Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 1 de agosto de 2010

A Sociedade Cardeal Newman entrega um “bouquet espiritual” ao Papa (vídeos em espanhol e inglês)

Filarmónica de Berlim, solistas de sopro tocam o Tango

Cruz das JMJ e Ícone de Maria vão estar com os jovens em Fátima

Num momento que se pretende festivo – assim são os jovens! – a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude e o ícone de Maria “Salus Populi Romani” vão estar no Santuário de Fátima, a 14 e 15 de Agosto.

Este acolhimento no Santuário de Fátima acontece no contexto da Peregrinação da Cruz das JMJ por todas as dioceses portuguesas, uma organização do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e dos serviços diocesanos da Pastoral Juvenil.

“A vinda da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude ao nosso país não tem outra razão de ser senão proporcionar um encontro profundo, em oração, com Jesus Cristo e Maria; oferecer aos jovens das nossas comunidades o contacto e a experiência com tantos momentos de conversão à volta da mesma Cruz; acolher os jovens do mundo inteiro em nossa casa e criar uma «rampa de lançamento» da JMJ Madrid 2011 em Portugal”, explica o Padre Pablo Lima, director do DNPJ, no guião-subsidio preparado como apoio à peregrinação.

A 08 de Agosto, jovens representantes de todas as dioceses de Portugal vão participar na Eucaristia de encerramento da Peregrinação Europeia de Jovens, em Santiago de Compostela, momento em que receberão a Cruz das mãos dos jovens espanhóis. Desde esse dia até ao dia 20 do mesmo mês, em que seguirá para Lourdes/França, a Cruz percorrerá todas as dioceses portuguesas, no continente e nas ilhas.

No que respeita ao programa para Fátima, aberto à participação de todos os jovens, os das dioceses de Leiria-Fátima e Santarém acolhem, em conjunto, no Santuário, a Santa Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora que sempre a acompanha, a 14 de Agosto. No dia seguinte entregá-los-ão aos jovens da diocese de Coimbra.

De tempos a tempos, João Paulo II falava aos jovens da Cruz e da missão que através dela lhes havia confiado. “Há quinze anos, no fecho do Ano Santo da Redenção, eu vos confiei uma enorme Cruz de madeira, pedindo-vos que a carregassem pelo mundo fora como sinal do amor que o Senhor Jesus tem pela humanidade e assim proclamar a todos que somente em Cristo que morreu e ressuscitou é que há salvação e redenção. Desde então, carregada por mãos e corações generosos, a Cruz tem realizado uma longa e ininterrupta peregrinação pelos continentes, para assim demonstrar que a Cruz caminha com os jovens e os jovens caminham com a Cruz.” (Mensagem para o Dia Mundial da Juventude do ano 2000).

O actual Papa, Bento XVI, na sua mensagem aos jovens de todo o mundo, no início de 2010, recorda a importância da instituição da Jornada Mundial da Juventude, “querida pelo Venerável João Paulo II como encontro anual dos jovens crentes do mundo inteiro. Foi uma iniciativa profética que deu frutos abundantes, permitindo às novas gerações cristãs encontrar-se, pôr-se à escuta da Palavra de Deus, de descobrir a beleza da Igreja e de viver experiências fortes de fé ; que levaram muitos à decisão de entregar-se totalmente a Cristo”.

As Jornadas Mundiais da Juventude são presididas pelo Santo Padre e celebram-se de 3 em 3 anos. A próxima realizar-se-á em Madrid, Espanha, entre 16 e 21 de Agosto de 2011. O tema para este encontro mundial de jovens é: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, palavras de S. Paulo.

Percurso da Peregrinação da Cruz das JMJ em Portugal 8 a 20 de Agosto de 2010

08 de Agosto Viana / Braga
09 de Agosto Vila Real / Bragança
10 de Agosto Lamego / Porto
11 de Agosto Aveiro
12 de Agosto Viseu / Guarda
13 de Agosto Algarve
14 de Agosto Leiria-Fátima
15 de Agosto Leiria-Fátima / Santarém
16 de Agosto Coimbra / Portalegre
17 de Agosto Lisboa / Setúbal
18 de Agosto Ilhas
19 de Agosto Ilhas
20 de Agosto Beja / Évora / Partida para Lourdes (via Madrid)

Programa da passagem da Cruz da JMJ na Diocese de Leiria-Fátima - 14 e 15 de Agosto de 2010

14 de Agosto
• Acolhimento no Santuário de Fátima junto à Cruz Alta - 21h00
• Procissão até à Capelinha - 21:15
• Rosário - 21:30
• Procissão para o Altar do Recinto e canto do “Akathistos” - 22:30
• Vigília de Adoração na Basílica - 23:30

15 de Agosto
• Rosário na Capelinha das Aparições - 10:00
• Procissão para o Altar do Recinto
• Eucaristia com entrega aos jovens de Coimbra - 11:00

Mais informações: Departamento Nacional de Pastoral Juvenil: www.ecclesia.pt/pjuvenil

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa do Santuário de Fátima

Com base na informação disponibilizada pelo Serviço de Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima: http://sdpjleiria.com/wp/?p=1179

