Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Bento XVI alenta a esperança em Abruzzo


Passar da emergência a um projecto estável de reconstrução e concreto no tempo. Aos lugares do terramoto de Abruzzo, Bento XVI levou uma mensagem de esperança para os sobreviventes, orações para os falecidos e um convite para reconstruir respeitando vida e a dignidade humana.

Bento XVI passou algumas horas da manhã de 28 de Abril entre as vítimas do sismo nos lugares principais da tragédia. A solidariedade que se manifestou para com as vítimas nas últimas semanas é um sentimento altamente cívico e cristão que indica a maturidade de uma sociedade.

O Papa destacou que, como comunidade civil, é necessário um sério exame de consciência a fim que o nível da responsabilidade não seja menosprezado em nenhum momento. Por fim, Bento XVI fez uma oração especial em L’Aquila antes do Regina Caeli.

Ó Maria, Nossa Mãe Amadíssima!
Tu, que estás junto das nossas cruzes,
como permaneceste junto à de Jesus,
sustém a nossa fé, para que mesmo ante a dor
conservemos o olhar fixo no rosto de Cristo
pelo qual, no extremo sofrimento da cruz,
mostrou-se o amor imenso e puro de Deus.
Mãe da nossa esperança, dá-nos os teus olhos para ver,
para além do sofrimento e da morte, a luz da ressurreição;
dá-nos o teu coração para continuar,
também na prova, a amar e servir.
Ó Maria, Virgem de Roio,
Nossa Senhora da Cruz, rogai por nós!


(Fonte: H2O News)

Bento XVI – em Onna aos desalojados em tendas (excertos)

Segui com apreensão as notícias compartilhando o vosso susto e as vossa lágrimas pelos defuntos, bem como pelas vossas preocupações de coração estupefacto por aquilo que haveis perdido repentinamente. Agora encontro-me aqui entre vós, desejo abraçar-vos afectuosamente um a um. […]

Poder-se-ia dizer, caros amigos, que vos encontreis, de um certo modo, no mesmo estado de ânimo dos dois discípulo de Emaús, de quem nos fala o Evangelista Lucas. Após o acontecimento trágico da Cruz, regressavam a casa desiludidos e tristes, pelo “fim” de Jesus, mas ao longo da estrada, Ele aproximou-se e pôs-se a conversar com eles. Apesar de não O reconhecerem com os olhos, alguma coisa despertou nos seus corações: as palavras daquele “Desconhecido” abrasou-lhes aquele ardor e aquela confiança que a experiência do Calvário houvera extinto.


(Fonte: blogue Papa Ratzinger com tradução de JPR)

Papa visita esta terça-feira região italiana abalada pelo sismo

Bento XVI desloca-se hoje à região italiana de Abruzzo para se encontrar com a população vítima do terramoto do início deste mês, dando cumprimento a um desejo que ele próprio manifestou desde a primeira hora.

Um forte sismo em L’Aquila destruiu grande parte desta cidade italiana, vitimando mortalmente 295 pessoas. Mais de 58 mil pessoas ficaram desalojadas.

Bento XVI chegará a Onna pelas 09h30, onde visitará o parque de tendas que abriga muitas das vítimas. Em L’Aquila, o Papa vai passar pela Casa do Estudante e a Basílica de Collemaggio, espaço em que prestará homenagem ao Papa Celestino V.

Por último, no quartel da Guarda Fiscal, terá um encontro com os representantes locais e das pessoas envolvidas nas operações de socorro.
Durante a visita o Papa vai sobrevoar de helicóptero algumas localidades mais afectadas pelo sismo. A partida está prevista para as 12h00. A sua chegada ao heliporto do Vaticano será por volta das 13h00.


(Fonte: site Radio Vaticana)


ÚLTIMA HORA: mau tempo impede helicóptero que transportava o Santo Padre de descolar, havendo portanto um significativo atraso no programa previsto, já que a deslocação se fará de automóvel.

Gripe suína - Igreja mexicana passa à acção

A Cáritas da Cidade do México decretou o estado de emergência nas Cáritas Diocesanas do país e mobilizou todas as forças da Diocese contra o surto de gripe.

Esta organização da Igreja Católica está a ajudar as autoridades na difusão das medidas de prevenção da doença que já matou 149 pessoas naquele país.

“A Cáritas está a reforçar a difusão das medidas preventivas das autoridades na Cidade do México e a distribuir, de forma gratuita, embalagens higiénicas para lavar as mãos e mascaras para proteger a boca”, disse Henrique Guilherme Solli, coordenador geral da Cáritas do México para as situações de emergência, em declarações à Renascença.

A situação é preocupante, diz este responsável, que adianta que esta situação está já a ter um impacto negativo para o turismo no país.

A Conferência Episcopal Mexicana deverá emitir, ainda esta semana, uma mensagem aos católicos para os sensibilizar para as dificuldades criadas por esta situação.


RV/Domingos Pinto


(Fonte: site RR)

Exposta pela primeira vez a Bíblia carolíngia


No âmbito das celebrações para o Ano Paulino, os beneditinos da Abadia de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, decidiram expor, pela primeira vez ao público, a Bíblia carolíngia, um precioso código em miniatura do século IX.

A mostra tem ingresso gratuito e permanecerá aberta até 29 de Junho. Ela permite admirar esta obra de arte sacra produzida provavelmente nos ambientes monásticos da França da época carolíngia e pedida por Carlos, o Calvo.

Em uma viagem misteriosa, o código teria chegado a Roma como provável dom deste soberano ao Papa João VIII, que o coroou imperador na noite de Natal do ano 875.

A seguir, por motivos de segurança, Gregório VII preferiu confiá-la aos monges da Abadia de São Paulo Fora dos Muros, onde permaneceu custodiada, quase ininterruptamente, por mais de mil anos.

Mas a obra revela também a mensagem no coração do Evangelho, que desafia o passar dos séculos.

Mons. Edmund Power, Abade de São Paulo Fora dos Muros:

“Temos consciência de que é um tesouro de nível cultural muito alto, porém mais importante é o seu valor sacramental. Não é um sacramento, mas um sacramental, no sentido que é um objecto físico que transmite algo da realidade de Deus, neste caso leva a Palavra de Deus”.

“Nós sabemos que a Palavra de Deus, no sentido da Bíblia, é somente um reflexo do único Verbo que é o próprio Jesus Cristo. Portando, tocando a sua Palavra, a Palavra de Deus, estamos indirectamente tocando Jesus Cristo”.

“Ao ver como os homens, os monges do século IX buscam expressar Paulo segundo sua cultura, vestido como um homem do século IX, percebe-se que a mensagem fundamental do Novo Testamento è perene, é sempre vivaz em todos os séculos. Esta é a beleza da continuidade da nossa fé: esta grande saga de amor”.


(Fonte: H2O News)

Jornadas sobre questões pastorais em Enxomil

No dia de hoje, realizaram-se as XIII Jornadas sobre questões pastorais, no Centro de Convívios de Enxomil, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, sobre o tema: "A expressão social da fé cristã".


Leia o seguimento no blogue Ubi Caritas em http://pejp.blogspot.com/2009/04/jornadas-sobre-questoes-pastorais-em.html

São Josemaría Escrivá nesta data em 1932

“Diz: Meu Deus, amo-Te, mas... ensina-me a Amar!”, anota nesta data nos seus Apontamentos íntimos.


(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/showevent.php?id=1440 )

Comunicar as próprias convicções - I

Ensaio de Ángel Rodríguez Luño - publicação subdividida em V partes

Num encontro para comunicadores que a Conferência Episcopal Italiana promoveu em Novembro de 2002, João Paulo II mencionava o facto de que “as rápidas transformações tecnológicas estão a determinar, sobretudo no campo da comunicação social, uma nova condição para a transmissão do saber, para a convivência entre os povos, para a formação dos estilos de vida e das mentalidades. A comunicação gera cultura e a cultura transmite-se mediante a comunicação”. Esse nexo entre comunicação e cultura é uma das principais razões pelas quais o mundo da comunicação suscita grande atracção entre aqueles que se interessam pela ética.
*******************************************

”As rápidas transformações tecnológicas estão a determinar, sobretudo no campo da comunicação social, uma nova condição para a transmissão do saber, para a convivência entre os povos e para a formação dos estilos de vida e das mentalidades” (1). A adequada maturidade moral pessoal não é independente da comunicação e da cultura, que se expressa nos fins e estilos de vida socialmente aceites, nas leis, na celebração dos acontecimentos e personagens do passado que melhor correspondem à identidade moral de uma sociedade.

