Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Papa salienta o diálogo entre os cristãos e o contributo da Igreja na sociedade ucraniana


Vídeo em espanhol

Bento XVI recebeu em audiência no Vaticano o Presidente da Ucrânia Viktor Yuschenko. Sucessivamente o mesmo Chefe de Estado, acompanhado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Cardeal Secretario de Estado, Tarcisio Bertone, e o arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.

Durante os colóquios cordiais falou-se da situação internacional. A nível bilateral foram evocadas com comprazimento as boas relações existentes entre a Ucrânia e a Santa Sé, bem como algumas perspectivas de aprofundamento da colaboração em âmbito cultural e social. Manifestando a vontade de encontrar soluções justas para as questões ainda abertas entre o estado e a Igreja, não se deixou de relevar o contributo oferecido também pela Igreja católica á sociedade ucraniana para a educação aos valores cristãos e á sua difusão e a importância do diálogo entre os cristãos para promover a unidade, no respeito de todos e em ordem a uma convivência pacifica


(Fonte: site Radio Vaticana, título da responsabilidade de JPR)

Recolhidas 1935 toneladas de alimentos

Campanha do Banco Alimentar de 30 e 31 de Maio superou números de acções anteriores

O Banco Alimentar contra a fome conseguiu angariar 1935 toneladas de alimentos na campanha que decorreu este fim-de-semana, 30 e 31 de Maio.

O resultado mostra uma "extraordinária adesão a esta acção", apesar do clima de "profunda crise económica". Os portugueses "voltaram a fazer prova da sua tradicional solidariedade, continuamente patenteada de forma inquestionável desde que o Banco Alimentar Contra a Fome iniciou actividade", explica um comunicado.

A recolha de alimentos teve um aumento de 18% face a Maio de 2008. Em Dezembro de 2008 a recolha atingiu 1905 toneladas.

O Banco Alimentar sublinha que "numa altura em que a união de esforços é mais do que nunca necessária e em que um pequeno gesto de cada um faz mais sentido, os resultados desta campanha mostram que os portugueses respondem positivamente aos apelos de acções mobilizadores e credíveis".

A campanha decorreu em 1219 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora e Beja, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal e S. Miguel.

A campanha do fim-de-semana contou com 23 mil voluntários que se disponibilizaram para a recolha nos estabelecimentos comerciais e também nos armazéns do Banco Alimentar, procedendo para isso ao transporte, pesagem e separação dos produtos.

Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a mais de 1600 Instituições de Solidariedade Social que os entrega, a cerca de 250 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.

Ao longo da próxima semana, até 7 de Junho, haverá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome através da Campanha «Ajuda Vale», presente em alguns supermercados. Através desta ajuda pode comprar ainda produtos alimentares que serão posteriormente entregues nos armazéns do Banco Alimentar.

O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome nasceu em Portugal em 1992, seguindo o modelo dos "Food Banks" norte americanos, à altura já implantado na Europa, em França e na Bélgica.

Estão actualmente em actividade no território nacional 15 Bancos Alimentares, congregados na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com o objectivo comum de ajudar as pessoas carenciadas, pela doação e partilha.

Existem 282 Bancos Alimentares operacionais na Europa, que em 2008 distribuíram 294.500 toneladas de produtos a 4,5 milhões de pessoas, através de 27.000 associações (www.eurofoodbank.org).

Nacional Agência Ecclesia 2009-06-01 10:40:09 3007 Caracteres Solidariedade


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Cáritas do Brasil apela à solidariedade

Cheias no Norte do país provocaram milhares de desalojados

A Cáritas do Brasil apela a donativos para ajudar a população que sofre com as cheias que desalojaram mais de cerca de 400 mil pessoas e provocaram a morte a 42 neste país sul americano.

Semanas de chuvas deixaram as áreas do Norte do Brasil submersas, afectando a vida de oito milhões de pessoas em oito Estados.

A Conferência Episcopal do Brasil enviou uma carta às paróquias e dioceses para angariarem fundos para ajudar a população afectada. Vários voluntários serão mobilizados para a angariação de fundos.

A Cáritas quer providenciar cobertores, colchões, roupas, água e alimentos. Os membros das Cáritas locais começaram a recolher ajuda entre as comunidades para ajudar as pessoas que perderam as suas casas e todas as suas posses.

O Ceará é o estado que foi mais afectado. Mais de 244 mil pessoas foram afectadas pelas cheias.

As chuvas provocaram desabamento de terras e cortou a rede de transportes, levando alguns estados a declarar estado de emergência. Algumas áreas estão sem água e electricidade.

O Norte do país é a região mais árida. As chuvas no estado do Pará são consideradas as piores da história.

No final de 2008, as chuvas no sul do país provocaram a morte de mais de 100 pessoas.

Internacional Lígia Silveira 2009-06-01 12:37:51 1505 Caracteres Brasil, Cáritas


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Papa: sempre com Maria, Mãe de todas as gerações


Vídeo em espanhol

Manuela Ferreira Leite e a Educação Sexual em entrevista ao “Jornal de Notícias” do Porto

A Educação Sexual nas escolas merece a sua aprovação?

