Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 10 de março de 2009

Jornal do Vaticano arrasa decisão de Obama


O jornal do Vaticano, “L'Osservatore Romano”, criticou a decisão do presidente dos EUA, Barack Obama, que levantou as restrições impostas ao financiamento público de pesquisas com células estaminais embrionárias no país.

Num artigo que foi antecipado à imprensa, a publicação afirma que "o embrião é um sujeito no seu significado ontológico", e que "é sobre este pensamento que se funda uma real democracia".
“O reconhecimento da dignidade pessoal deve ser estendido a todas as fases da existência", pode ler-se.

Obama foi ainda contestado pelos Bispos católicos norte-americanos, para os quais a decisão representa a "triste vitória da política sobre a ciência e a ética" e é uma acção "moralmente errada", que estimula a "destruição de vidas humanas inocentes".

A publicação critica ainda a postura de Obama, que afirmando-se um homem de fé, diz que tomou a sua decisão para aliviar o sofrimento, uma vez que os opositores da medida também são pelo alívio do sofrimento e defendem a vida humana, incluindo a do embrião.

A decisão é ainda criticada por pessoas ligadas à ciência e à bioética, que fazem questão de lembrar que há já três anos que é possível utilizar células estaminais obtidas a partir do cordão umbilical, e que não apresentam quaisquer objecções morais.

FA/Aura Miguel


(Fonte: site RR)

«… banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo» (Tt 3, 5)

«O Baptismo é o mais belo e magnífico dos dons de Deus [...] Chamamos-lhe dom, graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração, selo e tudo o que há de mais precioso. Dom, porque é conferido àqueles que não trazem nada: graça, porque é dado mesmo aos culpados: baptismo, porque o pecado é sepultado nas águas; unção, porque é sagrado e régio (como aqueles que são ungidos); iluminação, porque é luz irradiante; veste, porque cobre a nossa vergonha; banho, porque lava; selo, porque nos guarda e é sinal do senhorio de Deus»


(Oratio 40, 3-4 - São Gregório Nazianzo)

Bento XVI - Roma hoje tem necessidade de mulheres capazes de se dedicaram a Deus e ao próximo


A dimensão espiritual deve ser colocada novamente no centro da convivência civil. Foi o que disse Bento XVI durante a visita realizada ao histórico Mosteiro de Santa Francesca Romana em Tor de Specchi, perto do Capitólio, no centro histórico de Roma.

A comunidade de vida contemplativa das Irmãs Oblatas, em estreita ligação com os Monges Olivetanos, é chamada à tarefa de pulmão espiritual da sociedade, para que não falte jamais a referência a Deus e ao seu designo de salvação.

O Convento, fundado por Santa Francesca Romana, destacou o Papa, é caracterizado por um singular equilíbrio entre vida religiosa e laica. E seguindo o exemplo da santa, Roma hoje tem necessidade de mulheres capazes de se dedicaram a Deus e ao próximo, capazes de obedecer à Igreja e de ajudar os pastores com as suas sugestões amadurecidas no colóquio com Cristo e na experiência directa no campo da caridade.


(Fonte: H2O News)

Cáritas quer salvar da SIDA/AIDS 800 crianças por dia

Organização católica diz que os menores forma esquecidos nos esforços da comunidade internacional

Salvar da SIDA/AIDS 800 crianças por dia é o objectivo da última campanha global lançada pela Caritas, intitulada “HAART” (Highly Active Anti-Retroviral Therapy – terapia antiretroviral altamente activa), promovendo um maior acesso a testes e tratamento do VIH para os menores.


Com a campanha HAART (com um sonoridade semelhante à palavra coração - «heart» - em inglês), a organização católica para a solidariedade e a ajuda humanitária pede a governos e companhias farmacêuticas que desenvolvam tratamentos que podem salvar a vida de centenas de crianças, a cada dia que passa.

Em comunicado oficial, a Caritas recorda que as crianças nos países mais pobres não têm acesso a medicamentos pediátricos, que lhes poderiam permitir uma vida mais longa e saudável. Por outro lado, quando consegue ser testados, já é demasiado tarde, na maioria dos casos.

A organização católica lembra que muitas das crianças que morrem diariamente nem sequer teriam sido afectadas pelo VIH se as suas mães tivessem sido correctamente tratadas durante a gravidez.

A Caritas convida jovens de todo o mundo a unirem-se à campanha, pressionando os governos e companhias farmacêuticas.

Francesca Merico, delegada da “Caritas Internationalis” junto da ONU, em Genebra, diz que “sem tratamento adequado, mais de um terço das crianças nascidas com HIV irão morrer antes do seu primeiro aniversário e metade delas antes dos dois anos de idade”.

Esta responsável acusa as companhias farmacêuticas de não mostrarem interesse nos tratamentos antiretrovirais para crianças porque estes se destinam, sobretudo, “aos países pobres”.

“Como é possível que o lucro se sobreponha às pessoas? Queremos que os líderes políticos digam às crianças do mundo que promoveram e respeitaram o seu direito à saúde”, conclui Francesca Merico.

Internacional Octávio Carmo 06/03/2009 17:47 1810 Caracteres 173 Cáritas


(Fonte: site Agência Ecclesia com edição de JPR)

O Evangelho do dia 10 de Março de 2009

São Mateus 23, 1-12

Naquele tempo,
Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo:
«Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus.
Fazei e observai tudo quanto vos disserem,
mas não imiteis as suas obras,
porque eles dizem e não fazem.
Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens,
mas eles nem com o dedo os querem mover.
Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens:
alargam as filactérias e ampliam as borlas;
gostam do primeiro lugar nos banquetes
e dos primeiros assentos nas sinagogas,
das saudações nas praças públicas
e que os tratem por ‘Mestres’.
Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’,
porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos.
Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’,
porque um só é o vosso pai, o Pai celeste.
Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’,
porque um só é o vosso doutor, o Messias.
Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo.
Quem se exalta será humilhado
e quem se humilha será exaltado».