Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Nova encíclica do Papa analisará actual crise económica

Anunciou Bento XVI esta Quinta-feira, aos sacerdotes de Roma

Bento XVI está a preparar uma encíclica sobre a crise económica e os problemas sociais. O anúncio foi feito pelo Papa durante o tradicional encontro na Quaresma com os sacerdotes da diocese de Roma.

O encontro com os participantes decorreu sob a forma de diálogo e foi questionado sobre o que poderá a Igreja fazer para ajudar as muitas famílias que passam necessidades, que Bento XVI sublinhou a tarefa que a Igreja tem de denunciar os problemas sociais e económicos.

A encíclica vai abordar “a importância de falar com consciência ética”, explicou.

Segundo o Papa “precisamos de denunciar de forma concreta sem moralizar. Precisamos perceber de forma concreta como mudar esta situação”, para além de “procurar razões para o mundo económico e iluminá-lo com a fé”.

“Hoje a razão é escura. A raiz da avareza é o egoísmo que escurece a razão”, apontou.

Segundo o Papa a falência dos grandes bancos norte-americanos é uma consequência da “avareza humana e da idolatria ao dinheiro”.

Bento XVI afirmou ainda que a “justiça não pode ser construída apenas com base em bons modelos económicos”. “A justiça só pode ser alcançada com os que se comprometem com as humildes e diárias tarefas de converter os corações. Por isso o trabalho realizado pelos sacerdotes é fundamental para a humanidade ", concluiu.

Com SIR

Internacional Agência Ecclesia 27/02/2009 10:48 1331 Caracteres 168 Bento XVI

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Bento XVI – “Os cristãos não podem permanecer indiferentes perante a pobreza”


Um apelo para cuidar das necessidades dos mais desfavorecidos foi feito pelo Papa Bento XVI à associação “Pro Petri Sede” e à associação belga Etrennes Pontificales. O Papa notou como neste ano dedicado a São Paulo seja necessário reforçar a ideia que a Igreja é um corpo vivo de pessoas ligadas pela sequela de Cristo e pela partilha da mesma Eucaristia. Por isso, os baptizados não podem ficar indiferentes às necessidades daqueles aos quais falta o necessário para comer.

Bento XVI expressou também palavras de apreço pelo renovado compromisso das duas associações a cuidarem dos deserdados aliviando os seus sofrimentos em um espírito de caridade concreta e de evangelização. Contrastar a pobreza quer dizer fazer avançar um espírito de uma mentalidade de paz nos corações das pessoas.


(Fonte: site H2O News)

As declarações de Richard Wiliamsom são consideradas insuficientes pelo Vaticano

O bispo britânico Richard Williamson da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, pediu perdão por ter negado o Holocausto. O bispo lefebvriano, recentemente expulso da Argentina por se negar a rever a sua posição sobre o Shoah, veio a público pedir perdão.


Mas esta última carta a pedir desculpa, difundida nesta quinta feira pelo bispo lefebvriano negacionista Richard Williamson “não está dirigida ao Santo Padre nem á comissão Ecclesia Dei”, e não parece respeitar as condições estabelecidas pela Secretaria de Estrado de 4 de Fevereiro que solicitava ao Bispo que assumisse de maneira absolutamente inequívoca e publica as distâncias das suas posições acerca da Shoah. Foi o que afirmou aos jornalistas o director da Sala de Imprensa da Santa Sé padre Federico Lombardi acrescentando que considera a carta de Williamson genérica e equivoca.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Fátima – O 13º Dia – Um milagre em Fátima

O filme britânico O 13.º Dia - Um milagre em Fátima, que relata a história das aparições, está «bem concebido e de acordo com a mensagem de Fátima», afirmou hoje o secretário internacional do Apostolado Mundial de Fátima (AMF).

Nuno Prazeres disse que o filme de Ian e Dominic Higgins, que se encontra em pós-produção, foi pré-apresentado em Novembro, em Fátima, para os participantes da Assembleia-Geral do AMF, «tendo sido bem recebido» pela plateia.

Segundo a Agência Ecclesia, «os realizadores independentes Ian e Dominic Higgins apresentam os acontecimentos de Maio a Outubro de 1917 no contexto das perseguições religiosas da I República e da I Guerra Mundial, falando da mensagem de esperança entregue às três crianças».

«Pelo que vimos, está de acordo com a mensagem» , disse Nuno Prazeres, acrescentando que o filme - a preto e branco, rodado em Inglaterra e com algumas cenas captadas nos arredores da Cova da Iria -, apresenta também «uma actualização da própria mensagem» de Fátima e tem alguns momentos marcados «pela emoção».

Assente nos relatos da Irmã Lúcia, que no filme aparece a escrever as suas memórias enquanto as imagens retratam os seus escritos, o filme conta com a participação do presidente nacional do AMF em Inglaterra, Timothy Robertson, na revisão dos textos.

«Algumas imagens são históricas - como as da I Guerra Mundial» , revelou Nuno Prazeres, acrescentando que «este filme é muito diferente dos que até agora são conhecidos sobre Fátima».

«Está actualizado. Conta inclusive a parte da revelação do Terceiro Segredo [revelado em Fátima em 13 de Maio de 2000, durante a terceira deslocação do Papa João Paulo II ao Santuário, para a beatificação dos videntes Jacinta e Francisco Marto], mas o principal é todo o período das aparições [entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917]», contou.

De acordo com Nuno Prazeres, «este é um filme não apenas para quem conhece Fátima, mas também para quem não conhece a mensagem e mesmo para quem não é cristão ou católico».

«Quando se fala de paz, fala-se para todo o mundo», disse.

Segundo as informações de que dispõe, o filme poderá entrar no circuito comercial ainda este ano.

Também o Apostolado Mundial de Fátima poderá a ter na película um veículo de difusão da sua mensagem. Isso mesmo foi admitido por Nuno Prazeres, ressalvando que tudo depende do produto final.

Entretanto, fonte do Santuário de Fátima disse à Agência Lusa que a instituição colaborou com os responsáveis pelo filme no empréstimo de alguns dos trajes mais antigos usados pelos figurantes.

(Fonte: Lusa / SOL online)

Sede de Deus

«E a alma avança, metida em Deus, endeusada: o cristão tornou-se um viajante sedento, que abre a boca às águas da fonte»

(Amigos de Deus – S. Josemaría Escrivá)

O silencio aproxima-nos do Senhor...

Cântico - Monges Benedictinos de Santo Domingo de Silos

O Evangelho do dia 27 de Fevereiro de 2009

São Mateus 9, 14-15

Naquele tempo, os discípulos de João Baptista foram ter com Jesus e perguntaram-Lhe: «Por que motivo nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não jejuam?»

Jesus respondeu-lhes:
«Podem os companheiros do esposo ficar de luto, enquanto o esposo estiver com eles? Dias virão em que o esposo lhes será tirado e nessa altura hão-de jejuar».