Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bento XVI destaca riqueza religiosa, espiritual, humana e social dos avós

O Núncio Apostólico na Espanha, D. Renzo Fratini, enviou em nome do Santo Padre uma mensagem com a bênção pontifícia aos participantes no Dia dos Avós 2010, que este ano cumpriu a sua décima segunda edição.

A mensagem está dirigida ao presidente do grupo Mensageiros da Paz, Padre Ángel García, e aos organizadores e membros da "Idade Dourada" que com ocasião da celebração de São Joaquim e Santa Ana, neste 26 de Julho, celebram o Dia dos Avós.

"O Santo Padre, apreciando a riqueza religiosa, espiritual, humana e social dos avós, une-se com agrado a este gesto de carinho e gratidão para com eles e anima-os a perseverar na fé, dando sentido com a luz de Cristo o Senhor, a todos os momentos de suas vidas", afirma a mensagem.

Do mesmo modo, pede "ao Senhor que os assista com sua providência e misericórdia – prossegue a mensagem pontifícia – e implorando o amparo dos santos avós Joaquim e Ana, e de sua Filha a gloriosa Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo Nosso Senhor, o Santo Padre vos concede com afecto a implorada bênção apostólica que estende com agrado aos seus filhos, netos e a quantos participam da celebração".

(Fonte: ‘ACI Digital’)

11ª Peregrinação Nacional dos Avós a Fátima - “Maria, a ti confiamos os nossos filhos e netos”

Pela 11ª vez consecutiva, sempre no dia da Festa Litúrgica de S. Joaquim de Santa Ana, pais de Maria e avós e Jesus, o Santuário de Fátima tomou a iniciativa de convidar avós e netos para um momento de oração e convívio, que pretende ser de louvor a Deus e de homenagem aos avós.

Após o acolhimento, na tarde de ontem, na Casa de Nossa Senhora das Dores, e de a recitação do Rosário, à noite, ter tido como intenção especial a oração pelos avós e pelos netos, o grande momento da peregrinação teve lugar esta manhã com a celebração da eucaristia, na Igreja da Santíssima Trindade.

Centenas de avós, alguns acompanhados pelos netos, outros trazidos pelos seus filhos ou mesmo pelos seus netos, participaram na missa que lhe era especialmente dedicada.

No início, o Reitor do Santuário, Padre Virgílio Antunes, que presidiu à celebração, destacou a importância desta festa litúrgica que a Igreja celebra a 26 de Julho: “Recordamos o carinho, a dedicação com que Deus cuida de nós através de outras pessoas, neste caso em particular através dos avós”.

Durante a homilia, ao reiterar que a família é a “célula base da sociedade”, o Padre Virgílio Antunes sublinhou que a Igreja valoriza a Família por ser “o lugar onde se faz a educação da fé” e onde os mais novos são também primeiramente “educados para os valores”.

Reconhecendo que na actualidade é mais difícil o papel dos avós, o sacerdote destaca na acção destes a formação dos netos para “o acolhimento, a proximidade, o amor, a transmissão de valores, a entreajuda aos mais frágeis e necessitados”.

No final da missa, os avós consagram-se a Nossa Senhora confiando-lhe os seus filhos e os seus netos.

A uma só voz, a que se juntaram outras, os avós rezaram a oração distribuída no início da celebração, oferecida pelo Santuário a todos os participantes como lembrança deste Dia dos Avós:

“Ó Mãe da Esperança, trazemos no coração os nossos filhos e netos. Desejamos para eles a vida, a paz, a alegria, a felicidade”.

“Queremos continuar a propor a fé, com audácia e sem respeitos humanos. Queremos ser força de elevação para o Alto, para Deus. Queremos ser elo a unir a todos no seio das nossas famílias! Queremos ser memória viva para que todos os nossos filhos e netos descubram as suas raízes e as acarinhem”.

Boletim Informativo do Santuário de Fátima – 26 de Julho de 2010/15:30

W.A. Mozart. 'In diesen heil'gen Hallen'. Sarastro: Kurt Moll

Sacerdotes de Fafe manifestam apoio a D. Jorge Ortiga

Arcebispo de Braga recebeu padres do Arciprestado após onda de contestação perante alterações nas paróquias

Os padres do Arciprestado de Fafe deslocaram-se esta segunda-feira aos serviços centrais da Arquidiocese de Braga para um “acto de solidariedade” com D. Jorge Ortiga, Arcebispo local.

O prelado tem sido alvo de contestação por alguns fiéis da paróquia de Santa Eulália de Fafe, após ter dispensado o actual pároco, Pe. José Peixoto Lopes.

