Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 25 de julho de 2010

Mitsuko Uchida, Schumann / Kreisleriana

D. Javier Echevarría em Cañete, como São Josemaría



Seguindo as pegadas de São Josemaría no Peru, o Prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, esteve em Cañete a 13 de Julho, no mesmo dia em que o Fundador do Opus Dei aí esteve também, passados 36 anos. Centenas de famílias receberam-no com muito afecto, no Santuário da Mãe do Amor Formoso, e reuniu-se com elas num encontro familiar sobre recordações, perguntas e respostas.

O Prelado do Opus Dei fez referência à imagem da Virgem Maria que presidia à reunião e que fora uma oferta de São Josemaria a Cañete. Lembrou: “Estava presente quando o artista ia fazendo esta imagem de Nossa Senhora. São Josemaria estava então muito presente. Fazia a sua oração acompanhando o artista porque procurava converter tudo em oração. Dizia-lhe: fá-la muito bonita, muito bonita, e fá-la muito peruana, muito peruana!”

Um filho com paralisia cerebral
Angélica Padilla contou que um dos seus cinco filhos tem paralisia cerebral. O Prelado do Opus Dei respondeu-lhe que a dor é uma carícia de Deus, e ela não está ausente na vida das mulheres e dos homens. Lembrou o que dizia São Josemaria, que “só a partir da cruz se podem amar todas as almas”, e acrescentou: “Tendes um tesouro em casa, e os pais dos doentes são o tesouro da Igreja”.

As coisas pequenas no trabalho

Ernesto Alarcón, chefe do pessoal de limpeza do Instituto Valle Grande, fez uma pergunta sobre como cuidar as coisas pequenas no trabalho. D. Javier Echevarría falou-lhe da santificação do trabalho e da importância de cuidar das coisas pequenas por amor de Deus.

“Tu és uma testemunha daquilo que São Josemaria repetiu durante toda a vida: que não há profissões que não sejam importantes, e a tua tem muita categoria, porque consegues com a tua dedicação, com o amor a Deus que pões ao olhar com atenção todos os recantos, ao saber que produtos limpam os vários tipos de nódoas, tu sabes deixar a brilhar estes espaços para que as pessoas perguntem por que se esmera tanto, e se lhes pode dizer: porque há pessoas que fazem as suas tarefas com amor a Deus”, disse-lhe D. Javier Echevarría.

Entrega das Chaves da Cidade

O alcaide da província de Cañete, o Eng. António Espinoza, fez-lhe a entrega da Deliberação do Município pela qual lhe foi atribuído o título honorífico de “Visitante Ilustre da província de Cañete”, e também das “Chaves da Cidade”, realçando o trabalho que há mais de 40 anos o Opus Dei vem promovendo em Cañete.

D. Javier Echevarría recordou os começos do trabalho apostólico na Prelatura de Yauyos, Cañete e Huarochirí: “Para aqui vieram os primeiros sacerdotes acompanhados de D. Ignacio de Orbegozo, e posso assegurar-vos que ele amava com loucura esta terra. Passou por Cañete, por Yauyos, por Huarochirí e andava por essas terras, montado muitas vezes numa mula, outras vezes andando a pé e rezando sempre, pelas pessoas que viviam aí há mais de cinquenta anos e também por vós”, recordou.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Comentando o Evangelho do dia Bento XVI fala do “Pai Nosso”, e pede á Virgem Maria que nos ajude a redescobrir a beleza e a profundidade da oração


Vídeo em espanhol

Nas palavras dirigidas aos milhares de pessoas congregadas neste domingo ao meio dia no pátio interno do palácio apostólico de Castelgandolfo para a recitação do Angelus, o Papa Bento XVI comentou o Evangelho do dia que nos apresenta Jesus recolhido em oração, um pouco isolado dos seus discípulos. Quando terminou um deles disse-lhe: Senhor, ensina-nos a orar. Jesus não fez objecções, não falou de formulas estranhas ou exotéricas, mas com muita simplicidade disse: “Quando orardes, dizei: Pai… e – salientou Bento XVI – ensinou o Pai Nosso.

O Papa recordou que o Evangelista Lucas transmite-nos o Pai Nosso numa forma mais breve em relação aquela do Evangelho de São Mateus que entrou no uso comum.

Encontramo-nos perante as primeiras palavras da Sagrada Escritura que aprendemos desde meninos. Elas imprimem-se na memoria, plasmam a nossa vida, acompanham-nos até ao último respiro. Desvelam que nós não somos ainda de maneira completa filhos de Deus, mas devemos sê-lo e cada vez mais, mediante uma nossa comunhão com Jesus cada vez mais profunda.

Esta oração - acrescentou depois o Papa acolhe e exprime também as necessidades humanas materiais e espirituais. E precisamente por causa das necessidade e das dificuldades de cada dia, Jesus exorta com força “pedi e dar-vos - ão. Procurai e achareis. Batei e hão-de abrir-vos”.

Não é um pedir para satisfazer a própria vontade, quanto sobretudo manter viva esta amizade com Deus o qual – diz sempre o Evangelho – dará o Espírito àqueles que Lh’o pedem”.

Bento XVI recordou que neste Domingo ocorre a festa do Apostolo São Tiago, que deixou o pai e o trabalho de pescador para seguir Jesus e por Ele deu a vida, o primeiro entre os Apóstolos. E de coração dirigiu um pensamento especial aos peregrinos que acorrerem numerosos a Santiago de Compostela, pedindo á Virgem Maria que nos ajude a redescobrir a beleza e a profundidade da oração cristã.

Não faltou nesta domingo uma saudação do Papa em língua portuguesa:

Saúdo também os peregrinos de língua portuguesa, especialmente o grupo de brasileiros vindos da diocese de Blumenau. Agradecido pela amizade e orações, sobre todos invoco os dons do Espírito Santo para serem verdadeiras testemunhas de Cristo no meio das respectivas famílias e comunidades que de coração abençoo.

Depois da recitação do Angelus Bento XVI manifestou profunda dor pela tragédia de Duisburg, onde morreram 19 pessoas. “Recordo na oração os jovens que perderam a vida – disse o Papa.

(Fonte: site Radio Vaticana)

S. Josemaría nesta data em 1974

Durante um encontro no Peru, tira o terço do bolso, mostra-o aos assistentes e beija as medalhas. Em 1932, tinha escrito: “Ao rezar o Terço (…) contemplo os mistérios da vida, paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, tomando parte activa nas acções, e acontecimentos, como testemunha e criado e acompanhante de Jesus, Maria e José”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Tema para breve reflexão - Virtudes

Se a virtude tivesse de ser imediatamente recompensada com um favor temporal, a virtude seria um bom negócio, a abstenção do pecado, um hábil empréstimo. Seria o fim de toda a moralidade: procuraríamos o bem-estar, nunca amaríamos o bem.

(Georges Chevrot, Jesus e a Samaritana, Éfeso, 1956, pg. 77)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Botafumeiro - Catedral de Santiago de Compostela

SANTIAGO DE COMPOSTELA XACOBEO 2010 ANO COMPOSTELANO

Gregoriano - Nothing else matters - gravado no interior da Catedral de Santiago de Compostela

Crónica do Vaticano

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

S. Tiago Apóstolo, filho de Zebedeu

[…] Comecemos com o Santo de amanhã, o apóstolo São Tiago, irmão de João, que foi o primeiro mártir entre os apóstolos. Era um dos três mais próximos do Senhor e participou tanto na Transfiguração no Monte Tabor com a sua beleza, na qual sobressaía o esplendor da divindade do Senhor como na angústia, na ansiedade do Senhor no Monte das Oliveiras, e assim viu também que o Filho de Deus, para carregar o peso do mundo, experimentou todo o nosso sofrimento e é solidário connosco. Sabeis que as relíquias de São Tiago se veneram no célebre santuário de Compostela, na Galiza, meta de numerosas peregrinações de todas as partes da Europa. A 11 de Julho passado celebrou-se São Bento, outro grande Padroeiro do "velho continente", e como sabeis, meu padroeiro desde quando fui eleito para o ministério de Pedro. Olhando para estes Santos, torna-se espontâneo deter-se a reflectir, precisamente neste momento histórico com todos os seus problemas, sobre a contribuição que o cristianismo deu e continua a oferecer à construção da Europa.

Gostaria de o fazer voltando com o pensamento à peregrinação que o meu amado Predecessor, o Servo de Deus João Paulo II fez, em 1982, a Santiago de Compostela, onde realizou um célebre "Acto europeísta", durante o qual pronunciou estas memoráveis palavras, de grandíssima actualidade, que agora repito: "Eu, Bispo de Roma e Pastor da Igreja universal, dirijo-te de Santiago, ó velha Europa, um grito cheio de amor; volta a ti mesma; sê tu mesma! Reaviva as tuas raízes. Revive aqueles valores autênticos que tornaram a tua história gloriosa e a tua presença entre os continentes benéfica" (Insegnamenti, vol. V/3, 1982, pág. 1269). João Paulo II lançou então o projecto de uma Europa consciente da própria unidade espiritual baseada no fundamento dos valores cristãos. Ele voltou sobre este tema por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 1989, que teve lugar precisamente em Santiago de Compostela. Desejou uma Europa sem fronteiras, que não renegasse as raízes cristãs sobre as quais surgiu e não renunciasse ao autêntico humanismo do Evangelho de Cristo! (cf. Insegnamenti, vol. XII/2, 1989, pág. 328). Como permanece Les Combes 24 de Julho de 2005 actual este seu apelo, à luz dos recentes acontecimentos do continente europeu!

Bento XVI – excerto Angelus do dia 24 de Julho de 2005 em Le Combres

São Tiago Maior

Tiago (o Maior), filho de Zebedeu e de Salomé, era irmão do evangelista São João. Seu pai estava presente quando os dois irmãos, dentro de em um barco no lago de Genesaré, receberam o pedido de Jesus para O acompanharem: “eles, abandonaram o barco e seu pai e seguiram-nO,” demonstrando vontade decidida e índole forte. Talvez por isso, receberam de Jesus o apelido de “filhos do trovão”.

Como os outros discípulos, Tiago foi perseguido pelas autoridades judaicas e preso. No seu cárcere, sofreu todo tipo de tortura e flagelo. Mesmo assim, sentia muito orgulho de estar sendo torturado por amor a Jesus.

Segundo uma tradição, o apóstolo Tiago teria sido o primeiro evangelizador da Espanha e as suas relíquias teriam sido levadas para Compostela, uma das metas mais procuradas pelos peregrinos na Europa.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

CONGAUDEANT CATHOLICI - Codex Calixtinus (S. XII)



Congaudeant catholici,
letentur cives celici,
die ista.

Clerus pulcris carminibus
studeat atque cantibus,
die ista.

Hec est dies laudabilis,
divina luce nobilis,
die ista.

Qua Iacobus palacia
ascendit ad celestia,
die ista.

Vincens Herodis gladium
accepit vite bravium,
die ista.

Ergo carenti termino
Benedicamus Domino,
die ista.

Magno patri familias
solvamus laudis gracias,
die ista.