Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Encontros de Coros 2010 - Concertos: dia 15 de Maio - 8º Encontro de Coros às 21h30 e dia 16 de Maio - 3º Encontro de Coros Infantis - às 17h00

Para aumentar clique na imagem s.f.f.

Confissões no Santuário de Fátima por ocasião da visita de Bento XVI

Nos dias 12 e 13 de Maio, pelo motivo da peregrinação de Sua Santidade Bento XVI a Fátima, o horário do serviço de confissões, na área da Reconciliação da Igreja da Santíssima Trindade, será o seguinte:

Dia 12 de Maio: das 7:30 às 16:30
Dia 13 de Maio: das 6:30 às 9:00 - 14:00 às 19:30

Quarenta sacerdotes de diferentes idiomas estarão ao serviço dos peregrinos neste sector.

Nos restantes dias da presença do Papa em Portugal mantém-se o horário habitual da Capela da Reconciliação:
Das 7:30 às 13:00 e das 14:00 às 19:30

(Fonte: Boletim Informativo do Santuário de Fátima 63/2009, de 7 de Maio de 2010)

Viagem a Fátima no dia 13 de Maio

Clique s.f.f. na imagem para aumentar e ler os contactos. Obrigado!

DEUS NÃO SE ENCONTRA NO MEDO

Recebi recentemente um pps em que, para se afirmar a presença de Deus no mundo, se enunciavam algumas situações de pessoas e atitudes, (como por exemplo o Titanic), que teriam “desafiado” Deus e acabaram por morrer, ou acabaram por ter alguma “desgraça”.

Julgava eu que esse tipo de argumentos, (Deus castiga!), já tinham desaparecido das mentes dos cristãos e católicos, tanto mais que esse caminho há muito foi abandonado do ensino da catequese das crianças e dos adultos.

Deus, o nosso Deus, Aquele em quem acreditamos, é um Deus de amor e não um Deus de vingança mesquinhas contra aqueles que o repudiam ou até contra Ele se encarniçam.

Deus, o nosso Deus, Aquele em quem acreditamos, é um Deus de braços abertos sempre pronto a acolher a todos, mesmo aqueles que não O querem e repudiam.

Deus, o nosso Deus, Aquele em quem acreditamos, é um Deus que só se pode encontrar no amor e não no medo.

Se Deus se “vingasse” daqueles que não O querem e repudiam, onde estava então a liberdade em que nos criou?

Deus não obriga ninguém a n’Ele acreditar, a aceitá-Lo, a amá-Lo, a adorá-Lo, porque que nos criou livres, porque nos criou no amor.

Se assim não fosse, pobres de nós!

Deus, o nosso Deus, Aquele em quem acreditamos, é um Deus de amor e como tal “apenas é capaz” de amar!

Coisa bem diferente é estar sobre a protecção de Deus, porque n’Ele acreditamos, porque O amamos e adoramos, porque a Ele recorremos, porque com Ele e a Ele comungamos.

É que se a nossa vida for vivida em comunhão com Ele e com os outros, vivemos na confiança, na paz, na esperança, e então não há em nós desesperos, nem atitudes contra a vida, que tantas vezes nos condenam.

Mas não é Deus que nos condena, (Ele “apenas” nos ama), somos nós que nos condenamos ao vivermos dependentes da carne, que leva à dependência e à escravidão dos vícios.

E o resto, o resto é parte da vida deste mundo, onde tantas vezes encontramos “icebergues” que nos querem afundar, mas que, se estivermos em comunhão e paz com Deus, longe de ser uma desgraça, é um caminho de crescimento, e mesmo que pereçamos, nunca é o fim, mas sim um começo de uma vida nova que nunca mais acaba.

E essas mensagens que aqui refiro acabam sempre com dois tipos de “advertências”, como que a exigir-nos que as façamos passar a outros, coisa que nunca faço.

Por um lado tentam fazer chantagem, dizendo coisas como: “Se és amigo de Jesus…, se tens coragem…”, e por aí fora. Por outro lado, ameaçam, tal como: “Se não fazes isto acontece uma desgraça, etc., etc.”

Deus ama-nos inteira e totalmente, não nos ameaça nem invoca a Sua ou a nossa amizade para nos exigir o que quer que seja.

Quem ama dá-se, comunga-se, vive-se, não faz chantagens, nem ameaças!

Por isso mesmo, Deus, o nosso Deus, Aquele em quem acreditamos, não se deixa “manipular” pelos homens, nem os “manipula”, mas “apenas” os ama, e quer ser amado, porque é Pai, para nos dar a vida em plenitude, a vida que não tem fim, a Vida Nova que se vive quando nos encontramos pessoalmente e intimamente com Jesus Cristo, no Espírito Santo.

