Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 7 de agosto de 2010

Os chapéus dos acólitos

Nestes dias que correspondem ao âmago do Verão, Roma foi alegremente invadida por mais de cinquenta e cinco mil jovens moças e rapazes e, em grandíssima maioria de língua alemã reunidos no Coetus internationalis ministrantium e vindos à cidade para um encontro que culminou ao redor de Bento XVI. Rostos risonhos, roupas de Verão e lenços coloridíssimos, bonés desportivos e chapéus de palha divertidos e desenvoltos. Um acontecimento para muitos surpreendente, sem dúvida importante, ao qual o diário "La Repubblica", com frequência não atento e de modo geral não propriamente benévolo em relação à Igreja, decidiu significativamente dedicar três páginas inteiras. E com efeito estes dias constituem uma extraordinária festa católica.

Mas quem são os ministrantes? Adolescentes e jovens normais, repletos de alegria de viver. Aqueles que outrora era os meninos de coro, termo talvez menos exacto do que as expressões modernas, tiradas do bonito verbo latino ministrare ("servir", neste caso, sobretudo liturgicamente), mas que parece menos frio e burocrático. Também em versão feminina, para dizer a verdade com um vocábulo um pouco burlesco, pronunciado em geral com simpatia, para indicar nas últimas décadas a entrada maciça sobretudo nos países de expressão alemã, precisamente das adolescentes e das moças numa função outrora reservada de maneira exclusiva aos meninos.

No entanto, hoje este papel tem dimensões mais vastas, porque com maior clareza aberto sem distinções a meninas e meninos, moças e rapazes, acólitas e acólitos habitua e educa à proximidade de Cristo. Educação que nasce principalmente no seio da família, mas continua na igreja e na Igreja, formando e preparando para uma vida verdadeiramente cristã.

Também através do serviço litúrgico, na escuta da Palavra divina que se fez carne em Jesus de Nazaré, Verbum Domini, e na adoração e na contemplação da sua presença real na Eucaristia. O Papa não se cansa de indicar, com a sua pregação e o exemplo das celebrações às quais preside, a beleza e a centralidade da liturgia, cuja renovação deve ser aprofundada em conformidade com as linhas indicadas pelo Concílio, ou seja, na continuidade vital da tradição.

A beleza e o compromisso deste encontro mundial dos acólitos debaixo do sol de Verão demonstram com evidência depois de uma longa e fria estação mediática que, com base em horríveis escândalos, procurou ofuscar indiscriminadamente a beleza e a radicalidade do sacerdócio católico a importância daquilo que a Igreja realizou na história e continua a realizar, todos os dias e em todas as partes do mundo, em prol da formação das gerações mais jovens. Moças e rapazes que ela educa à proximidade e à amizade com o Senhor, "amigo dos homens", segundo a definição das liturgias orientais. Como manifestou a alegria dos milhares de jovens que festejaram na praça de São Pedro, agitando os seus chapéus diante de Bento XVI.

Giovanni Maria Vian - Director

(© L'Osservatore Romano - 7 de Agosto de 2010)

L'Osservatore Romano edição em língua portuguesa de 07-VIII-2010

Wolfgang Amadeus Mozart: Piano Concerto No 14, KV 449

Bento XVI visita de surpresa a região de Abruzzo, e reza pelas vitimas do terramoto do ano passado

De surpresa, na passada quinta-feira o Papa Bento XVI deixou a residência pontifícia de Castelgandolfo e deslocou-se a Abruzzo na Itália central pouco mais de um mês após a visita que efectuou a 4 de Julho a Sulmona. O pensamento do Papa foi uma vez mais para as populações atingidas pelo terramoto do ano passado. O Papa rezou com algumas destas vitimas e encontrou os cardeais Sodano e Angelini.

Durante a manhã Bento XVI visitou um pequeno santuário nas montanhas que se encontra entre as regiões do Lazio e de Abruzzo, conhecido com o nome de Nossa Senhora dos Necessitados, onde se deteve em oração com o pequeno grupo de pessoas que o acompanhavam. Depois foi almoçar a Carsoli numa comunidade de religiosas onde se encontra hospedado o Cardeal Fiorenzo Angelini .

Na parte da tarde , acompanhado pelo seu secretario, o Papa deslocou-se a Rocca di Mezzo onde foi acolhido pelo Cardeal Angelo Sodano e visitou a igreja de São Leucio, detendo-se em oração pelas pessoas vitimas do terramoto, e encontrando o pároco, o presidenta da Câmara e os vereadores. No fim da tarde Bento XVI regressou a Castelgandolfo.

(Fonte: site Radio Vaticana)

Comentário ao Evangelho de Domingo feito por:

São Cipriano (c. 200-258), Bispo de Cartago e mártir
Sobre a unidade, 26-27 (a partir da trad. de DDB 1979, p. 49 e AELF)

«Estai preparados»

Era no nosso tempo que o Senhor estava a pensar quando disse: «Quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?» (Lc 18, 8). Vemos realizar-se esta profecia. Já não acreditamos no temor de Deus, nem na lei da justiça, nem na caridade, nem nas boas obras. [...] Tudo aquilo que a nossa consciência temia, porque acreditava, deixou de temer, porque já não crê. Porque, se cresse, estaria vigilante; e, estando vigilante, salvar-se-ia.

Despertemos pois, meus irmãos muito queridos, tanto quanto formos capazes. Sacudamos o sono da nossa inércia. Velemos de forma a observar e a praticar os preceitos do Senhor. Sejamos como Ele nos recomendou que fossemos quando disse: «Estejam apertados os vossos cintos e acesas as vossas lâmpadas. Sede semelhantes aos homens que esperam o seu senhor ao voltar da boda, para lhe abrirem a porta quando ele chegar e bater. Felizes aqueles servos a quem o senhor, quando vier, encontrar vigilantes!».

Sim, permaneçamos vigilantes, com receio de que venha o dia da nossa partida e nos encontre tolhidos e empedernidos. Que a nossa luz brilhe e irradie em boas obras, que ela nos encaminhe da noite deste mundo para a luz e para a caridade eternas. Aguardemos com zelo e prudência a chegada súbita do Senhor, a fim de que, quando Ele bater à porta, a nossa fé esteja desperta para d'Ele receber a recompensa pela nossa vigilância. Se observarmos estas ordens, se retivermos estes conselhos e estes preceitos, as manhas enganosas do Acusador não conseguirão atingir-nos durante o sono. Mas, reconhecidos como servos vigilantes, reinaremos com Cristo triunfador.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho de Domingo dia 8 de Agosto de 2010

São Lucas 12,32-48

32 Não temais ó pequenino rebanho, porque foi do agrado do vosso Pai dar-vos o reino.33 Vendei o que possuís e dai esmola; fazei para vós bolsas que não envelhecem, um tesouro inesgotável no céu, onde não chega o ladrão, nem a traça corrói.34 Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 35 «Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas.36 Fazei como os homens que esperam o seu senhor quando volta das núpcias, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram.37 Bem-aventurados aqueles servos, a quem o senhor quando vier achar vigiando. Na verdade vos digo que se cingirá, os fará pôr à sua mesa e, passando por entre eles, os servirá.38 Se vier na segunda vigília, ou na terceira, e assim os encontrar, bem-aventurados são aqueles servos.39 Sabei que, se o pai de família soubesse a hora em que viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria arrombar a sua casa.40 Vós, pois, estai preparados porque, na hora que menos pensais, virá o Filho do Homem».41 Pedro disse-lhe: «Senhor, dizes esta parábola só para nós ou para todos?». 42 O Senhor respondeu: «Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor estabelecerá sobre as pessoas da sua casa, para dar a cada um, a seu tempo, a ração alimentar?43 Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar procedendo assim.44 Na verdade vos digo que o constituirá administrador de tudo quanto possui.45 Porém, se aquele servo disser no seu coração: O meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e as criadas, a comer, a beber e a embriagar-se,46 chegará o senhor desse servo, no dia em que ele não o espera, e na hora em que ele não sabe; castigá-lo-á severamente e pô-lo-á à parte com os infíeis.47 Aquele servo, que conheceu a vontade do seu senhor e nada preparou, e não procedeu conforme a sua vontade, levará muitos açoites.48 Quanto àquele que, não a conhecendo, fez coisas dignas de castigo, levará poucos açoites. Porque a todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e aquele a quem muito confiaram, mais contas lhe pedirão.

Vaticano recorda Papa Paulo VI

Ontem Sexta-feira à tarde, dia 6, foi celebrada uma missa em sua honra, na Basílica de São Pedro

Passaram 32 anos desde que o Papa Paulo VI faleceu, na noite de 6 de Agosto de 1978, em Castelgandolfo, em Roma.

Para assinalar essa ocasião, D. Marcello Semerano, bispo de Albano, celebrou esta tarde uma eucaristia na Basílica de S. Pedro, no Vaticano.

Bento XVI tem uma grande ligação com o antigo Papa, desde a altura do Concílio Vaticano II.

Várias vezes, nas suas homilias, recorda o magistério de Paulo VI, que foi exercido «em tempos nada fáceis para a Igreja».

O Papa Paulo VI, de seu nome Giovanni Battista Montinni, é considerado «o inventor das viagens internacionais, promotor do diálogo ecuménico e um homem empenhado em favor de um autêntico desenvolvimento em favor da promoção de cada homem e do homem em sua totalidade»

Paulo VI, segundo Bento XVI, «foi, sobretudo, o Papa que levou a termo o Concílio Vaticano II, um mérito quase que sobre-humano».

Particularmente violentos foram os ataques que Paulo VI teve que enfrentar, dentro e fora da Igreja, em virtude da publicação da encíclica Humanae Vitae, centrada sobre o amor conjugal responsável.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

S. Josemaría nesta data em 1931

Em Madrid celebra a festa da Transfiguração do Senhor. Aponta um acontecimento que lhe ocorre durante a Missa. Em 1947, explicará: “Naquele dia da Transfiguração, celebrando a Santa Missa no Patronato dos Doentes, num altar lateral, enquanto elevava a Hóstia, ouvi “outra voz” sem ruído de palavras.

Uma voz, como sempre, perfeita, clara: Et ego si exaltatus fuero a terra, omnia traham ad me ipsum! (Jo 12, 32). E o conceito preciso: não no sentido em que a Escritura o diz: digo-to no sentido de que deveis pôr-me no alto de todas as actividades humanas; de que haja em todos os lugares do mundo cristãos com uma dedicação pessoal e libérrima, que sejam outros Cristos”
.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Movimento Brasil sem aborto lança campanha “A vida depende do seu voto!”

O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto lançou a campanha A vida depende do seu voto – 2010 e já está recebendo, e começando a divulgar em seu site, os termos de compromisso dos candidatos que defendem a vida das crianças no útero de suas mães, desde a concepção.

A ideia é que todos os que defendem a vida que ajudem a divulgar essa campanha, primeiro para conseguir o compromisso dos candidatos, e depois divulgando o site junto aos eleitores para formar uma grande corrente para termos governos e parlamentos que promovam a vida humana, desde a concepção.

Lembrando a importância de comparecer à votação, os organizadores da campanha assinalam que “mais uma vez a democracia brasileira será fortalecida e consolidada pelo exercício do voto, esse nobre direito da cidadania. Nosso voto é muito valioso, e precisamos estabelecer critérios muito claros na hora de escolher as pessoas que nos vão representar na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Executivo”.

“Voto consciente é aquele que leva em conta os princípios e valores dos candidatos, para eleger pessoas que realmente representem o nosso modo de pensar”, destacam os organizadores através da sua página web.

Lembrando que o mais importante de todos os direitos humanos é o direito à vida, o Movimento Brasil sem aborto denuncia que “a prática do aborto é crime no Brasil, mas é feito clandestinamente, e tem ceifado inúmeras vidas indefesas que são assassinadas covardemente no útero das suas mães. A solução não está na legalização, mas em políticas que garantam que todas as mulheres que engravidam tenham atendimento de qualidade nos postos de saúde e nos hospitais públicos até o momento do parto; haja uma ampla campanha de esclarecimentos quanto à prevenção da gravidez indesejada, respeitando os princípios e as convicções religiosas de cada pessoa;. não se promova ou permita a distribuição da “pílula do dia seguinte” para os jovens e adolescentes, pela rede pública de saúde, uma vez que este medicamento tem efeito abortivo. Isto se aplica também ao DIU”.

Na mensagem assinada pela presidenta do Movimento, Lenise García, os apoiantes do Brasil sem aborto reiteram que “temos que eleger pessoas comprometidas com a defesa da vida do momento da concepção até a morte natural. Lembre-se: a Vida depende do seu Voto. Vote em quem é contra o aborto e não defende a sua legalização”.

“Se você ainda não tem os seus candidatos ou candidatas pro-vida, clique aqui e verifique na lista o(a)s candidato(a)s do seu Estado e vote nele ou nela, com a consciência de que seu voto contribuirá para a construção de um Brasil mais justo, mais solidário e mais humano. Um Brasil sem Aborto. Se você conhece um candidato pró. O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto lançou a campanha A vida depende do seu voto – 2010 e já está recebendo, e começando a divulgar no seu site, os termos de compromisso dos candidatos que defendem a vida das crianças no útero de suas mães, desde a concepção.

A ideia é que todos os que defendem a vida ajudem a divulgar esta campanha, primeiro para conseguir o compromisso dos candidatos, e depois divulgando o site junto aos eleitores para formar uma grande corrente para termos governos e parlamentos que promovam a vida humana, desde a concepção.

“Se você ainda não tem os seus candidatos ou candidatas pro-vida, procure no site abaixo indicado a lista do(a)s candidato(a)s do seu Estado e vote nele ou nela, com a consciência de que seu voto contribuirá para a construção de um Brasil mais justo, mais solidário e mais humano. Um Brasil sem Aborto. Se você conhece um candidato pro-vida que ainda não consta do site, coloque-o em contacto connosco”, conclui o texto do grupo pro-vida brasileiro.

Para verificar o modo de proceder, e imprimir o termo de compromisso, aceda a http://brasilsemaborto.com.br - vida que ainda não consta do site, coloque-o em contacto connosco”, conclui o texto do grupo pro-vida brasileiro.

(Fonte: ‘ACI Digital’ com edição e adaptação de JPR)

Ave Maria de Caccini (Vavilov) por Slava Kagan-Paley

Tema para breve reflexão - Possessos

No Evangelho os demónios - possessos - reconhecem Jesus como Filho de Deus mas nunca como Senhor.

(P. RAINIERO CANTALAMESSA, prática na XXV Assembleia do Movimento Carismático da Diocese do Porto, 2010.04.17, anotação recolhida por AMA)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

São Tomás Moro (1478-1535), estadista inglês, mártir
Dialog of Comfort against Tribulation (a partir da trad. de Ecrits des saints, Soleil Levant, pp. 23-24)

«Eu creio! Ajuda a minha pouca fé!» (Mc 9, 24)

«Senhor, aumenta a nossa fé» (cf. Lc 17, 5). Meditemos nas palavras de Cristo e convençamo-nos de que, se não permitíssemos que a nossa fé se tornasse morna ou mesmo que esfriasse, que perdesse a força, dispersando os nossos pensamentos em futilidades, deixaríamos de dar importância às coisas do mundo e concentrá-la-íamos num cantinho da nossa alma.

Então semeá-la-íamos como se fosse um grão de mostarda no jardim do nosso coração, depois de ter arrancado de lá todas as ervas daninhas, e o rebento cresceria. Com uma firme confiança na palavra de Deus, levantaríamos uma montanha de aflições, ao passo que, se a nossa fé for vacilante, nem sequer conseguirá mover um montinho de terra. Para terminar esta conversa, dir-vos-ei que, visto que todo o conforto espiritual pressupõe uma base de fé, e que mais ninguém a pode conceder senão Deus, nunca devemos cessar de lha pedir.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 7 de Agosto de 2010

São Mateus 17,14-20

14 Tendo ido para junto do povo, aproximou-se um homem que se lançou de joelhos diante d'Ele, dizendo:15 «Senhor, tem piedade de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas na água.16 Apresentei-o a Teus discípulos, e não o puderam curar».17 Jesus respondeu: «Ó geração incrédula e perversa, até quando hei-de estar convosco? Até quando vos hei-de suportar? Trazei-mo cá».18 Jesus ameaçou o demónio, e este saiu do jovem, o qual, desde aquele momento, ficou curado.19 Então os discípulos aproximaram-se de Jesus, em particular, e disseram-Lhe: «Porque não pudemos nós lançá-lo fora?».20 Jesus disse-lhes: «Por causa da vossa falta de fé. Porque na verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: “Passa daqui para acolá”, e ele passará, e nada vos será impossível.