Segundo comunicado divulgado pela Diocese, os padres de Fafe lamentaram “os contornos e proporção que toda a situação atingiu” nessa paróquia.

Ao Arcebispo de Braga, os sacerdotes asseguraram que “tudo farão para que, a breve termo, se retome a devida normalidade”.

O Pe. José Peixoto Lopes, que contesta a decisão de D. Jorge Ortiga, vai abandonar a paróquia de Santa Eulália de Fafe em finais de Agosto, sendo substituído por uma equipa constituída pelo Pe. João Fernando Araújo e o Pe. Paulo Jorge Brás de Sá.

O comunicado afirma que o Pe. José Peixoto Lopes “está empenhado em preparar os fiéis da paróquia de Sta. Eulália de Fafe para acolherem os novos párocos num ambiente de serenidade e de paz”.

No documento assinala-se ainda a “ausência de dois sacerdotes”, destacando que a mesma foi “devidamente justificada, comungando eles dos mesmos sentimentos dos restantes sacerdotes”.

Os presentes manifestaram um “voto de apoio” ao Cón. Valdemar Gonçalves, vigário-geral, que também foi alvo de críticas neste processo.

“O Sr. Cónego Valdemar sempre se dedicou de alma e coração ao povo da cidade de Fafe”, pode ler-se.

O mesmo voto se estende ao Arcipreste de Fafe, Pe. José Manuel Faria Ferreira.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Bento XVI: quem reza jamais está só

Tema para breve reflexão - Virtude da castidade

Se queremos guardar a mais bela de todas as virtudes, que é a castidade, temos de saber que ela é uma rosa que somente floresce entre espinhos; e, por conseguinte, só a encontraremos, como todas as outras virtudes, numa pessoa mortificada.

(S. JOÃO MARIA VIANEY, Sermão sobre a penitência, colig. por AMA)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

S. Josemaría nesta data em 1933

Escreve uma anotação que recolherá no ponto 24 de Caminho: “Tens ambições: de saber…, de ser chefe…, de ser audaz. Muito bem. – Mas… por Cristo, por Amor”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Sagrada Família em Barcelona será Basílica após a dedicação de Bento XVI

O templo expiatório da Sagrada Família em Barcelona, converter-se-á em Basílica depois de sua dedicação ao culto a ser realizada no próximo dia 7 de Novembro em uma cerimónia presidida pelo Papa Bento XVI, à qual também assistirão os Reis da Espanha.

Em conferência de imprensa para informar sobre os detalhes da visita do Papa, o Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, explicou que o motivo da mudança de designação do templo se deve à sua especial repercussão artística e isto só pode acontecer uma vez que seja consagrado.

Apenas 7.500 pessoas poderão seguir a eucaristia no interior do templo, cuja capacidade é para 10 mil pessoas, embora esteja prevista a instalação de ecrãs gigantes e a instalação de cadeiras nos exteriores do templo para conseguir que meio milhão de pessoas participem da celebração.

O Cardeal explicou que os convites para estar no interior da obra iniciada pelo arquitecto Antonio Gaudí serão destinados a paróquias, conselhos pastorais, cúria, delegações diocesanas, mas o desejo expresso é que haja uma representação de famílias, doentes, jovens e deficientes físicos.

Procedente de Santiago de Compostela, que este ano celebra Ano Compostelano, o Papa chegará a Barcelona às 21 horas do sábado 6 de Novembro, e dirigir-se-á ao Arcebispado onde passará a noite.

Catalão, castelhano e latim

Às 9:15 a.m. horas do dia seguinte realizará um percurso em Papamóvel até o templo da Sagrada Família, onde a missa começará às 10:00 da manhã. O veículo de Bento XVI dará um passeio pelos arredores do templo para poder saudar a multidão que seguirá a celebração desde o exterior.

Na celebração, durante a qual terá lugar o rito de consagração da igreja, o Papa combinará o uso do catalão, o castelhano e o latim, como fez o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, na beatificação do Pe. Josep Tous, assinalou o Cardeal Sistach.

Ao meio-dia, será rezarado o Angelus na fachada do Presépio do templo e, posteriormente, o Santo Padre almoçará com os bispos e o séquito papal, que será constituído por uma quinzena de pessoas.

O Cardeal confirmou que o Papa visitará a Obra Benéfica Social do Menino Deus em Barcelona, onde receberá as famílias de meninos com deficiências físicas e psíquicas ou enfermidades graves.

Em concreto, ele irá à Sé do Passeio Maragall, na confluência com a Ronda Guinardó, onde se encontrava a antiga Sé do antigo Hospital do Menino Deus, cuja tarefa seguem realizando as Franciscanas do Sagrado Coração desde o final do século XIX.

"O Papa estará com estas famílias, rezará com elas e escutá-las-á", explicou o cardeal, que sublinhou que esta visita se realizará com "muita austeridade" por desejo expresso tanto do Papa como do Arcebispado, que editou 30 mil folhetos para preparar a visita.

Sonho para 2026

Além da consagração do templo, que está previsto para acolher celebrações litúrgicas periódicas uma vez dedicado, D. Sistach manifestou seu "sonho" de que as obras do projecto de Gaudí culminem em 2026 quando se cumpre o centenário da morte do arquitecto catalão.

No momento, não está prevista nenhuma reunião com o presidente do governa regional catalão, José Montilla, e o protocolo de segurança que rodeará a visita está sendo trabalhado directamente com o Ministério do Interior espanhol.

Os Reis despedir-se-ão do Papa no seu regresso a Roma no Aeroporto do Prat, sendo que os Príncipes de Astúrias o receberão à sua chegada no Aeroporto de Santiago de Compostela na véspera.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com edição adaptação de JPR)

Magnificat

Santos Joaquim e Ana, pais de Nossa Senhora

Uma tradição do segundo século afirma que os pais de Nossa Senhora, e avós de Jesus, chamavam-se Joaquim e Ana. Conforme uma lenda da Idade Média, Joaquim e Ana viviam humilhados porque não tinham filhos. Eram estéreis. Joaquim dirigiu-se então para o deserto, e ali passou, 40 dias em jejum e oração. Ao terminar os 40 dias, apareceu-lhe um anjo anunciando que teriam um filho. De facto, nasceu-lhes uma filha, à qual deram o nome de Maria.

A devoção de Santa Ana ou Sant'Ana remonta ao século VI, no Oriente. No Ocidente data de século X. A devoção a São Joaquim é mais recente.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero em Antioquia, depois Bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja
Homilias sobre São Mateus, 2-3 (a partir da trad. Véricel, L'Evangile commenté, pp. 144-145)
A parábola do fermento

O Senhor apresenta a seguir a imagem do fermento: [...] da mesma forma que este fermento transmite a sua força à massa da farinha, também vós transformareis o mundo inteiro. [...] Não levanteis objecções, dizendo: Que podemos fazer, nós que somos apenas doze, no meio de tão grande multidão? Aquilo que demonstrará o brilho do vosso poder será precisamente o facto de enfrentardes a multidão sem recuar. [...] É Cristo que dá ao fermento o poder que ele tem: Ele misturou na multidão aqueles que tinham fé n'Ele, para que comuniquemos os nossos conhecimentos uns aos outros. Não Lhe censuremos, pois, o pequeno número dos Seus discípulos, pois o poder da mensagem é enorme; e, quando a massa tiver fermentado, tornar-se-á fermento para o resto. [...]

Mas se doze homens fermentaram a terra inteira, que maus somos nós que, apesar de sermos em número considerável, não conseguimos converter os que nos rodeiam, quando tal número deveria ser suficiente para ser fermento de milhares de mundos! – Mas estes doze, dizeis vós, eram os Apóstolos! – E depois? Não estavam nas mesmas condições que nós? Não habitavam também nas cidades? Não partilhavam também o nosso destino? Não exerciam também uma profissão? Seriam anjos descidos do céu? Dizeis que eles fizeram milagres? Mas não é por isso que os admiramos. Até quando falaremos dos seus milagres para esconder a nossa preguiça? [...] – Então de onde vem a grandeza dos Apóstolos? – Do seu desprezo pelas riquezas, de seu desdém pela glória. [...] É a maneira de viver que dá o verdadeiro brilho e que faz descer a graça do Espírito Santo.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 26 de Julho de 2010

São Mateus 13,31-35

31 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: «O Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo.32 É a mais pequena de todas as sementes, mas, depois de ter crescido, é maior que todas as hortaliças e chega a tornar-se uma árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar nos seus ramos».33 Disse-lhes outra parábola: «O Reino dos Céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha até que tudo esteja fermentado».34 Todas estas coisas disse Jesus ao povo em parábolas; e não lhes falava sem parábolas,35 a fim de que se cumprisse o que estava anunciado pelo profeta, que diz: “Abrirei em parábolas a Minha boca, publicarei as coisas escondidas desde a criação do mundo”».