Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fryderyk Chopin - koncert fortepianowy nr 1 e-moll, op. 11

S. Josemaría nesta data em 1938

Anota nos seus Apontamentos íntimos: “Vejo-me tão miserável que muitas vezes espreito para dentro do oratório, para dizer a Jesus: «não te fies em mim… eu sim, confio em ti, Jesus… Abandono-me nos teus braços: aí deixo o que tenho, as minhas misérias!» Se não fizesse assim, com o turbilhão de coisas que trago dentro de mim, creio que ficaria louco. Abandonar-me em Jesus Cristo, com todas as minhas misérias. E o que Ele quiser, em cada instante, fiat! Monstra te esse matrem.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Espera-se que 100 milhões de brasileiros assistam o debate presidencial promovido pelos canais católicos

Dilma ainda não confirmou sua participação...

Dentro de três dias, as emissoras de televisão de inspiração católica, TV Canção Nova e a Rede Aparecida, promovem o primeiro debate com temas pertinentes à Igreja Católica como aborto, uso de células troncoembrionárias e utilização de símbolos religiosos em locais públicos. O debate acontece no dia 23/8, às 22h, no auditório da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e será transmitido ao vivo para todo o Brasil através da TV Canção Nova, Rede Aparecida, entre outras emissoras ligadas à Igreja. O público estimado é de 100 milhões de pessoas. Brasileiros residentes em outros países poderão assistir através do portal da Canção Nova (www.cancaonova.com) e por meio das emissoras da TVCN no exterior.

“Nossa intenção é dar oportunidade ao telespectador de conhecer melhor cada candidato, suas ideias e soluções para nossa sociedade não apenas no âmbito católico, mas em relação a todas as demandas da sociedade”, analisa Ana Paula Guimarães, superintendente da TV Canção Nova.

Para o jornalista José Maria Mayrink, do jornal O Estado de São Paulo, que será um dos debatedores, o programa irá chegar até a população dos lugares mais distantes do interior do país e irá proporcionar que esses brasileiros acompanhem com muita atenção um debate de alto nível. “A Igreja sempre teve um papel importante na moralização da política nacional. O exemplo mais recente foi o empenho para que fosse aprovada a lei da Ficha Limpa. Este debate é mais um serviço prestado à sociedade”, disse Mayrink.

Outro debatedor, o jornalista Martin Andrada, editor-chefe do telejornal Século News, da TV Século XXI, acredita que a Igreja, suas comunidades e pastorais estão engajadas para contribuir com a democracia e o desenvolvimento do país. Andrada afirma que “cada vez mais os católicos estão interessados em refletir e contribuir com os rumos do país. Essa iniciativa da TV Canção Nova e da Rede Aparecida corrobora a ideia de que o católico tem interesse na reflexão e no conteúdo”.

Para Raphael Leal, jornalista e missionário da Canção Nova, o debate fornecerá mais dados que irão auxiliar os católicos na escolha do candidato. “Desde que recebi o convite, comecei a me perguntar o que o povo católico e cristão gostaria de perguntar? Comecei a questionar alguns amigos para melhor representar esses questionamentos no debate. Assim, o católico terá a oportunidade de comparar os candidatos e tomar a melhor decisão”, analisa.

O debate

O programa terá duração de duas horas e está estruturado em quatro blocos: o primeiro, com perguntas feitas pelo mediador a partir de temas sorteados ao vivo. O segundo terá perguntas de três jornalistas convidados pela coordenação do programa sobre temas de livre escolha. No terceiro, as perguntas serão feitas por representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica, ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estarão na plateia. No quarto e último bloco, os candidatos respondem mais uma vez a perguntas feitas pelo mediador sobre qualquer tema sorteado ao vivo e participam do quadro “Como você resolverá o problema?”, que consiste na exposição da solução para determinado problema sugerido pelo mediador. O programa termina com as considerações finais de cada candidato.

A cada pergunta, o candidato terá entre 1 minuto e 1 minuto e meio para resposta. Nos blocos 2 e 3, cada resposta será comentada por outro candidato sorteado. Haverá réplica de 1 minuto para o candidato que respondeu e tréplica de 1 minuto para o candidato que comentou.

Todo o conteúdo do programa será transmitido também via internet e nas rádios dos dois grupos de comunicação, além de outras emissoras católicas interessadas em retransmitir a programação.

Serviço

Programa “Debate com Presidenciáveis” – TV Canção Nova e Rede Aparecida
Data: 23/8 – Segunda-feira
Horário: a partir das 22h
Local: Faculdade Santa Marcelina

Sintonize TV

A TV Canção Nova possui ainda 350 retransmissoras. Seu sinal atinge todo o território nacional por parabólica, além de TV por assinatura e operadoras de TV a cabo. Além da TV o debate pode ser assistido nas emissoras TV Século 21, TV Milícia Imaculada, TV 3º Milênio e TV Novo Horizonte. Na internet o programa poderá ser acompanhado em tempo real pelo portal http://tv.cancaonova.com

A Rede Aparecida Presente em 158 Municípios, 17 Estados, 13 Capitais. NET : Campos Goytacazes RJ – Canal 16 / Goiânia GO – Canal 05 / Presidente Prudente SP – Canal 29 / Santo Anastácio SP – Canal 17 / São João da Boa Vista SP – Canal 05 / Votorantin SP – Canal 12 / TVA Rio de Janeiro RJ – Canal 166 via MMDS UHF / São Paulo SP – Canal 166 via CABO / Cobertura Via Satélite: Telefônica DTH canal 231 (Para Assinantes) / Sinal Analógico: SATÉLITE: Star One C2 / FREQUÊNCIA: Banda C 4030 MHz ou Banda L 1120 MHz /POLARIZAÇÃO: HORIZONTAL / Sinal Digital: SATÉLITE: BRASILSAT B4 / FREQUÊNCIA: Banda C 4070 MHz / POLARIZAÇÃO: VERTICAL – Symbol Rate 2966 - FEC 3/4

Sintonize rádio

Rádio Canção Nova
Sudeste: Radio Canção Nova AM 1020 – Cachoeira Paulista – SP; Rádio Canção Nova – AM 930 – Bauru – SP; Rádio Canção Nova do Grande Vale –AM 1250 – São José dos Campos – SP; Rádio Canção Nova da Divina Providencia – AM 1090 – Paulínia – SP; Rádio Canção Nova do Coração de Maria –AM 810 – São José do Rio Preto – SP; Rádio América – AM 1410 – São Paulo – SP; Rádio Canção Nova do Espírito Santo – AM 1060 – Rio de Janeiro – RJ; Rádio Canção Nova do Santíssimo Salvador – AM 1020 – Campo dos Goytacazes – RJ; Rádio Canção Nova 96,3 FM / Nordeste: Rádio Canção Nova – AM 1480 – Gravatá – PE; Rádio Canção Nova – AM 1210 – Vitória da Conquista – BA; Rádio Rural – AM 1090–Natal – RN; Rádio Canção Nova São José – AM 1160 – Itabuna-Ba / Sul: Rádio Canção Nova AM 660 – Vacaria – RS; Rádio Canção Nova Nossa Senhora da Luz – AM 1370 – Curitiba – PR; Rádio Canção Nova Esperança – AM 670 – Nova Esperança – PR / Norte: Rádio Canção Nova do Coração de Jesus –AM 690 – Palmas – TO; Centro Oeste: Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá- AM 630 – Cuiabá – MT; Rádio Canção Nova FM 89,1 – Brasília – DF; Rádio Ativa 1180 AM – Campo Grande – MS

Rádio Aparecida: 90,9 FM / 820 AM

(Fonte: ‘ACI Digital’ – sem edição e adaptação ortográfica, pois os potenciais interessados são nossos irmãos leitores do Brasil)

Abtei Heiligenkreuz im Wienerwald

S. Bernardo de Claraval, abade, Doutor da Igreja

São Bernardo nasceu no Castelo de Fontaine, próximo de Dijon na França no ano de 1090, o terceiro de seis irmãos. Tescelino, pai de Bernardo, ficou consternado quando, ainda muito jovem, ele decidiu tornar-se monge no convento cistercienses, fundado por São Roberto, em 1098: um após outro, os filhos abandonavam o conforto do castelo para seguir Bernardo: Guido, o primogénito, deixou até a esposa, que também se fez monja; Nissardo, o mais novo, também optou por abandonar os prazeres do mundo, seguido pela única irmã, Umbelina e pelo tio Gaudry, que despiu a pesada armadura para vestir o hábito branco; também Tescelino entrou no mosteiro onde estava praticamente toda a família. Um êxodo tão completo como este nunca se verificou em toda história da Igreja. Por terem muitos outros jovens desejado tornar-se cistercienses, foi necessário fundar outros mosteiros. São Bernardo, então, deixou Citeaux, abraçando uma pesada cruz de madeira e seguido de doze religiosos que cantavam hinos e louvores ao Senhor.

