Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

OPORTUNIDADE PERDIDA

Ontem, Domingo, depois da Missa das 18.15, fui pôr gasolina no automóvel.

No balcão onde servem café e outras coisas ligeiras, estava um homem, novo, em grande conversa com o único empregado.

Dei-me conta que não era bem uma conversa mas, antes, um monólogo já que o tal funcionário, não dava qualquer sinal que lhe interessasse o que o outro dizia.

Pedi um descafeinado e um queque.

Logo o sujeito se largou a rir. Explicou: esta do “queque” fez-me lembrar uma anedota, aliás eu tenho anedotas sobre qualquer assunto, sabe?

O empregado só lhe respondeu: o senhor é muito bem-disposto!

O outro que se dirigia para a saída - reparei que usava uma muleta e se movia com dificuldade - voltou-se e disse:

Mas eu tenho motivos mais que suficientes para ser bem-disposto e alegre, ainda há três meses estava no hospital com uma paralisia total e os médicos diziam-me que, caso saísse dali, seria para uma carreira de rodas até ao fim dos meus dias.

No entanto, repare... E mesmo esta muleta irá para o lixo um dia destes.

Não acha que tenho motivos para estar contente?

Sem resposta nenhuma, voltou-nos as costas e foi-se embora.

Não tenho pensado noutra coisa: a minha indiferença, falta de solidariedade, não ter dito uma palavra de coragem, feito um gesto de admiração.

Não fiz NADA, aquele homem, para mim, naquele lugar, no Domingo à tarde, foi como se não existisse.

A minha “importância” e “dignidade” classificaram-no logo como “um daqueles fulanos chatos que só querem meter conversa”.

Estou arrependidíssimo mas, de pouco vale.

Provavelmente nunca mais voltarei a encontrar aquele sujeito.

Perdi, definitivamente, uma oportunidade que me foi oferecida de ser solidário para com o meu próximo.

AMA, dissertação sobre o Próximo, 2010.06.07
http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/2010/06/dissertacoes-o-proximo.html

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1974

Chega ao aeroporto de Buenos Aires (Argentina). Neste país levará a cabo uma catequese que dura três semanas. Nesse mesmo dia escreve: “Fiat adimpleatur, laudetur et in aeternum superexaltetur iustissima atque amabilíssima voluntas Dei super omnia. Amén. Amén (Faça-se, cumpra-se, seja louvada e eternamente exaltada a justíssima e amabilíssima Vontade de Deus, sobre todas as coisas. Ámen. Ámen). – La Chacra, 7-6-1974”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

AUSÊNCIA

Afazeres familiares obrigam-me a ausentar do país já neste Domingo e por cerca de uma semana, sendo que ficarei com acesso limitado à internet e com fortes limitações de tempo, pelo que a actividade do blogue terá forçosamente de ser reduzida, esperando ainda assim poder diariamente o ir actualizando, embora consciente que dificilmente poderei manter o número de inserções habituais.

Muito obrigado pela vossa boa compreensão e votos de um Bom Domingo!

JPR

Bento XVI - 12 e 13 e Maio em Fátima

Ele há várias destas fotos que me emocionaram, o Santo Padre de mãos erguidas para Nossa Senhora, a total concentração de uma senhora e de uma menina a receberam a Sagrada Eucaristia, são apenas três exemplos. Foi tão bom termos tido Bento XVI connosco, louvado seja Deus Nosso Senhor e a Maria Santíssima por tamanha graça.

Fátima 12 e Maio 2010



Clique na imagem s.f.f. para aceder ao album com 47 fotos.
Obrigado!

Mozart - Concerto No. 23 For Piano and Orchestra, Adagio

Tema para reflexão

Bem-aventuranças

As bem-aventuranças traçam a imagem de Cristo e descrevem sua caridade; exprimem a vocação dos fiéis associados à glória de sua Paixão e Ressurreição; iluminam as acções e atitudes características da vida cristã; são promessas paradoxais que sustentam a esperança nas tribulações; anunciam as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas pelos discípulos; são iniciadas na vida da Virgem Maria e de todos os santos. (CIC, 1717)

1. Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
2. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
3. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
4. Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.
5. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
6. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
7. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
8. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
9. Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim.
10. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus

Agradecimento: António Mexia Alves

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Cromácio de Aquileia (?-407), bispo
Sermão 39; CCL 9A, 169-170

«É que a Lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram-nos por Jesus Cristo» (Jo 1, 17)

É bom que a nova lei seja proclamada numa montanha, uma vez que a lei de Moisés nos foi dada numa montanha. Uma é composta por dez mandamentos, destinados a formar os homens, tendo em vista a sua conduta na vida presente; a outra consiste em oito bem-aventuranças, porque conduz aqueles que a seguem até à vida eterna e à pátria celeste.

«Felizes os mansos, porque possuirão a terra». Portanto, é necessário ser-se manso, pacífico na alma e sincero de coração. O Senhor mostra claramente que o mérito dos que o são não é pequeno, quando diz: «Possuirão a terra». Trata-se, sem dúvida nenhuma, desta terra da qual está escrito: «Creio, firmemente, vir a contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos» [Sl 27 (26), 13]. A herança dessa terra é a imortalidade do corpo e a glória da ressurreição eterna. Porque a mansidão ignora o orgulho, não conhece a jactância, desconhece a ambição. Além disso, não é sem razão que, noutra ocasião, o Senhor exorta os seus discípulos dizendo: «Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito» (Mt 11, 29).

«Felizes os que choram, porque serão consolados.» Não os que choram a perda do que lhes é querido, mas os que choram os seus pecados, se lavam das suas faltas com lágrimas e, certamente, aqueles que choram a iniquidade deste mundo, ou deploram as faltas dos outros.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 7 de Junho de 2010

São Mateus 5,1-12

1 Vendo Jesus aquelas multidões, subiu a um monte e, tendo-Se sentado, aproximaram-se d'Ele os discípulos. 2 E pôs-Se a falar e ensinava-os, dizendo: 3 «Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 «Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 «Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 6 «Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 «Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9 «Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.10 «Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.11 «Bem-aventurados sereis, quando vos insultarem, vos perseguirem, e disserem falsamente toda a espécie de mal contra vós por causa de Mim.12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois também assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós.