Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

J.S. Bach - Cantata BWV 147: "Jesu bleibet meine Freude"

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1932

No verso de uma estampa da Virgem Maria escreve: “A santidade «grande» consiste em cumprir os «pequenos» deveres de cada instante”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Nossa Senhora de San Nicolás na Argentina

Autor do golo da Espanha na final do Campeonato do Mundo prometeu percorrer o Caminho de Santiago

O jogador de futebol Andrés Iniesta, autor do golo com o qual a selecção da Espanha conseguiu seu primeiro título mundial, tem uma promessa a cumprir: Converter-se em peregrino e percorrer o Caminho de Santiago de Compostela.

Conforme informou o diário desportivo espanhol Marca, meses antes do Campeonato Mundial da África do Sul 2010, os integrantes da selecção espanhola entregaram a este meio de comunicação em um envelope fechado a promessa que cumpririam caso alcançassem o título mundial.

A Marca abriu os envelopes depois do histórico triunfo do Domingo e junto às descabeladas promessas de alguns jogadores de futebol, Iniesta, Fernando Torres e Carlos Marchena ofereceram ir a pé até à Catedral de Santiago de Compostela, onde repousam os restos do Apóstolo São Tiago o Maior.

Iniesta revelou sua promessa numa entrevista anterior ao Mundial. Em declarações ao Canal Plus Liga disse que faria o caminho de Santiago "seja como for... eu o fá-lo-ei!". Na mesma ocasião, o jogador Sergio Busquets manifestou o mesmo desejo.

Hoje os meios de informação espanhóis recordaram a promessa de Iniesta e embora não se saiba qual itinerário seguirá nem quando o percorrerá, algumas pessoas apostam que muitos peregrinos estariam felizes e dispostos a compartilhar a experiência com o avançado central do Barcelona, clube do qual é jogador.

O Caminho de Santiago é um percurso percorrido por peregrinos procedentes de Espanha e de toda a Europa para chegar à cidade de Santiago de Compostela, onde se veneram as relíquias do apóstolo São Tiago o Maior. Este ano, Compostela receberá a 6 de Novembro a visita do Papa Bento XVI com ocasião do Ano Santo Compostelano 2010 que se celebra cada vez que o dia 25 de Julho, data em que a Igreja celebra a memória de São Tiago Apóstolo, é Domingo. O próximo será no ano 2021.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

O novo arcebispo de Los Angeles fala da sua vocação


O arcebispo José Gómez, reconhecido em 2005 pela revista Time como um dos 25 hispânicos de maior influência nos Estados Unidos, ganhador do prémio “Bom Pastor” em 2003 até pouco tempo arcebispo de San Antonio, foi nomeado recentemente arcebispo auxiliar de Los Angeles, Estado Unidos. D. Gómez nasceu em Monterrey, México no dia 26 de Dezembro de 1951 e descobriu a sua vocação para o sacerdócio ainda muito jovem.

“Por circunstâncias familiares quando já comecei a pensar mais seriamente foi quando terminei a escola secundária. Aí senti que Deus me chamava ao sacerdócio. Porém, decidi esperar até que terminei a universidade, porém eu creio que o ponto-chave da minha vocação sacerdotal foi quando terminando a escola secundária decidi ir à missa todos os dias, pensei que se eu era católico devia levar minha fé a sério”.

O arcebispo José Gómez, apesar dos obstáculos familiares e medos pessoais que precederam a sua ordenação, recorda este dia com grande alegria e satisfação, para ele e sua família:

“Então no fim, apesar dos pequenos contrastes, pois não estavam muito convencidos, foi a maior alegria que Deus nosso Senhor lhes concedeu e a maior bênção que Ele me concedeu”.

Desde então Dom Gómez é um dos sacerdotes mais activos dos Estados Unidos e teve um lugar fundamental no trabalho com as comunidades hispânicas do país. Em 2007 saiu em uma lista da CNN sobre “Hispânicos Notáveis”, por ocasião do “Mês da Herança Hispânica” é Membro Fundador da Associação Católica de Líderes Latinos (C.A.L.L), entre outros importantes cargos. Segundo relata o próprio, os hispânicos são uma “bênção” para os Estados Unidos, para a Igreja, e para ele enquanto bispo. “Os hispânicos e latinos - afirma, são pessoas de fé com profundas tradições culturais baseadas nos fundamentos da fé, a qual, é uma novidade na igreja dos Estados Unidos”.

(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Tema para reflexão - Virtude da Mansidão

Mansos quer dizer, os que sofrem com paciência as perseguições injustas; os que nas adversidades mantêm o ânimo sereno, humilde e firme, e não se deixam levar pela ira ou pelo abatimento. A virtude da mansidão é muito necessária para a vida cristã. Normalmente as frequentes manifestações externas de irritabilidade procedem da falta de humildade e paz interior.

(Definição de Mansidão, compilação por AMA)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, Doutora da Igreja
Oração para alcançar a humildade, Oração nº 20

«Tomai sobre vós o Meu jugo»

Oh Jesus, quando fostes viajante neste mundo, dissestes: aprendei de Mim, que «sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito». Oh poderoso monarca dos céus, sim, a minha alma encontra descanso ao ver-Vos, revestido com a forma e a natureza do escravo (Fil 2, 7), abaixar-Vos a ponto de lavardes os pés aos apóstolos. Recordo-me então das palavras que proferistes para me ensinar a praticar a humildade: «Dei-vos o exemplo, para que façais como Eu fiz. Se compreenderdes isto, sereis felizes se o praticardes» (Jo 13, 15-17). Compreendo-as, Senhor, estas palavras saídas do Vosso coração manso e humilde, e desejo praticá-las, com o auxílio da Vossa graça.

Desejo abaixar-me humildemente e submeter a minha vontade à das minhas irmãs, em nada as contrariando, sem verificar se têm o direito de mandar em mim. Ninguém tinha o direito de mandar em Vós, meu Bem-Amado, e contudo Vós obedecestes, não apenas à Santíssima Virgem e a São José, mas também aos Vossos carrascos. Agora, é na hóstia que Vos vejo assumir o cúmulo do Vosso aniquilamento. Que humildade a Vossa, oh Divino Rei da Glória! [...] Oh meu Bem-Amado, sob o véu da branca hóstia, que manso e humilde de coração Vos mostrais! [...] Oh Jesus, manso e humilde de coração, tornai o meu coração semelhante ao Vosso!

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 15 de Julho de 2010

São Mateus 11,28-30

28 O «Vinde a Mim todos os que estais fatigados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.29 Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas.30 Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo leve».