Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Leia - Reze - Ofereça



















http://www.fundacao-ais.pt/catalogo/detail/id/156/

Parabéns Srs. Eurodeputados e principais Partidos espanhóis

O Parlamento Europeu chumbou a proposta que visava obter uma condenação do Santo Padre, votaram contra 253 parlamentares, a favor 199 e abstiveram-se 61. Feliz a hora em que o bem senso prevaleceu sobre a calúnia.

Em Espanha onde uma proposta idêntica, fortemente contestada pelo Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madrid, foi apresentada ao Congresso de Deputados, seja o Partido Popular como o PSOE já anunciaram que votarão contra, é caso para se dizer “en hora buena”.


(JPR com base em notícia do “Corriere della sera” online)

O Vale de Cedron prepara-se para acolher o Papa


Prosseguem no Vale de Cedron os preparativos para a visita do Papa Bento XVI. Em Jerusalém a igreja católica mais ampla é a Basílica das Nações, conhecida como Getsêmani, capaz de acolher 800 pessoas, mas pequena para o número de cristãos que participarão na Missa com o Papa. Os franciscanos colocaram à disposição uma parte do local adquirido por eles em 1666, e que na época provavelmente constituída um único terreno junto com o Jardim das Oliveiras. Padre Pierbattista Pizzaballa, Custódio da Terra Santa, fala da beleza e do significado deste lugar.

Entretanto, espera-se a chegada de 3 a 6 mil pessoas. Por isso, um grupo de operários está trabalhando 18 horas por dia em turnos a fim de que tudo esteja pronto para a chegada do Papa. A escolha do lugar não foi casual mas amadurecida no tempo.

Os trabalhos são executados e financiados pela Custódia da Terra Santa com a ajuda de benfeitores. O lugar oferecerá aos peregrinos um panorama que ainda hoje emociona, não somente pela sua natural beleza, mas também pela riqueza da sua História Santa.

Padre Pierbattista Pizzaballa: “Este certamente é um lugar muito bonito e fascinante do ponto de vista da imagem, mas também de grandíssimo significado. Estamos aqui junto à Porta Dourada, ou Porta da Misericórdia, segundo a mentalidade árabe e hebraica onde se realizará o Julgamento, no fim dos tempos. Temos aqui perto também a Basílica do Getsêmani. Nos encontramos entre o Monte das Oliveiras e a Cidade Santa de Jerusalém. É um lugar cheio de tantos significados seja na história bíblica do Antigo Testamento que para o Novo Testamento com Jesus, a Paixão e o início do seu caminho até a cruz e a Ressurreição. Portanto, é um lugar que tem um significado simbólico muito profundo e muito alto”.

Padre Pierbattista Pizzaballa: “Antes de mais nada, tinha que se encontrar um lugar que fosse significativo, não um simples estádio. Um lugar onde a comunidade cristã pode chegar e que possa sentir como seu”.

Padre Dobromir Jasztal: “Como se pode ver, estamos fazendo os trabalhos de restauração, de reestruturação do jardim mesmo. Os trabalhos que vocês podem observar são principalmente a reconstrução dos terraços que sustentam a estrada e são como que um muro ao próprio vale”.
“Todos as oliverias permanecerão e sobreviverão. Esperamos. Os trabalhos não comprometem absolutamente as árvores e o estado natural do lugar”.


(Fonte: H2O News)

Recomendações imbuídas de grande amor

«Rezemos especialmente - recordo-vo-lo todos os meses, porque é uma necessidade sempre actual - pela Pessoa e pelas intenções do Papa. Agora, pelos frutos da sua viagem à Terra Santa, de 8 a 15 deste mês. Rezai também pelos fiéis da Prelatura que vão receber a ordenação sacerdotal no dia 23, véspera da solenidade da Ascensão, que se celebra, em muitos países, no Domingo, dia 24. Peçamos ao Espírito Santo, por ocasião da próxima festa de Pentecostes, no último dia de Maio, que derrame copiosamente os seus dons sobre a Igreja e sobre o mundo, e que disponha os corações de todos para os receber.»

Excerto carta de Maio 2009 do Prelado do Opus Dei - D. Javier Echevarría

(Fonte: site Opus Dei – Portugal em http://www.opusdei.pt/art.php?p=33611)

Crise financeira semelhante a crimes contra a humanidade

As consequências da crise financeira “assumem aspectos equivalentes a crimes contra a humanidade” e, por isso, deveriam ser submetidas ao “enquadramento jurídico internacional”, considerou Ombretta Fumagalli Carulli professora de Direito canónico na Universidade Católica de Milão, durante a conferência de apresentação das conclusões finais da 15ª Sessão da Academia Pontifícia das Ciências Sociais, centrada na «Doutrina social católica e direitos humanos».

A Academia Pontifícia das Ciências Sociais é o organismo tem por objectivo aprofundar a Doutrina Social da Igreja nas áreas de Direito, Economia, Política e outras ciências sociais. Além de estudar o trabalho, a democracia, a globalização, a solidariedade e a subsidariedade em relação aos ensinamentos sociais da Igreja, esta Academia dedica-se ao estudo da dignidade da pessoa humana e dos direitos humanos, num encontro entre a Doutrina da Igreja e a sociedade contemporânea.

Na última sessão que decorreu no Vaticano, estiveram presentes cerca de 30 académicos, que questionaram se de a bolha financeira não deveria “ser submetida aos tribunais internacionais, apesar de ser tarde face às reais necessidades e consequências”.

A Academia Pontifícia avaliou positivamente o “papel central do G20”, uma vez que alargou a participação das nações envolvidos nas decisões, mas referiu ser necessário “encontrar formas e meios para garantir uma representação equitativa dos países menos desenvolvidos.

“A protecção dos mais débeis não pode ser deixada ao cuidado do movimento global, fortemente idealizado e representativo apenas de uma parte”, sublinharam.

O apelo à responsabilidade ética dirigido à comunidade internacional engloba também a sociedade civil e as empresas, “especialmente as multinacionais, a quem está a ser solicitadas, por normas internacionais, por leis, ou campanhas públicas, que examinem o seu papel na garantia dos direitos humanos”.

O tema da crise financeira vai conduzir a próxima sessão da Academia Pontifícia das Ciências Sociais. A presidente Mary Ann Glendon anunciou a participação de alguns prémios Nobel.

Internacional Lígia Silveira 06/05/2009 15:19 2121 Caracteres 176 Santa Sé


(Fonte: site Agência Ecclesia)

São Josemaría Escrivá nesta data em 1969

Reza no santuário de Nossa Senhora de Einsiedeln (Suiça), depois de ter estado em Lourdes (França), Sonsoles, no Pilar e em Nossa Senhora das Mercês (Espanha), onde vai pedir pela solução jurídica definitiva do Opus Dei, que chegaria em 1982 com a sua erecção como Prelatura pessoal.


(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/showevent.php?id=1658 )

Jordânia, porta para diálogo muçulmano-cristão


“Somos desafiados a demonstrar, mediante as nossas palavras e principalmente através das nossas obras, que a mensagem das nossas religiões é infalivelmente uma mensagem de harmonia e de compreensão recíproca. […] Estimados amigos, unamos os nossos esforços animados de boa vontade, a fim de superarmos todos os mal-entendidos e desacordos.”

Estas foram as palavras de Bento XVI aos participantes do primeiro encontro do Fórum Católico-Muçulmano no dia 6 de Novembro de 2008. São palavras que demonstram a atenção do Papa ao diálogo entre cristãos e muçulmanos, um diálogo que será consolidado com a visita papal à Jordânia. O sacerdote Rif’at Badr, porta-voz oficial da Igreja na Jordânia para os meios de comunicação, e editor do site católico abouna.org, afirma-o nesta entrevista:

“Antes de vir até nós, o Papa fundou o Fórum permanente católico-muçulmano em Novembro de 2008. O ponto de partida foi a Jordânia, de onde uma carta foi enviada ao pontífice assinada por 138 líderes muçulmanos, dirigidos pelo Príncipe Ghazi bin Muhammad da Jordânia. Portanto, a nova iniciativa do diálogo cristão-muçulmano começou na Jordânia. Quando o Papa estiver na Jordânia e visitar a mesquita de Al-Hussein Bin Talal, fará um discurso aos reitores das universidades e aos representantes islâmicos na Jordânia. Esperamos que isto seja o começo de uma nova, séria, frutífera e sólida relação entre cristãos e muçulmanos. A Jordânia é a porta através da qual a tocha de um novo e positivo diálogo cristão-islâmico se acenderá, um diálogo centrado no papel da religião em promover a paz e a harmonia entre seres humanos.”


