Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Bendito seja o Senhor - Divna Ljubojevic - Blagosloven jesi Gospode

Reconhecer os limites e o pecado, mas colocar em Deus e na sua graça toda a confiança, como Isaías, Pedro e Paulo: Bento XVI domingo ao meio-dia


Reconhecer os seus limites e fragilidades para confiar ainda mais na potência da graça de Deus no seguimento da sua chamada, como propõe a liturgia deste domingo, foi a mensagem deixada pelo Papa na alocução do meio-dia, por ocasião do Angelus, na Praça de São Pedro.

Bento XVI começou por evocar as leituras da Missa deste quinto domingo do Tempo comum que, fez notar, tem como tema comum a chamada divina. Isaías experimenta diante de Deus um sentimento profundo da sua indignidade. Perante o prodígio da pesca superabundante, Simão Pedro lança-se aos pés de Jesus reconhecendo-se pecador. Também Paulo, outrora perseguidor da Igreja, se professa indigno de ser chamado apóstolo, mas reconhece que a graça de Deus nele realizou maravilhas.

“Nestas três experiências vemos como o autêntico encontro com Deus leva o homem a reconhecer a própria pobreza e incapacidade, com os seus limite e o seu pecado. Mas não obstante esta fragilidade, o Senhor, rico em misericórdia e no perdão, transforma a vida do homem e chama-o a segui-Lo. O humildade testemunhada por Isaías, por Pedro e por Paulo convida todos os que receberam o dom da vocação divina a não se concentrarem sobre os próprios limites, mas a manterem fixo o olhar sobre o Senhor e sobre a sua surpreendente misericórdia, para converter o coração e continuar, com alegria a deixar tudo por Ele.”

Na verdade – observou ainda o Papa – “o homem vê a aparência, o Senhor vê o coração” e aos homens pobres e débeis que n’Ele têm fé torna-os intrépidos apóstolos e anunciadores da salvação”. Neste Ano Sacerdotal, Bento XVI exortou a invocar o Senhor da messe para que mande operários para a sua messe, rezando para “que todos os sentem o apelo do Senhor a segui-Lo, depois de passarem pelo necessário discernimento, saibam responder-Lhe com generosidade, não confiando nas próprias forças, mas abrindo-se à acção da sua graça”. “Em particular, convido todos os padres a reavivarem a sua generosa disponibilidade para responderem dia após dia à chamada do Senhor, com a mesma humildade e fé de Isaías, de Pedro e de Paulo”.

Depois das Ave-Marias, Bento XVI recordou a celebração, neste domingo, em Itália, da Jornada pela Vida, tendo desta vez como tema “A força da vida, um desafio na pobreza”.

“No actual período de dificuldade económica, tornam-se ainda mais dramáticos aqueles mecanismos que, produzindo pobreza e criando fortes desigualdades sociais, ferem e ofendem a vida, afectando sobretudo os mais débeis e indefesos. Tal situação empenha, portanto, a promover um desenvolvimento humano integral para superar a indigência e a necessidade, e sobretudo recorda que o fim do homem não é o bem-estar, mas o próprio Deus e que há que defender a existência humana e favorecê-la em cada uma das suas fases. De facto, ninguém é padrão da própria vida, mas todos somos chamados a protegê-la e respeitá-la, desde o momento da concepção até ao seu desfecho natural”.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Carta de Fevereiro de D. Javier Echevarría

Vale a pena exercer o nosso direito à indignação, parabéns às promotoras da petição

Caros Amigos,

No momento em que vos escrevemos, a petição %u201CEstátua Adulterada%u201D (htt:// www.thepetitionsite.com/1/esttua-adulterada) conta com mais de 2.000 assinaturas, tendo sido subscrita por pessoas de várias nacionalidades %u2013 Portugal, Espanha, Filipinas, China, EUA, México - , para além de algumas personalidades, segundo tivemos conhecimento, terem dirigido directamente o seu protesto à Direcção do hotel, em Lisboa.

Dado que a estátua foi retirada, vamos suspender, também, a petição.

Mas queremos agradecer a todos os que, com a sua assinatura e o seu empenho, ajudaram a repor o respeito pelos valores e sentimentos mais profundos da natureza humana e da própria legalidade, que entretecem a nossa vida colectiva em liberdade.