A cultura possui algumas leis próprias, pelo que as ideias – e os sentimentos que fomentam – têm uma consistência e um desenvolvimento bastante autónomo. É como se as ideias, quando passam ao plano da cultura e da comunicação, se separassem das inteligências que as produziram e começassem a ter uma vida própria, desenvolvendo-se com uma força que depende somente de si mesma. Uma força que depende da sua consistência objectiva e do seu dinamismo intrínseco, talvez diferente da intenção que tinham as pessoas que as puseram em circulação.

Por isso, todos os que desejam influenciar a vida social com o espírito do Evangelho devem estar atentos à íntima relação entre comunicação e cultura; se se deseja intervir positivamente na criação e transmissão de modos de vida e de visões do homem, é preciso atender à consistência e ao previsível desenvolvimento das ideias, mais do que à pretensa intenção das pessoas. Uma atitude polémica, uma resposta brilhante ou feroz podem fazer calar um adversário, mas se não se entende o que se expôs, nem se apreciou a consistência das suas ideias e as possíveis linhas de desenvolvimento que estas tinham, provavelmente não se colaborou no crescimento cultural nem mesmo se ofereceu uma alternativa cultural adequada; e assim, as ideias que foram rejeitadas, reduzindo ao silêncio quem as promoveu, continuarão a ter uma vida longa. Somente se se consegue fazer uma proposta que conserve e supere o que de bom e de verdadeiro havia nas ideias que se considera justo combater, é que se dará um influxo cultural real.

1 - João Paulo II, Discurso ao Congresso nacional italiano de agentes da cultura e da comunicação, 9-11-2002, n. 2

(Fonte: site Opus Dei - Portugal)

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Cirilo de Alexandria (380-444), bispo e Doutor da Igreja

«É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão que vem do céu»

«Cantai ao Senhor um cântico novo!» (Sl 95, 1). Novo é o cântico, para se ajustar a realidades novas; Paulo escreveu: «Se alguém está em Cristo é uma criatura nova; o mundo antigo passou, foi feito um mundo novo» (2Cor 5, 17). Os que eram israelitas pelo sangue foram libertados da tirania dos egípcios graças ao mediador desse tempo, o muito sábio Moisés; foram libertados do trabalho penoso dos tijolos, dos suores inúteis das tarefas terrenas [...], da crueldade dos supervisores, da dureza inumana do faraó. Atravessaram o mar; no deserto comeram o maná; beberam água que jorrou do rochedo; passaram o Jordão a pé enxuto; foram introduzidos na Terra da promessa.

Ora, por nós, tudo isso foi renovado, e o mundo novo é incomparavelmente melhor que o antigo. Nós fomos libertados de uma escravatura, não terrena, mas espiritual; fomos libertados, não só das tarefas desta terra, mas da mancha dos prazeres carnais. Escapámos, não aos contramestres egípcios ou ao tirano ímpio e impiedoso, homem como nós, mas aos demónios malignos e impuros que incitam a pecar, e ao chefe da sua raça, Satanás.

Atravessámos as ondas da vida presente, como um mar, com o seu tumulto e as suas loucas agitações. Comemos o maná espiritual, o pão descido do céu, que dá a vida ao mundo. Bebemos a água que jorra da rocha, fazendo das águas vivas de Cristo as nossas delícias. Atravessámos o Jordão graças ao santo baptismo que fomos julgados dignos de receber. Entrámos na Terra prometida aos santos e preparada para eles, esta terra que o Senhor recorda ao dizer: «Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra» (Mt 5, 4).


(Fonte: “Evangelho Quotidiano”)

O Evangelho do dia 28 de Abril de 2009

São João 6, 30-35

Naquele tempo,
disse a multidão a Jesus:
«Que milagres fazes Tu,
para que nós vejamos e acreditemos em Ti?
Que obra realizas?
No deserto os nossos pais comeram o maná,
conforme está escrito:
‘Deu-lhes a comer um pão que veio do céu’».
Jesus respondeu-lhes:
«Em verdade, em verdade vos digo:
Não foi Moisés que vos deu o pão que vem do Céu;
meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão que vem do Céu.
O pão de Deus é o que desce do Céu
para dar a vida ao mundo».
Disseram-Lhe eles:
«Senhor, dá-nos sempre desse pão».
Jesus respondeu-lhes:
«Eu sou o pão da vida:
quem vem a Mim nunca mais terá fome,
quem acredita em Mim nunca mais terá sede».