observou que as “recomendações pastorais” por ela formuladas “hão-de ser um ponto de referência imprescindível para iluminar a acção dos Bispo da América Latina e Caraíbas, neste delicado campo da formação sacerdotal”.

“Hoje mais do que nunca, é preciso que os seminaristas, com recta intenção e à margem de qualquer outro interesse, aspirem ao sacerdócio movidos unicamente pela vontade de ser autênticos discípulos e missionários de Jesus Cristo que, em comunhão com os seus Bispos, o tornam presente como seu ministério e o seu testemunho de vida”

(Fonte: site Radio Vaticana)

Somos todos chamados a ter Alma Sacerdotal

«De todos os regenerados em Cristo, o sinal da cruz faz reis, a unção do Espírito Santo consagra sacerdotes, para que, independentemente do serviço particular do nosso ministério, todos os cristãos espirituais no uso da razão se reconheçam membros desta estirpe real e participantes da função sacerdotal. De facto, que há de tão real para uma alma como governar o seu corpo na submissão a Deus? E que há de tão sacerdotal como oferecer ao Senhor uma consciência pura, imolando no altar do seu coração as vítimas sem mancha da piedade?»


(Sermão 4, 1 - São Leão Magno)

Bach - Magnificat, Es-dur BWV 243a / 2ª parte - Maestro Ton Koopman

O Evangelho do dia 21 de Fevereiro de 2009

São Marcos 9, 2-13

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles.

As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia assim branquear.

Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus.

Pedro tomou a palavra e disse a Jesus:

«Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias».

Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados.

Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».

De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles.

Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas discutiam entre si o que seria ressuscitar dos mortos. E perguntaram a Jesus:

«Porque dizem os escribas que primeiro tem de vir Elias?»

Jesus respondeu-lhes:

«É certo que Elias vem primeiro para restaurar todas as coisas.

«Mas então como é que está escrito, a respeito do Filho do homem, que tem de sofrer muito e ser desprezado?

«Pois bem. Eu vos digo que Elias já veio; e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como está escrito a respeito dele».