Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

‘Blood Money’ (Dinheiro de sangue) - o documentário choque e polémico actual nos Estados Unidos

Caras (os) Amigas (os)

Já sabemos que de uma forma geral comunicação social portuguesa não vai falar e muito menos comentar este documentário que esta a causar grande polémica nos Estados Unidos.

Por isso peço-lhe que divulgue em todos os seus contactos este vídeo e quem sabe se possível trazer este trabalho até Portugal.

Este é um novo filme independente que retrata a indústria do aborto com o nome “Blood Money” (Dinheiro de sangue) e que têm como objectivo expor a corrupção da Planned Parenthood.

Cláudio Anaia
www.relances.blogspot.com

Estátua de Santo Aníbal de França descerrada e benzida pelol Papa, no exterior da basílica de São Pedro


Antes da audiência geral, Bento XVI deteve-se no exterior da Basílica de São Pedro, na chamada Praça dos Protomártires romanos, para proceder ao descerramento e à bênção da imagem de Santo Aníbal Maria de França (1851-1927), colocada num nicho, entre outros santos fundadores de institutos religiosos. A oração pronunciada pelo Papa evocou a apostolado vocacional e o cuidado dos órfãos e dos pobres, aspectos essenciais da espiritualidade e actividade daquele padre natural de Messina (Sicília). Com mais de 5 metros de altura, a estátua do fundador dos Rogacionistas e das Filhas do Zelo Divino, esculpida num único bloco de mármore de Carrara, da autoria do artista romano Giuseppe Ducrot. Representa o santo mostrando o Evangelho com o versículo que inspirou toda a sua obra: “Rogai portanto ao Senhor da messe para que mande operários para a sua messe”.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Maria João Pires - Mozart K332

Oração pelo descanso, durante as merecidíssimas férias, de Bento XVI

Ó Imaculada Rainha e Mãe da Igreja,
que sempre protegeste com o Teu manto os Romanos Pontífices,
nós de coração cheio de amor pelo Vosso Filho Jesus Cristo Nosso Senhor,
vos rogamos que por Vossa intercessão protejais e concedeis o merecido repouso
ao nosso amadíssimo sucessor de Pedro e Vigário do Vosso Filho na terra, Bento,
no período de férias que ora inicia.

Querida Mãe,
Ajudai vos suplicamos, o Santo Padre a carregar o peso da enormíssima responsabilidade que recai sobre os seu ombros, para que nos continue a guiar na firmeza da Fé e no amor à Santíssima Trindade e à Igreja fundada pela Sua Segunda Pessoa, Aquele que imaculada e carinhosamente trouxeste no Vosso ventre.

Assim seja!

Lisboa, 7 de Julho de 2010

JPR

Beato Duns Scoto, tema da audiência geral


Bento XVI parte nesta quarta-feira à tarde para Castelgandolfo, para o repouso do verão. De manhã, na Aula Paulo VI, no Vaticano, o Santo Padre presidiu ainda à audiência geral, com elevado número de peregrinos. O Beato Duns Escoto, teólogo franciscano do século XIV, foi o tema da sua catequese.

Eis as suas palavras em português:

Queridos irmãos e irmãs,

Dotado de uma inteligência brilhante inclinada à especulação, que lhe valeu o título de “Doutor subtil”, o Beato João Duns Escoto pode ter a sua vida resumida nas palavras duma antiga inscrição que se encontra na sua tumba: “A Inglaterra o acolheu; a França o instruiu; Colónia, na Alemanha, conserva os seus restos; na Escócia ele nasceu”. Atraído pelo carisma de São Francisco de Assis, ingressou na Ordem dos Frades Menores, caracterizando a sua vida e pensamento por um forte cristocentrismo, pela defesa da Imaculada Conceição de Maria e por um profundo amor ao Papa. Sobre o Filho de Deus, alegava que este se teria encarnado mesmo sem que a humanidade tivesse pecado, uma vez que a Encarnação estaria projectada desde a eternidade por Deus Pai no seu plano amoroso. De facto, esse amor imenso de Deus se revelaria na Paixão salvífica de Cristo e na Eucaristia, da qual Duns Escoto afirmava ser o sacramento da Unidade e da Comunhão que leva a nos amar uns aos outros e amar a Deus como Sumo Bem comum. Seguindo o sensus fidei do Povo de Deus desenvolveu o tema da “redenção preventiva” segundo o qual a Imaculada Conceição representa a obra-prima da redenção operada por Cristo, ao preservar Maria da mancha do pecado original. Morreu ainda jovem, com fama de santidade, legando um número relevante de obras.

Uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, com votos de que sejais sobre esta terra testemunhas do Amor de Cristo, consolidando a fé que professais através da visita às tumbas dos Apóstolos Pedro e Paulo. Que Deus vos abençoe!

(Fonte: site Radio Vaticana)

S. Josemaría nesta data em 1935


Álvaro del Portillo, estudante de engenharia, pede a admissão no Opus Dei. Quando em 1975, vier a falecer Mons. Escrivá de Balaguer, será o seu primeiro sucessor à frente do Opus Dei. Numa carta de 18 de Maio de 1940, quando Álvaro tinha 26 anos, o fundador escreve-lhe: Saxum!: que claro vejo o caminho – longo – que tens de percorrer! Claro e cheio como um campo coalhado de espigas. Bendita fecundidade de apóstolo, mais bela que todas as belezas da terra!”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Roma celebra os Santos protomártires (vídeos com versão em espanhol e inglês)

Bispos repudiam liberalização do aborto em Espanha - Nova lei é imoral

A Conferência Episcopal Espanhola deu a conhecer uma declaração perante a entrada em vigor da nova lei do aborto na qual os bispos recordam que esta norma é "objectivamente incompatível com a recta consciência moral – em particular, a católica – já que, desde o ponto de vista ético, piora a legislação vigente".

Na declaração os prelados explicam que esta piora apoia-se nos seguintes motivos: "primeiro, e sobre tudo, porque considera a eliminação da vida dos que vão nascer como um direito da gestante durante as primeiras catorze semanas da gravidez, deixando virtualmente desprotegidas algumas dessas vidas humanas, precisamente no período em que se produz a grande maioria dos abortos".

Em segundo lugar, prossegue o texto, "porque estabelece um conceito de saúde tão ambíguo que equivale à introdução das chamadas indicações social e eugénica como justificação legal do aborto. Em terceiro lugar, porque impõe no sistema educativo obrigatório a ideologia abortista e ‘de género’".

Os bispos recordam que "estes e outros motivos foram explicados pela Comissão Permanente da Conferência Episcopal na sua Declaração de 17 de Junho de 2009, que a Assembleia Plenária fez expressamente sua no comunicado final de 27 de Novembro de 2009.

Os prelados concluem a declaração indicando que "falamos precisamente a favor daqueles quem têm direito a nascer e a serem acolhidos por seus pais com amor; falamos a favor das mães, que têm direito a receber o apoio social e estatal necessário para evitar converter-se em vítimas do aborto; falamos em favor da liberdade dos pais e das escolas que colaboram com eles para dar a seus filhos uma formação afectiva e sexual de acordo com umas convicções morais que os preparem de verdade para serem pais e acolherem o dom da vida; falamos a favor de uma sociedade que tem direito a contar com leis justas que não confundam a injustiça com o direito".

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Tema para reflexão - Simplicidade Apostólica

Repara: os apóstolos, com todas as suas misérias patentes e inegáveis, eram sinceros, simples..., transparentes.
Tu também tens misérias patentes e inegáveis. - Oxalá não te falte simplicidade.

(S. JOSEMARIA, Caminho, 932)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Isaac de l'Étoile (?-c. 1171), monge cistercense
Sermão 35 (a partir da trad. SC 202, p.259)

Enviado às ovelhas perdidas


Cristo veio buscar a única ovelha que se tinha perdido (Mt 18, 12). Foi por ela que o Bom Pastor foi enviado no tempo, Ele que estava prometido desde sempre; foi por ela que nasceu e foi dado. Ela é única, escolhida entre os judeus e as nações [...], escolhida entre todas as nações, única no mistério, múltipla nas pessoas, múltipla pelo corpo segundo a natureza, única pelo espírito segundo a graça, em suma, uma única ovelha e uma multidão sem conta. Foi por isso que Aquele que veio buscar a única ovelha foi enviado «às ovelhas perdidas da casa de Israel» (Mt 15, 24). [...] Ora, aquilo que o Pastor reconhece como seu «ninguém Lhe pode arrancar das mãos» (Jo 10, 28). Porque não se pode forçar o poder, enganar a sabedoria, destruir a caridade.

É por isso que Ele fala com segurança, quando diz: «Daqueles que Me deste, Pai, não perdi nenhum» (Jo 17, 12). [...] E Ele foi enviado como verdade para os que andavam enganados, como caminho para os que andavam perdidos, como vida para os que estavam mortos, como sabedoria para os que eram loucos, como remédio para os doentes, como resgate para os cativos e como alimento para aqueles que morriam de fome. Pode dizer-se portanto que, na pessoa de todos estes, Ele foi enviado «às ovelhas perdidas da casa de Israel», para que elas não se perdessem para sempre.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 7 de Julho de 2010

São Mateus 10,1-7

1 Tendo convocado os Seus doze discípulos, Jesus deu-lhes poder de expulsar os espíritos imundos e de curar toda a doença e toda a enfermidade.2 Os nomes dos doze apóstolos são: O primeiro Simão, chamado Pedro, depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu e Tadeu;4 Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou.5 A estes doze enviou Jesus, depois de lhes ter dado as instruções seguintes: «Não vades à terra dos gentios, nem entreis nas cidades dos samaritanos:6 ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel.