Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 15 de março de 2009

Bento XVI – “Desejo confirmar na fé os católicos, encorajar os cristãos no empenho ecuménico”

Antes da recitação do Angelus do meio-dia com os milhares de pessoas congregadas na Praça de São Pedro, Bento XVI falou neste Domingo da sua primeira viagem apostólica á África de 17 a 23 de Março.

Deslocar-me-ei aos Camarões, à capital Yaoundé, para entregar o “Instrumento de trabalho da Segunda Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, que terá lugar em Outubro no Vaticano; prosseguirei depois para Luanda, capital de Angola, um país que, depois de uma longa guerra interna, reencontrou a paz e agora é chamado a reconstruir-se na justiça. Com esta visita, desejo abraçar idealmente o inteiro continente africano: as suas mil diferenças, a sua profunda alma religiosa; as suas antigas culturas e o seu difícil caminho de desenvolvimento e de reconciliação; os seus graves problemas, as suas dolorosas feridas e as suas enorme potencialidades e esperanças.

Desejo confirmar na fé os católicos, encorajar os cristãos no empenho ecuménico, levar a todos o anúncio de paz confiado á Igreja pelo Senhor ressuscitado.

Bento XVI acrescentou depois que enquanto se prepara para esta viagem missionária, ressoam na sua alma as palavras do Apostolo Paulo que a liturgia propõe à nossa meditação neste terceiro Domingo da Quaresma:” nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Mas para os eleitos, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder e a sabedoria de Deus. (1 Cor 1,23-24).

E o Papa salientou a este propósito: Parto para a África com a consciência de não ter nada mais para propor e dar a todos aqueles que irei encontrar senão Cristo e a Boa Nova da Sua Cruz, mistério de amor supremo, de amor divino que vence toda a resistência humana e torna possível até mesmo o perdão e o amor aos inimigos.

Esta é a graça do Evangelho capaz de transformar o mundo; esta é a graça que pode renovar também a África, porque gera uma irresistível força de paz e de reconciliação profunda e radical. A Igreja não persegue portanto objectivos económicos, sociais e políticos; a Igreja anuncia Cristo, certa de que o Evangelho pode tocar os corações de todos e transformá-los, renovando dessa maneira, a partir de dentro, as pessoas e as sociedades.O Santo Padre recordou depois que no próximo dia 19, precisamente durante a sua visita pastoral á África celebraremos a solenidade de São José, patrono da Igreja universal, e também seu pessoal. À celeste intercessão deste grande Santo o Papa confiou a sua próxima peregrinação e as populações da África inteira, com os desafios que as caracterizam e as esperanças que as animam.

Em particular penso nas vítimas da fome, das doenças, das injustiças, dos conflitos fratricidas e de toda a forma de violência que infelizmente continua a atingir adultos e crianças, sem poupar missionários, sacerdotes, religiosos, religiosas e voluntários. Irmãos e irmãs, acompanhai-me nesta viagem com a vossa oração, invocando Maria, Mãe e Rainha da África.

Não faltou neste Domingo uma saudação do Papa em língua portuguesa:

Com afecto, saúdo o grupo de Brasileiros presentes em Roma e demais peregrinos de língua portuguesa, sobre cujos passos e compromissos cristãos imploro, pela intercessão da Virgem Mãe, a benevolência divina: Deixai Cristo tomar posse da vossa vida, para serdes cada vez mais vida e presença de Cristo!

(Fonte: site Radio Vaticana)

O Evangelho de hoje – breve reflexão

Não deixemos que na Casa do Senhor se acomodem outro tipo de “comerciantes” tão frequentes nos nossos dias.

Porque não somos nem temos a Sua autoridade Divina, com espírito e sentido de caridade, façamos correcção fraterna e em última análise expulsemos, quem a utiliza para ostentação da sua vaidade pessoal, evoca o direito de abusivamente se intitular Seu seguidor projectando assim uma ideia errónea dos Seus ensinamentos.

Numa retórica frequente nos nossos dias, é comum ouvirmos ou lermos quem se diz católico, mas na prática apenas deseja rentabilizar em prol dos seus argumentos contra a Igreja e os valores defendidos, portanto contra Jesus Cristo Nosso Senhor.

Infelizmente, a comunicação social está sempre pronta a dar voz a todos aqueles que assinam “Sacerdote”, mas que atacam a Igreja e o Santo Padre, sendo que nestes casos me interrogo se os Senhores Bispos das Dioceses a que estão incardinados têm exercido a sua autoridade episcopal, pois a alguns vejo-os nas primeiras páginas, certamente que bem pagos, há anos em permanente desafio à fé e doutrina da Igreja.

É certo que a justiça divina se ocupará dos detractores do Senhor, mas nós não devemos nem podemos, por tibieza ou por receio de melindrar, deixar de ser firmes na nossa fé e consequentemente actuar na divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo Nosso Senhor, que nos chegaram através das Sagradas Escrituras e da Tradição da Santa Madre Igreja, que é o seu Corpo.


(JPR)

A criação é obra do Espírito Santo


A acção criadora do Espírito está na origem da perfeição da criação, destacou Padre Raniero Cantalamessa, capuchinho, Pregador da Casa Pontifícia, na primeira pregação de Quaresma, realizada na presença do Papa na Capela Redemptoris Mater, no Palácio Apostólico. O Espírito Santo é a força misteriosa que impele a criação na direcção da sua realização.

O Padre Cantalamessa destacou que essa visão bíblica do papel do Espírito Santo tem consequências práticas para a nossa teologia e para a nossa vida espiritual. Quanto às aplicações teológicas, sublinhou a participação dos cristãos no compromisso pelo respeito e a salvaguarda da criação.

Para o fiel cristão, o ecologismo não é somente uma necessidade prática de sobrevivência, ou um problema somente político e económico, tem um fundamento teológico, porque a criação é obra do Espírito Santo.


(Fonte: H2O News)

Encontrarmo-nos através de nós mesmos com Jesus

Esta cruz que atravessa («autonegação») conduz a uma alegria íntima, à «ressurreição». Quanto mais tiver a coragem de me perder a mim mesmo mais experimento que precisamente assim me encontro. Desse modo, mediante o encontro com Jesus, cresce para mim um novo realismo, que me reforça no meu agir como seu membro.


(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger)

Mozart Missa Requiem em D Menor I - Introitus and Kyrie

Sete Domingos em Honra de São José – Oração do 7º Domingo

Deus e Senhor meu,
em Quem eu creio,
espero e a Quem amo
sobre todas as coisas,
tende piedade de mim
e escutai meus rogos.

Glorioso São José,
sem culpa vossa, perdestes o Menino Jesus.
Com grande angústia,
O procurastes durante três dias,
até que, com sumo júbilo,
O reencontrastes no templo entre os doutores.


Pai Nosso, Ave Maria, Glória.


Oração:

Deus, que por vossa inefável Providência vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para Esposo de Vossa Mãe Santíssima, concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protector, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos.

Ámen.