Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Estudo revela que expressão facial do Papa é "consistente e verdadeira"

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, divulgou hoje um estudo que revela que o Bento XVI exibe uma expressão facial "congruente, consistente e verdadeira".

Segundo Freitas-Magalhães, director do laboratório e especialista em expressão facial da emoção, "os movimentos e linguagens faciais do Papa são simétricos e articulados com o discurso verbal e contexto nos quais são produzidos e exibidos".

O estudo inédito da expressão e linguagens faciais do Papa Bento XVI, que está em desenvolvimento no Laboratório de Expressão Facial da Emoção, iniciou-se quando foi eleito pelo conclave de cardeais, em 2005, e faz parte do projecto científico "A neuropsicofisiologia da face: Os movimentos e linguagens em figuras públicas".

O Presidente norte-americano, Barack Obama, foi o primeiro a ser objecto da "autópsia facial" no âmbito daquele programa, seguindo-se o chefe de Estado português, Cavaco Silva.

Freitas-Magalhães vai apresentar os resultados sobre o estudo da expressividade da face de Bento XVI durante a conferência "Os Vestígios Emocionais do Cérebro na Face Humana: O Efeito da Idade", a 20 de Maio, na Universidade Católica, em Braga.

(Fonte: site Rádio Renascença)

Um Delegado Papal assumirá a direcção dos Legionários de Cristo (vídeos em espanhol e inglês)


Bispo de Beja mostra-se «honrado» com a visita do Papa a Portugal

Bento XVI traz esperança em tempo de crise

D. António Vitalino, Bispo de Beja, considera que os católicos se devem sentir “honrados e estimulados” com a visita de Bento XVI a Portugal.

Na sua nota semanal para a “Rádio Pax”, o prelado considera que o Papa vai contribuir para “fortalecer” a esperança em “tempos de crise”, e “despertar energias positivas para a construção de um país mais solidário e lutador pelo progresso e bem comum”.

“Como bispo e como cidadão católico apelo aos meus diocesanos e concidadãos para que, uma vez mais, nos preparemos para esta visita, que terá o seu ponto alto em Fátima, para a maioria dos portugueses e católicos do mundo inteiro um lugar significativo para a Igreja e para a paz no mundo”, apela.

Bento XVI, acrescenta, é um “pregoeiro de Cristo e dos valores evangélicos para a humanidade”.
“Preparemo-nos, pois, para, uma vez mais, sermos um povo hospitaleiro, respeitoso e que se alegra com a visita do sucessor de Pedro. E, mesmo não sendo católicos, alegremo-nos com os que se alegram”; conclui.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

A esperança seja o sentimento cristão perante a morte: o Papa nas exéquias do Cardeal Agostinho Mayer


O Cardeal Angelo Sodano, decano do colégio cardinalício presidiu na manhã desta segunda feira na Basílica de S. Pedro as exéquias do cardeal Agostinho Mayer

Intervindo, no final da celebração, Bento XVI recordou em breves traços alguns dados do seu percurso de vida, desde a Baviera natal, até Roma, onde se formou e onde foi ao longo de dezassete anos, como monge beneditino, Reitor do Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, e depois, a partir de 1972, Secretário da Congregação para os Religiosos, e sucessivamente, em 1984, Prefeito da Congregação para o Culto divino. Recordando que esta celebração exequial decorre sob o signo da esperança, afirmou Bento XVI:

Numa época como a nossa, em que o medo da morte lança tantas pessoas no desespero e na busca de consolações ilusórias, o cristão distingue-se pelo facto de pôr a sua segurança em Deus, num Amor tão grande que pode renovar o mundo inteiro. ‘Eis, que faço novas todas as coisas’, declara – quase no final do Livro do Apocalipse – Aquele que está sentado no trono. A visão da nova Jerusalém exprime o realizar-se do desejo mais profundo da humanidade: o de vivermos juntos em paz, sem a ameaça da morte, mas gozando da plena comunhão com Deus e entre nós”.

(Fonte: site Radio Vaticana)

APELO IMPORTANTE PELA VIDA - LISBOA, 4ª feira, 5 de Maio

Todos à Clínica dos Arcos, na R. da Mãe d'Água, nº 15 (perto da Pç da Alegria - LX)

Saiu esta semana um artigo no DN* sobre a Missão Mãos Erguidas, da Leonor Castro, anunciando as vidas salvas de terço na mão à porta da Clínica dos Arcos em Lisboa. Na sequência, a TVI gravou uma reportagem (que talvez passe nos noticiários deste fim de semana) e a RTP propõe-se gravar já no dia 5 a oração pela Vida que ali se realiza todas as quartas-feiras durante a hora de almoço.

Por isso apelamos a todos os amigos da Causa da Vida que trabalhem no centro de Lisboa ou ali se possam deslocar no dia 5, para que a partir das 10h00 da manhã mas especialmente durante o tempo de almoço, se juntem às mães de «Mãos Erguidas» para rezar o terço pelos 50.000 bebés vítimas do aborto em Portugal, mas também pelas suas mães e pais e por um rápido despertar da consciência desta nossa sociedade.

Gostaríamos igualmente de anunciar que, conforme pedíamos numa petição recentemente entregue, o Santo Padre deverá abençoar durante a sua próxima visita dois bebés salvos do aborto pela Missão «Mãos Erguidas». Graças a Deus por eles e pelo nosso Santo Padre!


------------------------------------------

Missão

'Piquete' pró-vida convenceu 14 mulheres a não abortar

por ANA BELA FERREIRA29 Abril 2010

Leia em http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1555959&seccao=Sul

Grupo junta-se desde 2008 à porta da Clínica dos Arcos, em Lisboa, para rezar o terço e tentar demover as mulheres de abortar

"Esta semana já salvámos mais dois bebés." Antes da oração do terço foi esta a boa notícia que fez sorrir os voluntários do grupo Mãos Erguidas. Desde 2008 que estes missionários se juntam à porta da Clínica dos Arcos, em Lisboa, para rezar e demover as mulheres de abortarem.

Durante este tempo dizem já ter convencido 14 mulheres a desistir. "Pelo menos que a gente saiba, mas podem ser mais", adianta Manuela Gonçalves, uma das oradoras.

Meditações de Maio por António Mexia Alves

03

Hoje tenho, para ti, uma prece: Santa Maria, Mãe de Deus e minha Mãe, diz ao Teu Divino Filho, coisas boas de mim, que eu, não obstante ser débil, pusilânime e volúvel, me esforço por ser um bom filho. Pobre de mim que não o consigo sempre, mas, repito vezes sem conta: Diz-lhe coisas boas de mim!

Uma Velada de Armas por Portugal – Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada

Leia no blogue recomendado em http://jesus-logos.blogspot.com/2010/05/uma-velada-de-armas-por-portugal.html

O hábito de pensar (excerto)

Se o País vive um momento de aperto, é preciso diagnosticar a situação, confrontar a causa, procurar a saída. Cada um, ao seu nível, tem de suportar o sofrimento e enfrentar a dificuldade. Foi assim que ultrapassámos problemas muito maiores. Assim venceremos este. Pôr-se a lamentar bloqueios, bramar contra culpados remotos, insultar o País ou cair na autocomiseração não se deve à recessão. Vem da falta de carácter.

Este nosso problema é uma manifestação de um diagnóstico já antigo e muito mais vasto que a dívida lusitana. "A grande tradição intelectual que chegou até nós, desde Pitágoras e Platão, nunca se interrompeu ou perdeu com bagatelas como o saque de Roma, o triunfo de Átila ou todas as invasões bárbaras da idade das trevas. Apenas se perdeu após a introdução da imprensa, o descobrimento da América, a fundação da Royal Society e todo o progresso do Renascimento e do mundo moderno. Foi aí, se o foi em qualquer parte, que se perdeu ou se quebrou o longo fio, fino e delicado, que vinha desde a antiguidade remota. O fio dessa rara mania dos homens - o hábito de pensar" (G. K. Chesterton, 1933, St. Thomas Aquinas, cap. III).

João César das Neves

(Fonte: DN online excerto artigo publicado com data de hoje e que pode ser lido na integra AQUI)

S. Josemaría nesta data em 1969



Numa entrevista publicada hoje, referindo-se ao Santuário de Torreciudad, em Huesca (Espanha), diz: “Espero frutos espirituais: graças, que o Senhor quer dar a quem for venerar a sua Mãe Bendita no seu santuário. Estes são os milagres que desejo: a conversão e a paz para muitas almas”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos

Existe um facto realmente extraordinário na vida São Filipe, natural de Betsaida, na Galileia. Um dia, quando obrigado a reverenciar o deus Marte acendendo-lhe incenso, eis que surge detrás do altar pagão uma cobra que mata o filho do sacerdote-mor e dois dos seus servos. Filipe ressuscitou-os e matou a cobra. Esse milagre de São Filipe originou a conversão de muitas pessoas ao cristianismo.

Existem muito poucas referências à sua vida nas sagradas escrituras. Uma delas conta que foi ele quem perguntou a Jesus, no dia do milagre da multiplicação dos pães, como faria para alimentar tanta gente com tão poucos pães.

Não se sabe exactamente como ou quando Filipe morreu. Mas o mais provável é que tenha sido crucificado aos oitenta e sete anos, por ordem do imperador Domiciano. As suas relíquias estão guardadas numa igreja de Roma, junto com as de São Tiago Menor, e seria por isso que se festejam no mesmo dia esses dois santos apóstolos.


