Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Pedido de perdão às vítimas do Holocausto e à Igreja Católica

D. Richard Williamson, um dos quatro bispos da Fraternidade Sacerdotal São Pio X a quem o Papa retirou a excomunhão, pediu perdão esta quinta-feira às vítimas do Holocausto e à Igreja pelas declarações em que havia negado a amplitude desse crime contra a humanidade.

Em uma declaração publicada ao regressar a Londres, após ter sido expulso pelo governo da Argentina, o prelado explica que «o Santo Padre e o meu Superior, bispo Bernard Fellay, solicitaram que eu reconsidere as observações que fiz na televisão sueca quatro meses atrás, pois as suas consequências têm sido muito pesadas».

Segundo explica, «observando essas consequências, posso verdadeiramente dizer que lamento ter feito essas observações, e que se eu soubesse de antemão todo dano e dor que elas dariam origem, especialmente à a Igreja, mas também para os sobreviventes e parentes das vítimas da injustiça sob o Terceiro Reich, eu não as teria feito».

O prelado afirma que na televisão sueca limitou-se a dar uma «opinião de uma pessoa que não é um historiador, uma opinião formada há 20 anos com base nas provas disponíveis então, e raramente expressa em público desde então».

D. Richard Williamson reconhece, «os eventos das últimas semanas e os conselhos de membros da Fraternidade São Pio X persuadiram-me da minha responsabilidade por tanto sofrimento causado».

«Para todas as almas que ficaram verdadeiramente escandalizadas com o que eu disse, diante de Deus, peço perdão», afirma.

E conclui: «como o Santo Padre tem dito, todo acto de violência injusta contra um homem fere toda a humanidade».

Um porta-voz da Conferência Episcopal Católica da Inglaterra e Gales esclareceu nessa quarta-feira que D. Richard Williamson, assim como os outros bispos da Fraternidade São Pio X, não estão em comunhão com a Igreja, motivo pelo qual não podem celebrar os sacramentos na Igreja Católica.

No dia 12 de Fevereiro passado, Bento XVI afirmou, falando da Shoá, que «está claro que toda negação ou minimização deste terrível crime é intolerável e ao mesmo tempo inaceitável».


(Fonte: site Zenit com adaptação e título de JPR)

MOVIMENTO PARA RECUPERAR DOMINGO COMO DIA DE DESCANSO

O episcopado elogia a iniciativa de cinco membros do Parlamento Europeu


O Secretariado da Comissão de Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), as Igrejas Protestantes e a Igreja Anglicana elogiaram a decisão de cinco membros do Parlamento Europeu que apoiarão a iniciativa lançada por numerosos episcopados para solicitar o pronunciamento do Parlamento sobre a declaração escrita acerca da «protecção do domingo como pilar essencial da herança e do modelo social europeu».

Em um comunicado publicado em dias passados, os bispos da União Europeia indicaram que a Declaração para a Protecção do Domingo «pode constituir um importante compromisso frente à Europa Social».

No documento, que foi lançado pelos parlamentares europeus Anna Záborska, Martin Kastler, Jean Louis Cottigny, Patrizia Toia e Konrad Szymanski, em 2 de Fevereiro passado, os bispos da União Europeia afirmam que «a actual crise económica e financeira tornou ainda mais evidente que nem todos os aspectos da vida humana podem estar sujeitos às leis do mercado».

De facto, acrescentam que o consumismo não representa um modelo nem para a economia sustentável nem para um desenvolvimento humano saudável.

O texto indica que o trabalho dominical coloca quem o realiza em uma situação de desvantagem social: da vida familiar até as condições de saúde.

«O domingo livre é um factor decisivo no equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar. É de fundamental importância para as relações familiares, mas também para a vida social e cultural», advertem.

Segundo as escolas da União Europeia, o domingo é o dia do descanso semanal para as crianças e para os adolescentes, pelo que os bispos asseguraram que «é necessário respeitá-lo também para os pais, para que possam estar com sua família».

Neste sentido, o episcopado da União Europeia alerta que é necessário proteger o domingo e deixar de lado «os objectivos que procuram unicamente aumentar a produção e o consumo».

«Os trabalhadores experimentam uma fragmentação em suas vidas privadas», pelo que é necessário apoiá-los, para que possam defender seus interesses familiares.