Maria Lúcia Alves Mendes
Maria Cristina Corrêa Nunes

S. Josemaría nesta data em 1975

“Um amigo, um homem de muito dinheiro, dizia-me uma vez: eu não sei se serei bom, porque nunca tive a minha mulher doente, nunca estive desempregado ou sem um cêntimo; não tive os meus filhos com fome e sem ter que lhes dar de comer; nunca me encontrei estendido, no meio da rua, sem ter onde me abrigar... Não sei se sou um homem honrado: que teria feito eu, se me tivesse sucedido tudo isso? Reparem, temos de procurar que não aconteça isto a ninguém; é preciso dar formação às pessoas, para que, com o seu trabalho, possam assegurar um bem-estar mínimo, ter uma velhice tranquila e ser atendido na doença, cuidar da educação dos filhos, e tantas outras coisas necessárias. Nada do que acontece aos outros nos deve ser indiferente, e no que depende de nós, temos de procurar que se fomente a caridade e a justiça”, diz num dos dias da sua estada na Venezuela, entre 4 e 15 de Fevereiro de 1975.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Crónicas do Vaticano - a gestão dos Palácios Apostólicos

UNIDADE - Patriarca ortodoxo russo fala em visão comum com os católicos

No ano 2009 foram registadas "tendências positivas" no diálogo entre a Igreja Ortodoxa russa e a Igreja Católica. O patriarca de Moscovo e de todas as Rússias, Cirilo I, traçou um balanço positivo ao falar na Conferência de bispos que se realizou na capital.

O patriarca apresentou um longo relatório sobre as actividades, visitas e viagens que caracterizaram o seu primeiro ano de liderança, reservando um parágrafo detalhado também para as relações com a Igreja Católica.

A esse propósito, Cirilo I disse que “as actividades comuns e os numerosos encontros mantidos com os representantes da Igreja Católica confirmaram que as nossas posições coincidem sobre numerosas questões que interpelam os cristãos no mundo moderno”. “Vale a pena ressaltar que sobre esses temas Papa Bento XVI tomou posições muito próximas das posições ortodoxas. E isso é demonstrado pelos seus discursos, mensagens, bem como pelas opiniões de altos representantes da Igreja Católica com os quais mantemos contactos", acrescentou.

No relatório, o Patriarca não esconde "os problemas existentes" nas relações bilaterais. Em particular, falou da "difícil situação na Ucrânia", auspiciando "passos concretos" por parte da Igreja Católica.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

CONHECER BENTO XVI – o então Cardeal Ratzinger fala da Universidade de Navarra (vídeo em espanhol)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

20 DE FEVEREIRO, LISBOA: TRÊS BONS MOTIVOS PARA SAIR À RUA

Ainda tem dúvidas sobre se vale a pena? Aqui estão três bons motivos para sair à rua no próximo dia 20 de Fevereiro:

1. O primeiro é que em Democracia se ouve o Povo. E Portugal não quer que inventem com a família.

2. O segundo é que Portugal precisa de um Estado que:

a) apoie as medidas propostas na Petição Mais Vida Mais Família (www.peticao-vida.org) que chegou ao parlamento com mais de 200 mil assinaturas em Março de 2004.

b) Aprove o referendo que foi pedido pelo povo através de 92 mil assinaturas recolhidas em pouco mais de três semanas

3. O terceiro é que só é ouvido quem fala.

Como sabem, em Espanha, tem havido grandes (afluências na ordem do milhão de pessoas) manifestações a favor da Vida e da Família (ver uma delas em: http://www.youtube.com/watch?v=NrVVddr2sfU ). Este é o argumentário de quem as convocou:

¿Todavía dudas si merece la pena? Aquí tienes tres buenos motivos para salir a la calle el domingo 7 de marzo:

1. El primero es que en Democracia se escucha al pueblo. España no quiere más abortos. Que lo escuchen los políticos que están a punto de votar una ley injusta y no querida.

2. El segundo es celebrar lo conseguido en este último año: España dice hoy Sí a la Vida, Sí a la Maternidad.

3. El tercero es que nos gusta la Vida y queremos celebrarla con una gran Marcha cada año.

A natureza de Deus e a Sua actuação

Haydn Concerto No.2 in D - M.Rostropovich