São Tiago Menor

São Tiago, dito “o menor”, um dos doze apóstolos, era filho de Alfeu e primo de Jesus. É identificado nos Evangelhos como “irmão do Senhor”, termo esse usado pelos povos semitas para designar um grau de parentesco próximo (Mc 6,3 e Mt 13,55). Teve muita influência na comunidade de Jerusalém. Foi testemunha da ressurreição de Jesus (I Cor 15,7) e é o provável autor da “Epístola de Tiago”; foi com ele que Paulo, depois de convertido, se foi encontrar em Jerusalém (Gl 1,18). São Tiago teve um papel importante no Concílio de Jerusalém (Act 15,13-29). Morreu mártir por volta do ano 62.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O homem e a verdade…

«(…) um raciocínio do próprio Newman sobre a relação fundamental do homem com a verdade. Os homens estão demasiadas vezes inclinados, assim raciocina o grande filósofo da religião, a ficar tranquilamente em suas casas à espera de que lhes cheguem demonstrações da revelação, como se estivessem na posição árbitros e não de necessitados. “Eles decidiram examinar o Omnipotente de maneira desapaixonada e objectiva, com total imparcialidade, de cabeça fria.” Mas o homem que deste modo se torna senhor da verdade engana-se. Ele subtrai-se a semelhante senhor e abre-se apenas àquele que se aproxima dela com respeito, com humildade veneradora.»

(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger)

Indígenas da América Latina recebem ajuda directa do Papa (vídeos em espanhol e inglês)


Beethoven - Moonlight Sonata (primeiro movimento) solo piano

Tema para reflexão

Tema: Mês de Maria – O Santo Rosário – Mistérios

O Santo Rosário divide-se nos chamados Terços que, por sua vez, são constituídos por cinco dezenas de Avé-Marias que separam os “mistérios” que, mais não são, que momentos ou cenas da vida de Nossa Senhora e do seu Filho Jesus Cristo propostos à nossa contemplação.
Assim os Mistérios são: Mistérios Gozosos, os Mistérios Dolorosos, Os Mistérios, Gloriosos, os Mistérios Luminosos.
(AMA, 2010.04.08)

Doutrina: Perfeição

A perfeição não consiste em coisas exteriores como derramar lágrimas e coisas semelhantes, mas em virtudes verdadeiras e sólidas.
(S. FILIPE DE NERi, Máximas, F.W.Faber, Cromwell Press SN12 8PH, nr. 5-17)

Agradecimento: António Mexia Alves

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e Doutor da Igreja
Discurso sobre os Salmos, Salmo 86

São Filipe e São Tiago, apóstolos, fundamentos da cidade santa (Ap 21, 14)

«O seu fundamento está sobre os montes santos. O Senhor ama as portas de Sião» (Sl 86, 1-2) [...] «Sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o alicerce dos apóstolos e dos profetas, com Cristo por pedra angular» (Ef 2, 19-20). [...] Cristo, pedra angular, e as montanhas, ou seja, os apóstolos e os grandes profetas que são o fundamento de toda a cidade, constituem uma espécie de edifício vivo. E este edifício vivo tem uma voz, que ressoa agora no vosso coração: Deus, hábil artífice, serve-se da minha linguagem para vos incitar a tomardes o vosso lugar nesta construção, como outras tantas pedras talhadas de lados iguais. [...]

Reparai, a forma de uma pedra perfeitamente cúbica é a imagem perfeita do cristão. Por muitas tentações que sofra, o cristão não cai; pode ser violentamente empurrado, revirado, mas não cai. Da mesma maneira, para onde quer que volteis uma pedra cúbica, ela permanece de pé. [...] Sede pois semelhantes a pedras cúbicas, estai preparados para todos os choques; e, seja qual for a força que vos empurre, que ela não vos faça perder o equilíbrio. [...]

Elevar-vos-eis ao vosso lugar neste edifício através de uma vida cristã sincera, pela fé, a esperança e a caridade. A cidade santa é constituída pelos seus próprios cristãos; os homens são, simultaneamente, pedras e cidadãos, porque estas pedras são pedras vivas. «Vós mesmos, como pedras vivas, entrai na construção dum edifício espiritual» (1Ped 2, 5). [...] Por que é que os apóstolos e os profetas são os fundamentos da cidade? Porque a sua autoridade sustenta a nossa fraqueza. [...] Através deles, nós entramos no Reino de Deus; eles são os pregadores da salvação. E quando entramos na cidade através deles, entramos nela por Cristo, porque Ele é a porta (Jo 10, 9).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

O Evangelho do dia 3 de Maio de 2010

São João 14,6-14

6 Jesus disse-lhe: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai senão por Mim.7 Se Me conhecesseis, também certamente conheceríeis Meu Pai; mas desde agora O conheceis e já O vistes».8 Filipe disse-Lhe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta».9 Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não Me conheces, Filipe? Quem Me viu, viu também o Pai. Como dizes, pois: Mostra-nos o Pai?10 Não acreditais que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim mesmo. O Pai, que está em Mim, Esse é que faz as obras.11 Crede em Mim: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim.12 Crede-o ao menos por causa das mesmas obras. «Em verdade, em verdade vos digo, que aquele que crê em Mim fará também as obras que Eu faço. Fará outras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai.13 Tudo o que pedirdes em Meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.14 Se Me pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu a farei.