Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Elias, profeta, séc. IX a.C.

O profeta Elias nasceu em Tisbé e foi contemporâneo do rei Acab e da rainha Jezabel. E morreu depois deles, julgando-se que ainda vivia no ano 850 antes de Cristo. Mas pouco mais se sabe. A sua memória perdurou como a de um homem de Deus.

«Então surgiu um profeta como um fogo cujas palavras era um forno aceso» (Ecle. 48,1). O profeta é Elias. A Ordem do Carmo reconhece-o como seu pai e inspirador espiritual. Na verdade o primeiro grupo de Carmelitas ao fixar-se no Monte Carmelo escolheu viver no lugar junto à fonte de Elias. Este lugar forneceu o nome ao grupo – Carmelitas – e marcou profundamente o seu carisma. Elias, porém não foi um legislador ou organizador, não foi um chefe com inclinações para estruturar fosse o que fosse. Não escreveu nada sobre oração, não o vemos a passar longas horas em oração (embora certamente as tenha passado). Porém, o seu amor aos lugares solitários fez com que os habitasse e os enchesse de sentido com a sua presença de homem de Deus. No Carmelo um homem de Deus – Elias –, viveu apenas para Deus porque a única ocupação que vale a pena é contemplar a beleza de Deus.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Cântico Ortodoxo Russo e Mosteiros

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1947

Em Molinoviejo, Espanha, num momento de descanso durante um curso de Verão com universitários. Na Forja escreve: “Hás-de procurar que, onde estiveres, haja esse «bom humor» – essa alegria – que é fruto da vida interior”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Escultura de Bento XVI em Santiago de Compostela como homenagem e agradecimento pela sua visita

O Papa Bento XVI terá uma escultura de bronze como homenagem e agradecimento por sua visita a Santiago da Compostela, por ocasião do Ano Santo Compostelano em Novembro deste ano, conforme assinala Cândido Pazos, um dos escultores do estúdio Pazos Ulla, uma das entidades promotora da ideia.

Conforme assinala a agência EFE, a figura de bronze terá uma altura de 2,5 metros, e seu custo será de 98 mil euros que serão reunidos com a contribuição daqueles que desejem colaborar com sua realização. Para isso abrir-se-á uma conta em que tanto empresas como cidadãos poderão fazer sua contribuição, com o objectivo de que não seja "uma imagem posta pelas instituições", assegurou Juan Covas, presidente do Aeroclube de Santiago.

O limite de depósitos na conta será de 100 mil euros e "o que ultrapasse esse limite o passaremos à administração económica de Santiago", asseguro Cândido Pazos.

"O projecto é instalá-la nas proximidades da Porta da Europa", tal como explicou Pazos, "para que na entrada dos peregrinos a Compostela possam situar-se ao lado do Santo Padre".

Os projectos e a maqueta já estão prontos e só falta começar com sua construção, assinalou Pazos, que insistiu que o objectivo é que "já esteja pronta no dia 6 de Novembro", dia da visita do Papa. A iniciativa também tem o apoio do Instituto Padre Sarmiento, da Câmara de comércio do Santiago e do Aeroclube.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

TU, AMAS-ME?

Tu, amas-me?
Perguntas-me Tu, Senhor.
E eu baixo a cabeça,
e cheio de amor
respondo-Te:
Não Te sei responder, Senhor.

Tu, amas-me?
Repetes Tu, Senhor,
a pergunta.
E eu mais uma vez
respondo-Te envergonhado:
Não Te sei responder, Senhor.

Tu, amas-me?
Insistes Tu, Senhor,
os olhos marejados de amor.
E eu olho-Te nos olhos,
fugazmente,
e respondo-Te
humildemente:
Tu é que sabes, Senhor,
se Te amo,
verdadeiramente!

É que eu não sou Pedro,
Senhor,
sou mais pobre,
e bem mais fraco,
cheio de dúvidas,
e incertezas,
na constância do meu amor.

E, Senhor,
se me vais perguntar tantas vezes,
quantas foram as que Te neguei,
temo, meu Senhor e meu Deus,
que não cheguem todos os dias
da vida que Te entreguei.

Ah, Senhor,
Mas uma certeza eu tenho:
que Tu me amas,
com eterno amor.

Ah, Senhor,
Tu conheces-me,
o meu ser todo inteiro,
(como eu não me conheço),
por isso só Tu podes saber,
se o meu amor por Ti,
é puro e verdadeiro.

É que eu julgo que Te amo,
com todas as minhas forças,
mas também tenho a certeza,
que este amor que Te tenho,
é muitas vezes…
interesseiro.

Amar-Te com todo o meu ser
viver para Ti e por Ti,
ser-Te em todos os actos,
mostrar-Te no meu viver,
é para mim um desejo,
um sonho, uma vontade,
que eu tento perseguir
hoje e sempre,
e no porvir.

Mas, Senhor,
eu sou tão fraco,
tão pobre e pequenino,
que apenas Te posso amar,
com um amor verdadeiro,
se me deres do Teu amor,
(mais rico que o ouro fino),
confirmando a Tua Palavra,
que Tu me amaste…
primeiro.

Monte Real, 15 de Julho de 2010

Joaquim Mexia Alves
http://queeaverdade.blogspot.com/2010/07/tu-amas-me.html

Tema para reflexão - Liberdade cristã

A árvore da ciência do bem e do mal evoca simbolicamente o limite insuperável que o homem, enquanto criatura, deve reconhecer e respeitar. O homem depende do Criador e encontra-se sujeito às leis em que se baseou o Criador para constituir a ordem do mundo criado por Ele (...) e, por conseguinte também se encontra suajeito ás normas morais que regulam o uso da liberdade.

(JOÃO PAULO II, Audiência Geral, 1886.09.03)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São [Padre] Pio de Pietrelcina (1887-1968), capucinho
GC, 21; AdFP,563; GC, 24 (a partir da trad. Une Pensée, Médiaspaul 1991, p. 50)

«Todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai que está no Céu, esse é que é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe»

Maria, a Mãe de Jesus, sabia bem que seria através da morte do seu Filho que a Redenção se deveria completar; e, no entanto, também ela chorou e sofreu, e quanto!

Se o Senhor Se vos manifestar, dai-Lhe graças; e se Ele Se esconder, fazei o mesmo; tudo isso é um jogo de amor. Que a Virgem Maria, na sua bondade, continue a alcançar-vos, da parte do Senhor, a graça de suportar sem vacilar as numerosas provas de amor que Ele vos dá. Desejo que chegueis ao ponto de morrer com Ele na cruz e que, com Ele, possais gritar: «Tudo está consumado».

Que Maria transforme em alegria todos os sofrimentos da tua vida.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 20 de Julho de 2010

São Mateus 12,46-50

46 Estando Ele ainda a falar ao povo, eis que Sua mãe e Seus irmãos se achavam fora, desejando falar-Lhe.47 Alguém disse-Lhe: «Tua mãe e Teus irmãos estão ali fora e desejam falar-Te».48 Ele, porém, respondeu ao que falava: «Quem é a Minha mãe e quem são os Meus irmãos?»49 E, estendendo a mão para os Seus discípulos, disse: «Eis Minha mãe e Meus irmãos.50 Porque todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai que está nos céus, esse é Meu irmão e Minha irmã e Minha mãe».