Boletim Informativo do Santuário de Fátima – 1 de Agosto de 2010/12:30

Os Santos são os que adquiriram um coração sapiente: Bento XVI, Domingo ao meio-dia, em Castelgandolfo, referindo-se ao Evangelho do dia

Os Santos são os verdadeiros sapientes, que souberam “acumular” aquilo que não se corrompe e pôr de lado o que irremediavelmente se corrompe – recordou Bento XVI, neste Domingo, ao meio-dia, em Castelgandolfo, antes da recitação do Angelus. Após as Ave Marias, o Papa congratulou-se com a entrada em vigor, precisamente neste dia, da Convenção sobre a eliminação das minas anti-pessoa que tantas vítimas tem feito, apelando aos Estados que ainda o não fizeram a subscreverem sem mais tardar esta Convenção internacional.

Comentando o Evangelho do dia, o Pontífice começou por evocar diversos santos cuja memória litúrgica ocorre nestes dias: Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (sábado, 31 de Julho); hoje, 1 de Agosto, Santo Afonso Maria de Liguori, fundador dos Redentoristas, proposto por Pio XII como padroeiro dos confessores. Nos próximos dias: Santo Eusébio, bispo do Piemonte, e o Cura d’Ars, São João Maria Vianney.

"Estes homens adquiriram um coração sapiente, acumulando o que não se corrompe e pondo de lado o que é irremediavelmente precário no tempo: o poder, a riqueza e os prazeres efémeros, Escolhendo Deus, eles possuíram todas as coisas necessárias, provando - desde a vida terrena – a eternidade."

Bento XVI observou que no Evangelho deste domingo, o ensinamento de Jesus diz precisamente respeito à verdadeira sabedoria, com a parábola do rico insensato.

"Na Bíblia o homem insensato é aquele que não dá conta, a partir da experiência das coisas visíveis, que nada dura para sempre, mas tudo passa: tanto a juventude, como a força física, as comodidades como as funções de poder. Fazer depender a própria vida de realidades assim tão passageiras é, portanto, insensatez. O homem que, pelo contrário, confia no Senhor, não teme as adversidades da vida, nem sequer a inelutável realidade da morte: é o homem que conseguiu um coração sapiente, como os Santos."

Antes da recitação da oração mariana, Bento XVI quis ainda recordar algumas ocorrências dos próximos dias: que amanhã se poderá lugar a indulgência chamada “da Porciúncula”, “o perdão de Assis”, que São Francisco obteve do Papa Honório II em 1216; na quinta-feira, 5 de Agosto, a dedicação da basílica romana de Santa Maria Maior, honrando a “Mãe de Deus”, aclamada com este título no concílio de Éfeso, em 431; e finalmente, na sexta-feira, dia 6, o aniversário da morte do Papa Paulo VI, na festa da Transfiguração do Senhor.

Foi depois da recitação do Angelus que o Papa exprimiu a sua “viva satisfação” pela entrada em vigor, neste mesmo dia, da Convenção sobre a rejeição total das minas anti-homem, que provocam, sublinhou, danos inaceitáveis nos civis.

"Penso antes de mais nas numerosas vítimas que sofreram e continuam a sofreram graves danos físicos e morais, até mesmo a perda da vida, por causa destes insidiosos instrumentos (de morte), cuja presença no terreno muitas vezes impede, por um longo período, o retorno à vida quotidiana da parte de inteiras comunidades."

O Papa exortou todos os Estados a aderirem a esta Convenção, com a qual (observou) a comunidade internacional demonstrou sabedoria, largueza de horizontes e capacidade de procurar um resultado significativo no campo do desarmamento e do direito humanitário internacional.

"Encorajo e faço votos de que se continue cada vez com maior vigor por este caminho, para a defesa da dignidade e da vida humana, para a promoção do desenvolvimento humano integral, para o estabelecimento de uma ordem internacional pacífica e para a realização do bem" comum de todas as pessoas e povos.

"Nas saudações finais, em diversas línguas, não faltou uma em português:

Queridos peregrinos de língua portuguesa: saúdo cordialmente a todos vós, de modo especial aos brasileiros de Piraquara. Que Deus manifeste sobre todos vós a Sua inesgotável bondade para que sejais renovados nos vossos bons propósitos de vida cristã. Que Deus vos abençoe!"

(Fonte: site Radio Vaticana)

"There be Dragons" estreará na Primavera de 2011 (vídeos em espanhol e inglês)

S. Josemaría nesta data em 1974

Chega ao Equador. Até ao dia 10 de Agosto não poderá ver ninguém, pois sofre do mal da altitude ou “soroche”, como lhe chamam em Quito. Alguém se lamenta que os três mil metros de altitude o tenham tratado tão mal: - “Mas eu estou a passar optimamente em Quito!” – A altura, Padre, a altura… – “É porque não sou um homem de altura. De maneira que Quito não me fez nenhuma partida. Foi Nosso Senhor, que sabe quando as faz, e brinca connosco. Olha, é o Espírito Santo que o diz: ludens coram eo omni tempore, ludens in orbe terrarum, em toda a terra está a brincar, connosco, como um pai com o seu filho pequenino”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Crónica do Vaticano

Tema para breve reflexão - Juízo divino

Os homens, abertamente muitas vezes e ocultamente sempre, sofrem os castigos divinos, conforme os seus actos, quer nesta vida quer após a morte: - aliás nenhum homem age correctamente se não for ajudado pelo auxílio divino, - e nenhum demónio ou homem age iniquamente se isso não lhe for permitido pelo mesmo justíssimo juízo divino.

