Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

PASSO-A-REZAR.NET

10 minutos de oração diária,
em mp3,
para fazer download
ou subscrever podcast gratuito


A 17 de Fevereiro, o Apostolado da Oração inaugura um novo site: www.passo-a-rezar.net. Propõe-se, para download gratuito ou escuta imediata, uma oração diária (de segunda a sexta-feira), com cerca de 10 minutos, em formato mp3 (voz e música), tendo como inspiração um dos textos bíblicos da liturgia do dia.

D. António Vitalino condena demagogia e «processos infindáveis»

Haiti e valências sociais da Caritas Diocesana são os destinos para a renúncia quaresmal em Beja

O Bispo de Beja, D. António Vitalino, afirmou na sua mensagem quaresmal que “vivemos num tempo de barulho, de palavreado, de demagogia, de processos infindáveis, em que os sofismas das palavras procuram escamotear e ocultar os factos, criando realidades virtuais contra as vítimas reais”.

Para este responsável, “precisamos de escutar os outros, sobretudo as vítimas, os que sofrem, as crianças e mães maltratadas, os pais de família desempregados, as vítimas do tráfico laboral, sexual e de órgãos”.

A mensagem sugere aos católicos “uma Quaresma com hábitos de vida mais austeros, solidários, atentos à Palavra de Deus, ao testemunho de vida de Jesus Cristo e aos que sofrem na pele as injustiças e as crises do presente”.

D. António Vitalino lembra ainda o sismo recente no Haiti, “que vitimou centenas de milhares de pessoas ou deixou muitas em grandes sofrimentos e penúrias”. “Felizmente, muitos procuram socorrer aqueles que sofrem, não os deixando sozinhos, entregues a si mesmos, sem a companhia de quem chore com eles, clame por soluções e as procure”, assinala.

O Bispo de Beja assinala que “a humanidade parece despertar do sono, da ilusão de um progresso sem limites e sem vítimas”.

“O lado bom, solidário, compassivo do ser humano parece ganhar força, deixando de apontar para os outros como os culpados de todos os males e procurando eliminar do próprio coração muitas das causas do afastamento, da discórdia e das injustiças”, constata.

Dirigindo-se aos fiéis de Beja, o Bispo da Diocese alentejana anuncia que parte da renúncia quaresmal de 2010 se destina a “ajudar no alargamento das valências sociais da nossa Caritas Diocesana, sobretudo do refeitório social, do acolhimento dos sem abrigo e da reinserção social e laboral de pessoas recuperadas da toxicodependência e do álcool”.

“Para isso vamos começar já este ano as obras de restauro e adaptação do antigo Paço Episcopal, ao qual vamos dar o nome de Casa Social D. José do Patrocínio Dias, que, a partir de 1922, foi adquirindo, a pouco e pouco, os edifícios contíguos à sua residência, instalando aí os serviços diocesanos”, acrescenta.

A outra metade do montante recolhido servirá para ajudar as vítimas do sismo no Haiti, através da Caritas Internacional.

Na Quaresma de 2009, o destino desta partilha serviu para apoiar cristãos de países de maioria islâmica e atingiu a quantia de 19.498,92 Euros.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Não esconder a verdade por muito dolorosa que ela seja

Papa encontra-se com bispos da Irlanda

Abusos cometidos por padres de Dublin sobre menores em debate

Os bispos irlandeses encontram-se com o Papa a 15 e 16 de Fevereiro, depois da reunião realizada no último dia 11 de Dezembro, na sequência da publicação do relatório da Comissão Murphy, a respeito dos abusos cometidos por padres de Dublin sobre menores.

No encontro de Dezembro estiveram no Vaticano o presidente da Conferência Episcopal Irlandesa, cardeal Sean Baptist Brady, arcebispo de Armagh, e Dom Diarmuid Martin, arcebispo de Dublin, para avaliar a situação da Igreja no país depois da publicação do Murphy Commission Report.

O relatório, que descreve detalhadamente os casos de abuso na arquidiocese de Dublin entre 1975 e 2004 e a resposta da Igreja e das autoridades do Estado a estas acusações, foi publicado no dia 26 de Novembro de 2009 por uma comissão de investigação independente, após três anos de indagações supervisionadas pela juíza Yvonne Murphy.

Nessa ocasião, o Papa manifestou a sua intenção de dirigir uma carta pastoral aos fiéis da Irlanda para indicar as iniciativas a serem tomadas em resposta à situação. Após “um cuidadoso estudo do relatório”, Bento XVI manifestou-se “profundamente entristecido e afectado pelo seu conteúdo”.