Monte Real, 7 de Maio de 2010

Joaquim Mexia Alves
http://queeaverdade.blogspot.com/2010/05/deus-nao-se-encontra-no-medo.html

Jornalista da Renascença oferece livro ao Papa

A jornalista da Renascença Aura Miguel conversou ontem com o Papa, a quem ofereceu o seu último livro, "As Razões de Bento XVI".

O encontro surgiu na sequência de uma audiência que o Santo Padre concedeu ao Emir do Kuwait, numa altura em que os poucos jornalistas presentes cumprimentavam o Papa.

Durante alguns momentos, Aura Miguel conversou com o Papa, que se mostrou sempre “atento” e “sorridente”.

“Beijei-lhe o anel e disse: «Santo Padre, sou jornalista da Renascença». Ele agarrou-me nas mãos e respondeu: «Conhecemo-nos já há tantos anos». «Sim é verdade», respondi eu. Disse-lhe que tinha escrito um livro, que lhe ofereci, e disse que o objectivo do livro era apresentar aos portugueses o Papa que nos ia visitar”, descreve a vaticanista.

Na despedida, o Papa afirmou: “Até Lisboa!”.

(Fonte: site Rádio Renascença)

Venha depressa!

Bento XVI é um homem humilde, doce, profundo na sua sabedoria e convincente, não só junto dos adultos, mas também com os jovens e os simples, que o ouvem de bom grado e o entendem.

É um homem que sabe ouvir. E com uma grande capacidade em falar ao coração, em explicar as verdades mais importantes e decisivas.

Quem define assim o Papa é o seu mais directo colaborador e amigo, o cardeal Bertone, actual Secretário de Estado do Vaticano.

Numa entrevista exclusiva à Renascença (a transmitir brevemente), o cardeal sublinha que a sabedoria do Papa nos ajuda a caminhar pela via correcta e que, por isso, os portugueses devem acolhê-lo com vontade de o escutar e, sobretudo, de fazer aquilo que ele nos vai indicar.

Venha depressa, Santo Padre!

Aura Miguel

(Fonte: site Rádio Renascença)

Visita de Bento XVI - Operação da PSP por terra, água e mar (de realçar o respeito com que o entrevistado se refere ao Santo Padre)

S. Josemaría nesta data em 1969



Reza no santuário de Nossa Senhora de Einsiedeln (Suiça), depois de ter estado em Lourdes (França), Sonsoles, no Pilar e em Nossa Senhora das Mercês (Espanha), onde vai pedir pela solução jurídica definitiva do Opus Dei, que chegaria em 1982 com a sua erecção como Prelatura pessoal.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Foi o Pai que me ensinou...

Preparativos para o próximo Sínodo do Médio Oriente


Continuam os trabalhos da próxima assembleia sinodal “A Igreja Católica no Médio Oriente: comunhão e testemunho”, que se realizará de 10 a 24 de Outubro de 2010.

O Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, D. Nikola Eterovic, destaca o aspecto de paz e de justiça que marcará o evento eclesial:

“A Igreja Católica no Médio Oriente associa-se imediatamente à Terra Santa, querida por todos os cristãos. Seria uma grande obra de caridade começar a rezar, intensificar a oração pelos cristãos que estão no Médio Oriente e por todos os homens de boa vontade que pertencem a outras religiões, para que a celebração do Sínodo seja um momento de graça para todos e promova mais paz e justiça no respeito de todos”.

A Assembleia pré-sinodal está preparando o documento de trabalho, o Instrumentum Laboris, que o Papa Bento XVI entregará aos representantes das Igrejas Orientais Católicas durante sua visita apostólica à ilha de Chipre, de 4 a 6 de Junho.

(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Meditações de Maio por António Mexia Alves

07

BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES!

Agora Isabel confirma o que já podemos deduzir da saudação de Gabriel: És a nova e definitiva Eva, a Mãe dos filhos de Deus.

(AMA, meditação sobre a Ave Maria)

«Venham ver o Papa», apela Cardeal Patriarca

D. José Policarpo diz que Portugal deve a Nossa Senhora de Fátima as visitas papais ao país

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, apelou à participação dos cristãos nos vários eventos da visita do Papa a Portugal, e em particular na missa no Terreiro do Paço, afirmando que as boas-vindas «não se dão a olhar para a televisão».

«Venham! Os que puderem venham, não fiquem diante da televisã»”, sublinhou, acrescentando que as boas-vindas a Bento XVI são dadas «fazendo um bocadinho de sacrifício, correndo o risco, mas tendo a alegria da multidão que ele saúda e que ele abençoa, por quem reza e que ele acolhe».

