Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Oração à Virgem Maria pelo fim dos confrontos em Moçambique

Doce e misericordiosa Virgem Maria,
Suplico-vos que lanceis o vosso maternal olhar
sobre o conflito que se abate sobre as ruas de Maputo,
e que cobrais com o manto da vossa caridosa maternidade santa
o coração dos homens,
para que as armas se silenciem
e as disputas se resolvam de outro modo.

Mãe Eterna,
Sabeis da ligação que como portugueses,
temos com estes nossos irmãos,
peço por isso a intercessão dos beatos Francisco e Jacinta,
amantíssimas eternas crianças
para o vosso imaculado coração,
para que por eles vos lembréis
de que a responsabilidade dos problemas de pobreza em Moçambique,
reside também nos que apressadamente
descolonizaram um país de tal forma
que este chegou a ser mais pobre do mundo!

Mãe, não morra mais gente por responsabilidade e incúria
de revolucionários e políticos portugueses,
sobretudo crianças e jovens,
cujos corpos tombados em poças de sangue
nos apertam o coração
e dilaceram de dor as suas famílias!
Intercedei junto do Senhor Jesus,
para que dele o Espírito Santo proceda
tocando os corações de revoltosos e governantes,
para que rapidamente assimilem
que não é pela guerra que resolvem o que for.

Imaculado Coração de Maria,
segredo de oração reflectida
da Senhora que em si tudo meditava,
compadecei-vos deste sofrimento.
Suplico-vos, sabendo que por muitos culpados que haja,
dificilmente são eles que mais sofrem nesta hora.
Fomos todos, como humanidade,
culpados, Mãe,
pois o desígnio básica da encíclica de Paulo VI,
amantíssimo Papa, e Vigário de Cristo na Terra,
primeiro Pôntifice a visitar a abençoada terra de Fátima,
Populorum Progressio,
visando o fim da fome no mundo,
e o desenvolvimento integral do ser humano,
não foi por nós alcançado em Moçambique,
onde a pobreza se perpétua.

Mãe, deixo-te esta súplica
porque o teu dócil olhar acalma e enche de amor
os mais serenos corações,
e porque a tua pureza virginal única
enternece os que já têm a razão
demasiado toldada pela fome.

Que as armas se silenciem Mãe,
desça o Paráclito sob a forma de mil pombas,
como no baptismo de Jesus,
para que os homens sejam invadidod pela Paz
e Moçambique encontre o seu caminho.

Amén

Carlos Santos

Kyrie Eleison – Monges beneditinos de Santo Domingo de Silos

«Bento XVI vai falar ao coração dos ingleses»

Presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales antecipa visita do Papa a terras britânicas

A duas semanas da visita de Bento XVI ao Reino Unido, a Igreja inglesa encara a presença do Papa como "um momento muito importante para a vida da fé".

D. Vincent Nichols, presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales, declarou, em entrevista à Rádio Vaticano, que "espera a sua visita com alegria e com grande participação" e classifica o Papa como um "responsável elegante, cheio de respeito por todos, que será recebido pelas pessoas com um entusiasmo crescente".

O prelado espera que da visita surjam frutos ecuménicos, nomeadamente na relação com a Igreja Anglicana.

A este respeito, o antigo líder da Igreja Anglicana, arcebispo George Carey já disse, numa mensagem divulgada pela Rádio Vaticano, que o "Bento XVI será bem-vindo na Grã-Bretanha" sublinhando o papel positivo da Igreja Católica para a sociedade britânica.

O programa prevê uma reunião entre Bento XVI e Rowan Douglas Williams, actual Arcebispo de Cantuária, “devido ao momento delicado que atravessam as relações entre as duas Igrejas”, refere D. Vincent Nichols. O segundo momento será na Abadia de Westminster, onde o Papa irá rezar com todos os cristãos desse país.

"Há católicos de diversos ritos, há muitas Igrejas diferentes e vão todos estar juntos, nessa oração da noite", acrescenta ainda o prelado, que ocupa também o cargo de arcebispo de Westminster.

Uma das principais iniciativas oficiais de Bento XVI, em terras britânicas, será a beatificação do Cardeal Newman.

D. Vincent Nichols classifica aquele acontecimento como "um momento histórico por se tratar da primeira vez, em 500 anos, que uma pessoa é beatificada sem ter sido mártir".

O arcebispo considera Newman como "uma figura importante na cultura inglesa" e a sua passagem da Igreja Anglicana para a Igreja romana foi "uma coisa maravilhosa o para seu tempo", acrescenta.

"Newman tinha a capacidade de explicar o caminho da fé. É certamente uma figura importante, ao nível da cultura e da educação".

Por todas estas razões, "esta beatificação é muito importante", sustenta ainda D. Vincent Nichols.

Sobre o programa da visita de Bento XVI, o Vaticano emitiu hoje um comunicado onde marca para dia 10 a revelação de mais pormenores sobre o evento, através do responsável pelo gabinete de comunicação da Santa Sé, o padre Federico Lombardi.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Bento XVI deu início a uma série de Catequeses sobre o papel da mulher na Igreja (vídeos em espanhol e inglês)

Seminário sobre «Competências Pedagógicas e Pastorais dos Educadores da Escola Católica»

Começa hoje o seminário sobre “Competências Pedagógicas e Pastorais dos Educadores da Escola Católica”, organizado pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã e Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra.

Os promotores da iniciativa, que decorre até Sexta-feira, pretendem que os participantes desenvolvam competências pastorais, pedagógicas e sociais em ordem à consolidação da identidade cristã dos centros educativos.

A metodologia do encontro, que visa criar “professores inovadores para uma escola transformadora”, inclui técnicas de estudo de casos e simulação de situações reais a partir da experiência dos participantes e das escolas onde trabalham.

As conferências, em castelhano, decorrem no Colégio da Rainha Santa Isabel, em Coimbra (dias 1 e 2), e no Colégio de São João de Brito, em Lisboa (de 1 a 3 de Setembro).

(Fonte: site Agência Ecclesia)

O Evangelho de Domingo dia 3 de Outubro de 2010

São Lucas 17,5-10

5 Os apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta-nos a fé!».6 O Senhor disse-lhes: «Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te para o mar, e ela vos obedecerá. 7 «Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem depressa, põe-te à mesa?8 Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois comerás tu e beberás?9 Porventura, fica o senhor obrigado àquele servo, por ter feito o que lhe tinha mandado?10 Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer».

Haydn: ‘Orlando Paladino’ (excerto) dirigido por Harnoncourt - Filarmónica de Berlim




Uma das minhas extravagâncias recentes foi assinar por um ano o acesso ao ‘Concert Hall’ da Filarmónica de Berlim por € 149 podendo usufruir do seu arquivo, organizá-lo segundo as minhas preferência e poder ver e ouvir via internet as transmissões ao vivo. Caso tenha interesse vá a http://www.digital-concert-hall.com
Obrigado!
JPR

9 de Setembro, às 21.30h, na Universidade Católica Porto - Sessão de Esclarecimento sobre a Educação para a Sexualidade

S. Josemaría nesta data em 1932

Escreve o que depois recolhe no ponto 915 de Caminho: “As obras de Deus não são trampolim nem degrau”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Bebé que havia sido dado por morto desperta graças às carícias de sua mãe


Jamie Ogg é um milagre para os australianos. Ele nasceu aos sete meses de gestação e era tão frágil que os médicos o deram-no por morto e entregaram-no à mãe para o primeiro e último abraço. Duas horas depois, enquanto ainda recebia as carícias maternas, o pequeno começou a dar sinais de vida.

Kate e David Ogg só dão graças a Deus por sua milagrosa história. Kate deu a luz gémeos Emily e Jamie às 27 semanas de gravidez. A menina sobreviveu sem complicações de maior, mas os médicos acreditavam que o menino não tinha hipótese de sobreviver.

Durante 20 minutos procuraram que o bebé respirasse por conta própria e como não obtiveram resultado declararam-no morto e entregaram o corpo a Kate e David para uma despedida privada.

"O médico perguntou-me depois do parto se já tínhamos escolhido o nome para nosso filho. Eu lhe disse: ‘Jamie’, ele deu a volta com meu filho envolvido e disse-me: ‘ nós perdemos o Jamie, sinto muito’", recorda Kate numa entrevista televisiva.

Depois de duas horas de estar com sua mãe, quem não deixou de falar com ele e acariciá-lo, Jamie começou a dar sinais de vida. Embora uma enfermeira dissesse a Kate que se tratava de um reflexo, ela ofereceu-lhe leite materno com o dedo, e depois desse contacto, o menino começou a respirar com regularidade para o assombro de todos.

"Jamie não se movia em absoluto e eu comecei a falar com ele. Dissemos-lhe qual era seu nome e que ele tinha uma irmã. Dissemos-lhe as coisas que queríamos fazer com ele durante toda sua vida", assegura Kate recordando os momentos em que acreditou haver perdido o seu bebé.

Quando começou a mover-se "pensei ‘Oh, meu Deus, o que está acontecendo? ’. Pouco tempo depois ele abriu os olhos. Foi um milagre", acrescenta Kate.

"Eu disse à minha mãe, que estava ali, que ele ainda estava vivo. Logo ele estendeu a mão e agarrou-me o dedo. Abriu os olhos e moveu sua cabeça de lado a lado", acrescentando que o Jamie agora tem cinco meses de vida.

David agradece a Deus por sua esposa. "Tenho uma mulher muito forte e muito inteligente. Instintivamente, ela fez o que fez. Se ela não tivesse feito isso, provavelmente Jamie não estaria aqui".

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

Progresso social e fim das guerras nas intenções do Papa para Setembro

A Santa Sé difundiu as intenções de oração do Papa Bento XVI para o mês de Setembro dedicadas às regiões menos desenvolvidas e ao fim das guerras no mundo.

A intenção geral do Apostolado da Oração do Papa para o mês de Setembro é: "Para que nas regiões subdesenvolvidas do mundo o anúncio da Palavra de Deus renove o coração das pessoas, encorajando-as a serem protagonistas de um autêntico progresso social".

Sua intenção missionária é: "Para que abrindo o coração ao amor, se coloque fim a tantas guerras e aos conflitos que ainda ensanguentam o mundo".

(Fonte: ‘ACI Digital’)

Convite para encontro de professores dia 9 de Setembro em Torres Vedras

Tema para breve reflexão - Bens materiais

Para a moral, a riqueza em si não é boa nem má; é simplesmente uma coisa que serve para adquirir outras coisas, para proporcionar comodidades, para aliviar misérias, para fazer o bem ou para fazer o mal.

(FEDERICO SUAREZ, A Virgem Nossa Senhora, Éfeso, 4ª Ed. Nr. 194)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Ludolfo de Saxe (c. 1300-1378), dominicano e depois cartuxo em Estrasburgo
A vida de Jesus Cristo, I, cap. 29, 9-11 (a partir da trad. Orval)

«Não tenhas receio; de futuro, serás pescador de homens»

Pedro lançou-se com humildade aos pés de Jesus. Reconhece n'Ele o seu Senhor e diz-Lhe: «Afasta-Te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador e não sou digno de estar na Tua presença. Afasta-Te de mim, porque sou apenas um homem e Tu és o Homem-Deus, sou pecador e Tu és santo, sou um servo e Tu és o Senhor. Que uma distância Te separe de mm, que estou separado de Ti pela fragilidade da minha natureza, a fealdade dos meus pecados e a fraqueza da minha vontade. [...]»

Mas o Senhor consola Pedro mostrando-lhe que a captura dos peixes significa que ele será pescador de homens. «Não temas, diz-lhe, não te assustes; crê e regozija-te, pois estás destinado a uma pesca muito maior; ser-te-ão dados outro barco e outras redes. Até agora tens pescado peixes com redes, doravante será pela palavra que pescarás homens. Através da santa doutrina atrai-los-ás para o caminho da salvação, pois foste chamado ao serviço da pregação. A palavra de Deus é semelhante ao anzol do pescador. Do mesmo modo que o anzol só pesca o peixe depois de lhe ter tocado, também a palavra de Deus só prende o homem para a vida eterna depois de lhe ter penetrado no espírito. Doravante serás pescador de homens. Doravante significa que, depois do que se passou, depois de teres dado provas de humildade, serás encarregado de pescar homens; pois a humildade possui um poder de atracção e, para alguém dirigir os outros, é bom que não saiba não enaltecer o poder que lhe foi dado.»

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 2 de Setembro de 2010

São Lucas 5,1-11

1 Um dia, comprimindo-se as multidões em volta d'Ele para ouvir a palavra de Deus, Jesus estava junto do lago de Genesaré.2 Viu duas barcas acostadas à margem do lago; os pescadores tinham saído e lavavam as redes.3 Entrando numa destas barcas, que era a de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Depois, estando sentado, ensinava o povo desde a barca.4 Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo, e lançai as redes para pescar».5 Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, tendo trabalhado toda a noite, não apanhámos nada; porém, sobre a Tua palavra, lançarei as redes».6 Tendo feito isto, apanharam tão grande quantidade de peixes, que as redes se rompiam.7 Então fizeram sinal aos companheiros, que estavam na outra barca, para que os viessem ajudar. Vieram e encheram tanto ambas as barcas, que quase se afundavam.8 Simão Pedro, vendo isto, lançou-se aos pés de Jesus, dizendo: «Afasta-Te de mim, Senhor, pois eu sou um homem pecador».9 Porque, tanto ele como todos os que se encontravam com ele, ficaram possuidos de espanto, por causa da pesca que tinham feito.10 O mesmo tinha acontecido a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não tenhas medo; desta hora em diante serás pescador de homens».11 Trazidas as barcas para terra, deixando tudo, seguiram-n'O.