Os abusos sexuais cometidos contra crianças por sacerdotes irlandeses são "actos particularmente odiosos", disse esta Segunda-feira Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, falando aos bispos da Irlanda, antes da audiência com o Papa.

(Fonte: site Agência Ecclesia, título da responsabilidade de JPR)

S. Josemaría nesta data em 1932

“Se o amor, mesmo o amor humano, dá tantas consolações aqui, que será o amor no Céu?”, escreve hoje nas suas notas pessoais. Mais tarde será integrado em Caminho como o ponto 428.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

URGENTE – Dar sangue

Caríssimos (as),

Ao tomarmos conhecimento de uma grave e urgente carência de sangue nas unidades hospitalares do país (Portugal), julgo oportuno deixar-vos aqui o apelo para que doem sangue, sendo que o mesmo será certamente válido para todos os leitores que se encontram noutros países.

Permito-me sugerir-vos que o façam já com o pensamento na Quaresma e como uma dávida ao próximo, e, se vos suceder serem recebidos com menos cordialidade pelos serviços, hipótese que admito como remota, ofereçam essa contrariedade por todos aqueles que o desejariam fazer, mas cujas condições de saúde não o permitem.

Bem-haja!

JPR

«Um pequeno acto, feito por Amor, quanto não vale!»
(S. Josemaría Escrivá – Caminho 814)

"Paulo Rangel pretende transformar a Igreja Católica numa seita protestante" - Pedro Arroja

um jovem de esquerda

Eu não partilho nada do entusiasmo acerca da candidatura do Paulo Rangel à liderança do PSD, muito menos a ideia de que ele é um federador da Direita.

A razão para o meu cepticismo é a de que ele é um jovem de esquerda. A primeira característica de um homem de Direita é subscrever os Dogmas da Igreja Católica. Ora, o Paulo Rangel ainda não compreendeu porque é que as mulheres não podem ser ordenadas, porque é que os padres não se podem casar, porque é que não se podem limitar os nascimentos e porque é que a união entre homossexuais não pode ser institucionalizada (cf. aqui), sem que isso contribua inevitavelmente para piorar a vida de todos e, no limite, tornar impossível a vida em sociedade. Por outras palavras, ele não compreendeu ainda as verdades básicas da nossa cultura.

O Paulo Rangel pretende, portanto, transformar a Igreja Católica num seita protestante. Ele é a figura acabada do intelectual catante, ao qual dediquei vários posts neste blogue. Este é o intelectual de cultura católica que pretende imitar as instituições do protestantismo. Trata-se da figura mais corrosiva da cultura portuguesa. Não surpreendentemente, é jurista. No seu discurso de candidatura, ele falou em "romper". Ele propõe-se romper um tecido social já rompido. Ele vai, portanto, co-romper a sociedade portuguesa, não no sentido financeiro ou económico, mas no sentido da sua cultura e das suas tradições. Como se já não bastasse. Desiludam-se os que esperam que possa sair daqui alguma coisa. Vai ser mais do mesmo, na realidade, pode ser bem pior.

Publicada por Pedro Arroja em ‘Portugal Contemporâneo’ AQUI

Mitsuko Uchida Plays Schumann's Carnaval, Op. 9 - Part III

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Santo (Padre) Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho
OP ; GF 174 ; Ep 4,418 (a partir da trad. Une pensée, Mediaspaul 1991, p.45)

«Por que pede esta geração um sinal?» Crer mesmo na obscuridade

O Espírito Santo diz-nos: não permitais que o vosso espírito sucumba à tentação e à tristeza, porque a alegria do coração é a vida da alma. A tristeza de nada serve e é causa da nossa morte espiritual.

Acontece por vezes as trevas da morte esmagarem o céu da vossa alma; mas essas trevas são luz! Graças a elas, podeis crer mesmo na obscuridade; o espírito sente-se perdido, receia não voltar a ver, não voltar a compreender. Mas é nesse momento que o Senhor fala e Se torna presente à alma; e esta compreende e ama no temor de Deus. Assim, pois, não espereis pelo Tabor (Mt 17, 1) para «ver» a Deus, quando O contemplais já no Sinaï (Ex 24, 18).

Progredi na alegria de um coração sincero e aberto. E, se não conseguirdes manter esta alegria, pelo menos não percais a coragem e continuai a ter confiança em Deus.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 15 de Fevereiro de 2010

São Marcos 8,11-13

Apareceram os fariseus e começaram a discutir com Ele, pedindo-lhe um sinal do céu para o pôr à prova.
Jesus, suspirando profundamente, disse: «Porque pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo: sinal algum será concedido a esta geração.»
E, deixando-os, embarcou de novo e foi para a outra margem.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)