(Fonte: H2O News)

Fátima no Japão junto da comunidade de origem brasileira

Na paroquia de Honjo, diocese de Saitama, Japão, da qual é pároco um sacerdote francês, neste mês de Maio a imagem de Nossa Senhora de Fátima está a circular pela famílias de emigrantes brasileiros descendentes de japoneses. Netos e bisnetos de japoneses que há cem anos emigraram para o Brasil estão a emigrar para o Japão, não obstante a grande discriminação de que são alvo. As famílias, graças à passagem da imagem de N. Sra de Fátima, reúnem-se para rezar o rosário.

As muitas comunidades emigrantes de língua portuguesa na sua maioria brasileiros), junto com as de língua hispana (Peru) e das Filipinas constituem a maioria dos católicos desta igreja japonesa constituída por apenas 0,4% da população. Uma igreja minoritária envolvida pela tradição budista, xintoista e de uma secularização muito alargada. Os emigrantes são os grandes evangelizadores com a sua religiosidade e fidelidade. São muitos os baptismos de jovens e adultos.

Os scalabrinianos acompanham das comunidades de língua portuguesa, espanhola e filipina em algumas dioceses, como Toquio e Saitama. Outros sacerdotes portugueses (das congregações da Boa Nova e Companhia de Jesus) acompanham as comunidades de língua portuguesa.

Internacional Pe. Rui Pedro 05/05/2009 09:56 1212 Caracteres 41 Ásia

(Fonte: site Agência Ecclesia, título da responsabilidade de JPR)

Maio mês de Maria - Ave Maria

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Concílio Vaticano II

«Quem receber aquele que Eu enviar é a Mim que recebe»

Deus dispôs amorosamente que permanecesse íntegro e fosse transmitido a todas as gerações tudo quanto tinha sido revelado para salvação de todos os povos. Por isso, Cristo Senhor, em Quem se consuma toda a revelação do Deus Altíssimo (2Cor 1, 20; 3, 16-4, 6), mandou aos Apóstolos que pregassem a todos, como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, o Evangelho prometido antes pelos Profetas e por Ele cumprido e promulgado pessoalmente, comunicando-lhes assim os dons divinos. Isto foi realizado com fidelidade, tanto pelos Apóstolos que, na sua pregação oral, exemplos e instituições transmitiram aquilo que tinham recebido dos lábios, do trato e das obras de Cristo, e o que tinham aprendido por inspiração do Espírito Santo, como por aqueles Apóstolos e varões apostólicos que, sob a inspiração do mesmo Espírito Santo, escreveram a mensagem da salvação.

Porém, para que o Evangelho fosse perenemente conservado íntegro e vivo na Igreja, os Apóstolos deixaram os Bispos como seus sucessores, «entregando-lhes o seu próprio ofício de magistério» (Santo Ireneu). Portanto, esta Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura dos dois Testamentos são como um espelho no qual a Igreja peregrina na Terra contempla a Deus, de Quem tudo recebe, até ser conduzida a vê-Lo face a face tal qual Ele é (1Jo 3, 2). [...]

Esta tradição apostólica progride na Igreja sob a assistência do Espírito Santo. Com efeito, progride a percepção, tanto das coisas como das palavras transmitidas, quer mercê da contemplação e do estudo dos crentes, que as meditam no seu coração (Lc 2, 19.51), quer mercê da íntima inteligência que experimentam das coisas espirituais, quer mercê da pregação daqueles que, com a sucessão do episcopado, receberam o carisma da verdade. Isto é, a Igreja tende continuamente, no decurso dos séculos, para a plenitude da verdade divina, até que nela se realizem as palavras de Deus.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 7 de Maio de 2009

São João 13, 16-20

Naquele tempo,
Quando Jesus acabou de lavar os pés aos seus discípulos,
disse-lhes:
«Em verdade, em verdade vos digo:
O servo não é maior do que o seu senhor,
nem o enviado é maior do que aquele que o enviou.
Sabendo isto,
sereis felizes se o puserdes em prática.
Não falo de todos vós:
Eu conheço aqueles que escolhi;
mas tem de cumprir-se a Escritura, que diz:
‘Quem come do meu pão levantou contra Mim o calcanhar’.
Desde já vo-lo digo antes que aconteça,
para que, quando acontecer,
acrediteis que Eu Sou.
Em verdade, em verdade vos digo:
Quem recebe aquele que Eu enviar,
a Mim recebe;
e quem Me recebe a Mim,
recebe Aquele que Me enviou».