Merece com duas condicionantes: que não seja obrigatória e que não seja a partir de uma idade muito tenra. Obrigatória a partir dos 9 anos, estou contra.

E a distribuição de preservativos?

Todo esse tipo de coisas deve ser facultativo. Acho um erro, do ponto de vista de valores da sociedade, que retiremos à família o papel que deve desempenhar. Ser o Estado que se intromete a regular e a estabelecer quais são as orientações de educação que cada um quer dar ao seu filho, acho profundamente errado.

O Estado não pode ignorar que somos o segundo país da Europa com a mais alta taxa de adolescentes grávidas.

E os pais também não podem esquecer isso. Os pais que não queiram que os seus filhos sejam iniciados nos conhecimentos sobre educação sexual sem ser por eles próprios estão no seu direito de o fazer. Não podem os alunos obrigatoriamente fazer isso na escola através de professores que podem não ser aqueles que orientam as coisas da forma que os pais querem.


(Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1249190 )


Agradecimento: “É o Carteiro!”

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1933

Anota: “O trabalho esgota o teu corpo, e não podes fazer oração. – Estás sempre na presença do teu Pai. Se não falas com Ele, olha para Ele de vez em quando, como um pequenino… e Ele sorrir-te-á”.


(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/showevent.php?id=1826 )

Haydn - A Criação - direcção de William Christie


Este vídeo já foi publicado no blogue em finais de Junho de 2008, mas pela sua qualidade sobretudo nos seus últimos 4 minutios e 40 segundos "Adão & Eva" entendeu-se como interessante a sua repetição.

(JPR)

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Santa Catarina de Siena (1347-1380), leiga da Ordem Terceira de S. Domingos, Doutora da Igreja, co-Padroeira da Europa

O dono da vinha

[Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe]: «Toda a criatura dotada de razão possui em si uma vinha, que é a vinha da alma. A vontade, pelo livre arbítrio, é o obreiro dessa vinha durante o tempo da vida; passado esse tempo, já ela não pode ali fazer mais nenhum trabalho, bom ou mau, mas, durante a vida, pode cultivar a sua vinha, vinha para a qual Eu a enviei. Esse obreiro da alma recebeu de Mim uma força tal, que não há demónio ou criatura alguma que lha possa tirar, se a estes se opuser. Foi no baptismo que recebeu essa força e ao mesmo tempo o gládio do amor pela virtude e do ódio ao pecado. Foi por esse amor e esse ódio, pelo amor por vós e pelo ódio ao pecado, que morreu o Meu Filho unigénito, por vós derramando todo o Seu sangue. E é este amor pela virtude e este ódio ao pecado que vós encontrais no santo baptismo, que vos dá vida pela força do seu sangue [...].

«Arrancai pois os espinhos dos pecados mortais e plantai as virtudes [...], praticai a contrição, tende desgosto pelo pecado e amor à virtude; recebereis então os frutos do sangue do Meu Filho. Não podereis recebê-los se não vos dispuserdes a tornar-vos bons ramos unidos ao tronco da videira, o Meu Filho, que disse: "Eu sou a videira verdadeira, o meu pai é o agricultor, e vós, os ramos" (Jo 15, 1.5).

«Esta é a verdade. Sou Eu o verdadeiro agricultor, pois toda a coisa que possui ser veio e vem de mim. O Meu poder é insondável e pelo Meu poder e força governo todo o universo, pois nada é feito nem ordenado sem ser por Mim. Sim, sou o agricultor; fui Eu Quem plantou a verdadeira videira, o meu Filho unigénito, na terra da vossa humanidade, para que vós, que sois ramos unidos a esta videira, deis fruto».


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 1 de Junho de 2009

São Marcos 12, 1-12

Naquele tempo,
Jesus começou a falar em parábolas
aos príncipes dos sacerdotes, aos escribas e aos anciãos:
«Um homem plantou uma vinha.
Cercou-a com uma sebe, construiu um lagar e ergueu uma torre.
Depois arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe.
Quando chegou o tempo,
enviou um servo aos vinhateiros
para receber deles uma parte dos frutos da vinha.
Os vinhateiros apoderaram-se do servo,
espancaram-no e mandaram-no sem nada.
Enviou-lhes de novo outro servo.
Também lhe bateram na cabeça e insultaram-no.
Enviou-lhes ainda outro, que eles mataram.
Enviou-lhes muitos mais
e eles espancaram uns e mataram outros.
O homem tinha ainda alguém para enviar: o seu querido filho;
e enviou-o por último, dizendo consigo:
«Respeitarão o meu filho».
Mas aqueles vinhateiros disseram entre si:
«Este é o herdeiro.
Vamos matá-lo e a herança será nossa».
Apoderaram-se dele, mataram-no e lançaram-no fora da vinha.
Que fará então o dono da vinha?
Virá ele próprio para exterminar os vinhateiros
e entregará a outros a sua vinha.
Não lestes esta passagem da Escritura:
‘A pedra rejeitada pelos construtores
tornou-se pedra angular.
Isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’?».
Procuraram então prender Jesus,
pois compreenderam que tinha dito para eles a parábola.
Mas tiveram receio da multidão
e por isso deixaram-n’O e foram-se embora.