(STº AGOSTINHO, A Cidade de Deus, Fund. C. Gulbenkian, Vol. III, Livro XX, Cap. I, nr. 1972)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Vaticano prepara documento sobre efeitos do aborto nas mulheres

O novo presidente da Pontifícia Academia para a Vida, D. Ignacio Carrasco da Paula, explicou que este dicastério está preparando um documento sobre a crise que gera o aborto nas mulheres a partir do estudo do "hábito de abortar" que tem feito que algumas percam a sensibilidade moral ante esta prática anti-vida e que poderia expandir-se depois da decisão de comercializar a pílula abortiva RU-486. Espera-se que este texto seja publicado no próximo ano.

Em entrevista concedida ao L’Osservatore Romano, D. Carrasco da Paula, que sucedeu no passado dia 30 de Junho ao Arcebispo Rino Fisichella, fala sobre alguns aspectos do trabalho da Pontifícia Academia para a Vida em relação a este tema.

"Consideramos que no estudo desta matéria se deve fazer uma distinção. Há de facto um aspecto do síndrome pós-aborto muito conhecido e sobre o qual já se desenvolveu um amplo debate com a respectiva literatura. Refiro-me ao estado de depressão que assola muitas mulheres que praticaram o aborto", assinala.

"Às vezes pode-se manifestar com estados de ansiedade ou com formas mais graves. Estamos procurando aprofundar os contornos. É certo que o aborto, além de matar um inocente, incide profundamente na consciência da mulher que recorre a ele. É uma questão que, então, não pode ser ignorada, sobre tudo desde o ponto de vista pastoral".

Há além disso, prossegue, outro aspecto que "deve ser considerado nestas patologias que para nós também é mais perigoso. Fala-se pouco dele e pelo mesmo preocupa menos a opinião pública, inclusive a científica. É o grave fenómeno do hábito do aborto".

O problema, recorda D. Carrasco de Paula, "vem sendo proposto com toda sua gravidade há 20 anos, quando após o grave terramoto da Arménia (o de 1998) uma equipe de médicos do Policlínico Gemelli, da Universidade Católica do Sacro Cuore, parte para socorrer as populações afectadas, e viu muitíssimas mulheres que tinham abortado mais de vinte vezes. E para elas abortar converteu-se em algo como tomar um café. Falavam assim de um fenómeno dramático de completa supressão da sensibilidade moral ante o tema abortar".

Este drama, alerta o Presidente da Pontifícia Academia para a Vida, "pode expandir-se na populações europeias depois da recente comercialização da pílula RU 486. Não há dúvida que facilitar sua prática pode significar banalizar o aborto e transformar a gravidez não desejada em praticamente uma incómoda constipação que pode ser eliminada com um remédio. Quero dizer que o que aconteceu neste país pode acontecer nos países europeus".

Por tudo isto, assinala, "estamos pensando em um documento de aprofundamento. Quando se fala de aborto, sobre tudo, aparecem muitas problemáticas que suscitam sempre um debate, às vezes inclusive dentro do mundo católico".

(Fonte: ‘ACI Digital? Com adaptação de JPR)

Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja

É o fundador da Congregação do Santíssimo Redentor ou Padres Redentoristas. Nasceu em Marianela, um povoado nas imediações de Nápoles, em 1696. Amante dos estudos, aos 19 anos já era advogado formado. A sua vida mudou radicalmente quando percebeu a fragilidade dos julgamentos humanos, defendendo culpados e condenando inocentes. Tinha 30 anos quando se fez sacerdote. Passava os seus dias junto aos mendigos da periferia de Nápoles e dos camponeses. Em 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, para concretizar o anúncio do Evangelho: "fui enviado para evangelizar os pobres". Entregou-se de corpo e alma a promover a verdadeira vida cristã no meio dos fiéis, especialmente dos mais necessitados.

Escreveu várias obras ascéticas e teológicas. Entre as mais conhecidas temos "A Prática do amor a Jesus Cristo", "Preparação para a morte" e "As glórias de Maria". A sua obra mais importante versa sobre teologia moral, assunto no qual é considerado mestre insigne.

Foi eleito Bispo de Santa Ágata dos Godos, por Clemente XIII, mas devido à idade e ao seu precário estado de saúde pediu ao papa o seu afastamento. Sofreu muitas contrariedades no fim da vida: criticado pelos seus escritos e até mesmo expulso de sua própria Congregação, por causa da má interpretação daquilo que desejava para seus filhos. Morreu em Nocera dei Pagani, Campanha, em 1787.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)