Numa saudação ao Papa disponível no site oficial da visita (www.bentoxviportugal.pt), D. José Policarpo garante que «não é a mesma coisa» ver o Papa num écran de televisão e vê-lo ao vivo.

«Quem sabe se não tereis a sorte de o Santo Padre passar perto de vós e fixar nos vossos olhos o seu olhar», disse.

O Cardeal Patriarca de Lisboa referiu que a diocese da capital vai dar ao Papa as boas-vindas na alegria do coração e na disposição «de o acolher como ele é e quem é, o sucessor de São Pedro, o Pastor Universal»

«Independentemente da pessoa, do Cardeal Ratzinger, ele é o nosso papa», recordou, referindo que Portugal beneficia de três visitas papais ao país, «favor» que atribui a Nossa Senhora de Fátima.

«Penso que devemos esse favor a Nossa Senhora de Fátima, que os atrai; vamos já, graças a Deus, com a terceira visita a um pequeno país como o nosso», acrescentou.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Um campanha de spots televisivos nos E.U.A. leva ao aumento de 11% de participantes na Santa Missa (vídeos em espanhol e inglês)


Tema para reflexão

Tema: Mês de Maria – O Santo Rosário – Mistérios Dolorosos

Os Mistérios Dolorosos são os que consideram os cinco principais temas da Paixão e Morte de Jesus Cristo:
1. A oração de Jesus no Horto;
2. A Flagelação;
3. A Coroação de Espinhos;
4. Jesus com a Cruz às costas;
5. Jesus morre na Cruz.

(AMA, 2010.04.08)

Doutrina: Seguir Cristo

Segui a Cristo! Vós, esposos, tornai-vos participantes reciprocamente, do vosso amor e das vossas cargas, respeitai a dignidade humana do vosso cônjuge; aceitai com alegria a vida que Deus vos confia; tornai estável e seguro o vosso matrimónio por amor aos vossos filhos.
Segui a Cristo! Vós, ainda solteiros, ou que vos estais a preparar para o matrimónio, segui a Cristo! Vós, jovens ou velhos, segui a Cristo! Vós, doentes ou anciãos; vós os que sofreis ou estais aflitos; os que notais a necessidade de cuidados, a necessidade de amor, a necessidade de um amigo: segui Cristo!
Em nome de Cristo estendo a todos vós o chamamento, o convite, a vocação: Vem e segue-Me!
(JOÃO PAULO II, Homília no Boston Common, 01.10.1979)

Agradecimento: António Mexia Alves

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Doroteu de Gaza (c.500-?), monge na Palestina
Instruções, VI, 76-78 (a partir da trad. SC 92, p. 281-287)

Amar a Deus e ao próximo

Quanto mais unidos estamos ao próximo, mais unidos estamos a Deus. Vou dar-vos uma imagem retirada dos Padres para compreenderdes o sentido destas palavras. Pensai num círculo traçado no chão, isto é, numa linha feita com um compasso, a partir de um centro; ao meio do círculo chama-se justamente centro. Aplicai o vosso espírito ao que vos digo. Imaginai que este círculo é o mundo, que o centro é Deus, e os raios são as diferentes vias ou maneiras de viver dos homens. Quando os santos, desejando aproximar-se de Deus, se dirigem para o meio do círculo, na medida em que penetram no seu interior, aproximam-se uns dos outros ao mesmo tempo que se aproximam de Deus. Quanto mais se aproximam de Deus, mais se aproximam uns dos outros; e, quanto mais se aproximam uns dos outros, mais se aproximam de Deus.

E compreendeis que o mesmo acontece em sentido inverso, quando as pessoas se afastam de Deus para se retirar para o exterior; é então evidente que, quanto mais se afastam de Deus, mais se afastam uns dos outros, e, quanto mais se afastam uns dos outros, mais se afastam também de Deus.

Tal é a natureza da caridade. Na medida em que estamos no exterior e não amamos a Deus, nessa medida, distanciamo-nos do próximo. Mas, se amamos a Deus, quanto mais nos aproximamos Dele pela caridade, tanto mais comunicamos a caridade ao próximo; e, quanto mais unidos estamos ao próximo, mais unidos estamos a Deus.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 7 de Maio de 2010

São João 15,12-17

12 «O Meu preceito é este: Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.13 Não há maior amor do que dar a própria vida pelos seus amigos.14 Vós sois Meus amigos se fizerdes o que vos mando.15 Não mais vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de Meu Pai.16 Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi, e vos destinei para que vades e deis fruto, e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes a Meu Pai em Meu nome, Ele vo-lo conceda.17 Isto vos mando: Amai-vos uns aos outros.