Para que a declaração seja aceita, é necessário que seja assinada pela maioria dos membros do Parlamento Europeu, ou seja, 394 membros, antes do próximo dia 7 de Maio.


(Fonte: Zenit.org)

Aplauso do Vaticano ao Oscar "Slumdog Millionaire"


O diário “L'Osservatore Romano” aprovou a decisão da academia dos prémios Oscar para melhor filme, “Slumdog Millionaire” do director Danny Boyle. O filme vencedor do Óscar “é um caso artístico e produtivo, interessante e exemplar” escreveu o jornalista Luca Pellegrini no diário da Santa Sé.

A noite dos Prémios Oscar deu protagonismo à cidade de Bombaim, Índia que se revela nas suas contradições como um lugar emblemático no qual desespero e esperança conseguem conviver perfeitamente. O enredo mostra “uma história rica de sentimentos e verdade, na qual todos se podem identificar com facilidade.”

O filme vencedor descreve a história de um adolescente que vive nos subúrbios desta cidade e que se encontra perante a possibilidade de participar num jogo que o pode fazer milionário, onde as perguntas fazem recordar momentos da sua história pessoal.

O director deste filme, Danny Boyle foi um aluno “apaixonado de teatro” da escola Salesiana de Bolton e na sua juventude ponderou a possibilidade de ser sacerdote.


(Fonte: H2O News)

No próximo Domingo têm início os Exercícios Espirituais no Vaticano


“O sacerdote encontra Jesus e segue-O”. Será este o tema que guiará os Exercícios Espirituais no Vaticano, com a participação de Bento XVI. Um período de recolhimento espiritual e de intensa oração que será entoado com as meditações do Cardeal Francis Arinze, prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Os Exercícios terão início no Domingo próximo na Capela “Redemptoris Mater” do Palácio Apostólico, com a celebração das Vésperas, a meditação de introdução, a Adoração e a Bênção Eucarística, para concluir-se Sábado 7 de Março com a última pregação e a bênção final. Nestes dias serão suspensas todas as audiências pontifícias.

Connosco o Cardeal Arinze:

“Reflectiremos sobre o que significa seguir Jesus. O sacerdote não deve somente encontrá-Lo, deve também segui-Lo, todos os dias. Certamente é comprometedor. Jesus não nos promete um passeio, mas nos promete uma vida que tenha sentido. Uma vida que conhecemos e na qual acreditamos. Nós conhecemos Jesus, e é Ele que nós seguimos; Ele revela-nos o significado da vida. Assim, olhando para traz não sentimos ter perdido o nosso tempo ou a nossa vida; ao contrário recebemos um novo impulso, todos os dias. Sem jamais nos cansarmos de segui-Lo”.


(Fonte: H2O News)

Retiro, alimento espiritual

Parafraseando o autor do blogue UBI CARITAS em http://pejp.blogspot.com/2008/01/retiro-espiritual.html não necessito de nenhuma norma ou preceito para o fazer, pois ele tornou-se essencial na minha vida.

Desde de Novembro que ando desejoso de fazer mais um e nas últimas semanas, certamente seria o meu subconsciente a funcionar, dizia à minha mulher – para a semana não te esqueças que vou para Retiro – ao que ela carinhosamente me respondia – ainda não é para a semana, é só daqui a duas semanas.

Poder ouvir, meditar, falar com o Senhor sem o rebuliço e as azáfamas do dia-a-dia tem um valor inexplicável, só fazendo-o em silêncio e dedicação total se consegue saborear o quão bom é fazê-lo

O meu terminará no dia em que se iniciará o Retiro do Vaticano altura em que o Santo Padre suspende todas as actividades incluindo a Audiência geral das quartas-feiras, tenho a intenção de o incluir frequentemente nas minhas orações, bem como à Obra que me tem guiado e formado, fornecendo-me ferramentas, que me ajudam a sentir mais perto d'Ele, da Sua Igreja e do Romano Pontífice.

JPR :-)

Vésperas - Monges Beneditinos de Le Barroux

O Evangelho do dia 26 de Fevereiro de 2009

São Lucas 9, 22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «O Filho do homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia».

E, dirigindo-Se a todos, disse: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, tem de perdê-la; mas quem perder a vida por minha causa salvá-la-á.

Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou arruinar-se a si próprio?».