Experientes trabalhadores, como todos os beneditinos, os monges logo levantaram um novo mosteiro, dando-lhe o nome de Claraval. A antiga regra beneditina era aí observada com todo rigor: oração e trabalho, sob a obediência absoluta ao abade. São Bernardo sempre preferiu os caminhos do coração: "Amemos - ele dizia a seus monges - e seremos amados. Naqueles que amamos encontraremos repouso, e o mesmo repouso oferecemos a todos os que amamos. Amar em Deus é ter caridade; procurar ser amado por Deus é servir a caridade."

Por 38 anos foi guia de uma multidão de monges; cerca de 900 religiosos fizeram votos em sua presença. Para abrigar todos os monges foram construídos mais de 343 mosteiros.

São Bernardo depois de laboriosas jornadas retirava-se para a cela para escrever obras cheias de optimismo e de doçura, como o Tratado do Amor de Deus e o Comentário ao Cântico dos Cânticos que é uma declaração de amor a Maria. É também o compositor do belíssimo hino Ave Maris Stella. Também é sua a invocação: " Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria" da Salve-rainha. Foi chamado pelo Papa Pio XII "O último dos Padres da Igreja, e não o menor".

Deixou a vida terrena no dia 20 de Agosto do ano 1153.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Tema para reflexão - Espírito Santo: Sua Acção na alma (2)

A actuação do Espírito Santo na alma é suave aprazível, a Sua experiência é agradável e prazenteira. A Sua vinda traz consigo a bondade genuína do protector, pois vem salvar, curar ensinar, aconselhar, fortalecer e consolar.

(S. CIRILO DE JERUSALÉM, Catequese 16, sobre o Espírito Santo, 1, trad. do castelhano por AMA)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Papa Bento XVI
Encíclica «Deus caritas est», § 18 (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana)

«Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas»

A necessária interacção entre o amor a Deus e o amor ao próximo [...]. Se na minha vida falta totalmente o contacto com Deus, posso ver no outro sempre e apenas o outro, e não consigo reconhecer nele a imagem divina. Mas, se na minha vida negligencio completamente a atenção ao outro, importando-me apenas ser «piedoso» e cumprir os meus «deveres religiosos», então definha também a relação com Deus. Neste caso, trata-se duma relação «correcta», mas sem amor. Só a minha disponibilidade para ir ao encontro do próximo e demonstrar-lhe amor me torna sensível também diante de Deus. Só o serviço ao próximo abre os meus olhos para aquilo que Deus faz por mim e para o modo como Ele me ama.

Os Santos — pensemos, por exemplo, na Beata Teresa de Calcutá — hauriram a sua capacidade de amar o próximo, de modo sempre renovado, do seu encontro com o Senhor eucarístico, e vice-versa, este encontro ganhou o seu realismo e profundidade precisamente no serviço deles aos outros.

Amor a Deus e amor ao próximo são inseparáveis, constituem um único mandamento. Mas, ambos vivem do amor prévio com que Deus nos amou primeiro. Deste modo, já não se trata de um «mandamento» que do exterior nos impõe o impossível, mas de uma experiência do amor proporcionada do interior, um amor que, por sua natureza, deve ser ulteriormente comunicado aos outros. O amor cresce através do amor. O amor é «divino», porque vem de Deus e nos une a Deus, e, através deste processo unificador, nos transforma em um Nós, que supera as nossas divisões e nos faz ser um só, até que, no fim, Deus seja «tudo em todos» (1 Cor 15, 28).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 20 de Agosto de 2010

São Mateus 22,34-40

34 Os fariseus, tendo sabido que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se.35 E um deles, doutor da Lei, querendo pô-l'O à prova, perguntou-Lhe:36 «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?».37 Jesus disse-lhe: «”Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento”.38 Este é o maior e o primeiro mandamento.39 O segundo é semelhante a este: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.40 Destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas».