Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 17 de outubro de 2010

I Can Only Imagine

Boa noite!

Até agora não tinhas compreendido a mensagem que nós, os cristãos, trazemos aos outros homens: a oculta maravilha da vida interior. Que mundo novo lhes estás pondo diante dos olhos!

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 654)

Quantas coisas novas descobriste! No entanto, às vezes és um ingénuo, e pensas que já viste tudo, que já sabes tudo... Depois, tocas com as tuas mãos a riqueza única e insondável dos tesouros do Senhor, que sempre te mostrará "coisas novas" se tu responderes com amor e delicadeza; e então compreendes que estás no princípio do caminho, porque a santidade consiste na identificação com Deus, com este nosso Deus, que é infinito, inesgotável!

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 655)

Deixemos de enganar-nos: Deus não é uma sombra, um ser longínquo, que nos cria e depois nos abandona; não é um amo que vai e depois não volta. Ainda que não o percebamos com os nossos sentidos, a sua existência é muito mais verdadeira que a de todas as realidades que tocamos e vemos. Deus está aqui connosco, presente, vivo! Vê-nos, ouve-nos, dirige-nos, e contempla as nossas menores acções, as nossas intenções mais ocultas.

Acreditamos nisto... mas vivemos como se Deus não existisse! Porque não temos para Ele um pensamento sequer, nem uma palavra; porque não Lhe obedecemos, nem procuramos dominar as nossas paixões; porque não Lhe manifestamos amor, nem O desagravamos...

Havemos de continuar a viver com uma fé morta?

(São Josemaría Escrivá - Sulco, 658)

Cónego João Aguiar, presidente do Conselho de Gerência do Grupo r/com, e Pedro Gil, do gabinete de imprensa do Opus Dei Portugal, numa conversa moderada pelo jornalista Sarsfield Cabral


http://www.rr.pt/informacao_prog_detalhe.aspx?fid=1189&did=124495

Beethoven Violin Romance No.2

Quando um amigo parte para o Pai e nos fica no coração

Um amigo pelo qual nutria uma enorme empatia e carinho e em que amizade se formou e consolidou mais com gestos do que com palavras, pois em boa verdade pouco falei com ele, partiu para a Casa do Pai, que Deus Nosso Senhor me perdoe a presunção, mas estou absolutamente convicto que acolheu directamente no Seu Reino este seu filho exemplar e bom cristão.

Havia recentemente sofrido um problema sério de coração e após uma breve recuperação lá o via acompanhado carinhosamente ou pela esposa ou por uma das filhas com o seu Missal a participar na Santa Missa. Algo havia mudado no entanto, permito-me deduzir que fruto do seu conhecimento que já não estaria entre nós por muito tempo, procurava ser o primeiro a receber a Sagrada Eucaristia, como que se tivesse receio de não chegar a tempo para receber o Senhor.

Vou ter saudades daquela mão no ombro que me saudava ou da minha mão no seu ombro a saudá-lo, mas sei que fiquei a ganhar, pois em vez do gesto de carinho e das suas orações passei a ter mais um intercessor junto de Deus.

À sua Família, esposa, filhas e netos, e à sua Família Espiritual da qual de alguma forma me sinto participante manifesto a minha vizinhança e as minhas orações.

Bem-haja Dr. Margarido Correia!

João Paulo Reis

Bento XVI canonizou seis novos santos, salientando que “se alguém não crê na bondade de Deus, não pode rezar de modo verdadeiramente adequado

Uma multidão ao mesmo tempo jubilosa e recolhida se congregou neste domingo de manhã na Praça de São Pedro, para uma Eucaristia presidida por Bento XVI, que procedeu à canonização de seis novos santos: um padre polaco, do século XV, Estanislau Kazimierczyk; o religioso canadiano André Bessette, que viveu entre os séculos XIX e XX; a religiosa espanhola, do século XIX, Madre Cândida Maria Barriola; a religiosa australiana Mary McKillop, do séc. XIX; e finalmente, da Itália, a Irmã Giulia Salzano, também do séc. XIX; e a monja clarissa, do séc. XV, Baptista Varano. Todos eles – sublinhou o Papa na homilia – viveram de modo exemplar a fé e a oração de que falam as Leituras da Missa.

Recordando as palavras conclusivas do Evangelho deste domingo – “O Filho do Homem, quando vier, encontrará a fé sobre a terra?”, comentou Bento XVI:


“É uma pergunta que quer suscitar um aumento de fé da nossa parte. Está claro que a oração deve ser expressão de fé, caso contrário não é verdadeira oração. Se alguém não crê na bondade de Deus, não pode rezar de modo verdadeiramente adequado. A fé é essencial como base da atitude de verdadeira oração. Foi o que fizeram os seis novos santos que hoje são propostos à veneração da Igreja universal”.

Evocando depois, brevemente, cada um dos novos santos, Bento XVI referiu-se antes de mais a São Estanislau Kazimierczyk, religioso dos Cónegos Regulares, em Cracóvia, padre, educador, atento ao cuidado dos mais necessitados:

“De modo particular estava ligado à Eucaristia, através do ardente amor por Cristo, presente sob as espécies do pão e do vinho; vivendo o mistério da morte e da ressurreição, que de modo incruento se realiza na Santa Missa; através da prática do amor ao próximo”.

Relativamente ao Irmão André Bessete, do Québec, no Canadá, religioso da Congregação da Santa Cruz, porteiro de um colégio em Montreal, o Papa pôs em destaque a modéstia e simplicidade da sua vida, com um iminente grau de fé e de submissão à vontade de Deus.

“Profundamente habitado pelo mistério de Jesus, viveu a beatitude dos corações puros e da rectidão pessoal. Foi graças a esta simplicidade que ele permitiu a muitos ver a Deus. Fez construir o Oratório São José de Mont Royal, do qual foi responsável até à morte, em 1937 e onde testemunhou inumeráveis curas e conversões”.
Sobre a Madre Cândida Maria Barriola, fundadora da congregação das Filhas de Jesus, Bento XVI sublinhou a sua total dedicação a Deus e aos outros:

“Aquela rapariga de origem simples, com um coração no que Deus pôs o seu selo e que a levaria bem depressa, sob a guia dos seus directores espirituais, jesuítas, a tomar a firme resolução de viver só para Deus. Decisão mantida fielmente, como ela própria recordava quando estava para morrer. Viveu para Deus e para o que Ele mais quer: chegar a todos, a todos levar a esperança que não vacila, e especialmente aos que mais disso necessitam”.

Quanto à Madre Mary McKillop, o Papa sublinhou o “corajoso e santo exemplo de zelo, perseverança e oração”.

“Dedicou-se como jovem à educação dos pobres em dificuldade da Austrália rural, inspirando outras mulheres a juntar-se-lhe na primeira comunidade de Irmãs do país. Preocupava-se com as necessidades de cada jovem que lhe estava confiado, sem considerar a condição ou riqueza, assegurando-lhes formação ao mesmo tempo intelectual e espiritual”.

Seguiu-se a referência a Madre Giulia Salzano, fundadora da Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, “apostola da educação cristã”:
“Madre Giulia compreendeu bem a importância da catequese na Igreja, e, unindo a preparação pedagógica para o fervor espiritual, dedicou-se-lhe com generosidade e inteligência, contribuindo para a formação de pessoas de qualquer idade e condição social”.

Finalmente, Santa Baptista Varano, Monja Clarissa do século XV:

“Tendo entrado aos 23 anos no mosteiro de Urbino, inseriu-se como protagonista naquele vasto movimento de reforma da espiritualidade feminina franciscana que pretendia recuperar plenamente o carisma de Santa Clara de Assis. (…)

Num tempo em que a Igreja sofria um relaxamento dos costumes, ela percorreu com decisão o caminho da penitência e da oração, animada pelo ardente desejo de renovação do Corpo místico de Cristo”.

(Fonte: site Rádio Vaticano)

Tema para reflexão - Pureza (1)

A pureza como virtude, quer dizer, capacidade de 'manter o próprio corpo em santidade e respeito' (cfr. 1 Tes 4,4), aliada ao Dom de Piedade, como fruto da habitação do Espírito Santo no 'templo' do corpo, realiza nele uma plenitude tão grande de dignidade nas relações interpessoais, que o 'próprio Deus é glorificado nele'. A pureza é glória do corpo humano diante de Deus. É a glória de Deus no corpo humano.

(JOÃO PAULO II, Audiência geral, 1981.03.18)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Bom Dia! Outubro 1, 2010 de António Mexia Alves (17 de 36)



Clique em "Bom Dia! ..." e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

S. Josemaría nesta data em 1933

“Se não procuras a intimidade com Cristo na oração e no Pão, como podes dá-lo a conhecer?", escreve.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Papa – ‘Requiem’ de Verdi é um apelo a Deus

Giuseppe Verdi definia-se como “um pouco” ateu mas o seu Requiem é um apelo a Deus. Afirmou Bento XVI ao ouvir a obra interpretada na tarde de ontem na Aula Paulo VI, com a presença dos Bispos e Sacerdotes presentes no Sínodo para o Médio Oriente. “Esta Missa – afirmou o Papa – surge-nos como um grande apelo ao Pai Eterno, na tentativa de superar o grito do desespero perante a morte, encontrando assim o elo de vida que se transforma em oração”.

(Fonte: ‘Corriere della Sera’ online com tradução de JPR)

Solidariedade

- A falta de amor é a maior de todas as pobrezas.
- O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.
- Temos de ir à procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade.
- O que eu faço é simples: ponho pão nas mesas e compartilho-o.
- Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.

(Beata Madre Teresa de Calcutá)

«Como é lógico, e assim o entendeu sempre a Igreja, a caridade com o próximo não pode limitar-se ao âmbito puramente material. Na realidade, há muitos pobres, não de meios económicos, mas de afecto, de amor; vivem numa triste solidão ou rodeados pelo frio da indiferença. Deste ponto de vista entende-se bem o que S. Josemaría ensinou constante¬mente: mais do que em «dar», a caridade está em «compreender [*]. Esta máxima espiri¬tual tem numerosas aplicações na existência comum e será sempre de grande actualidade.»

[*] Caminho 463


(Carta do Prelado do Opus Dei - D. Javier Echevarría – Março de 2008)

Santa Sé pede que se acabe com a chaga dos meninos - soldado e se lute contra a malária

Duas intervenções, uma sobre a defesa das crianças dos conflitos armados e a outra sobre a luta internacional contra a malária empenharam quinta feira o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas em Nova Iorque, o arcebispo Francis Chullikatt.

Um milhão de pessoas que anualmente morrem com a infecção da malária, quase todas na África. Um quarto de milhão de meninos obrigados a disparar e a matar, em vez de correr atrás duma bola. Dois quadros da miséria do mundo que reclamam do mundo atenção e ajuda A eles o arcebispo Chullikatt dedicou a sua análise e testemunhou a preocupação e o empenho da Santa Sé para redimensionar o impacto das duas pragas.

Falando dos menores envolvidos em conflitos armados, o observador permanente da Santa Sé pediu a todos os Estados que ainda não o fizeram que promovam a tutela jurídica das crianças e dos adolescentes, ratificando ou aderindo ao protocolos opcionais da convenção sobre os direitos da infância, aqueles, que aprovados em 2000 - dizem respeito, além do envolvimento das crianças no conflitos armados, a venda de menores, a prostituição e a pornografia infantil.

Ameaçados com a prisão e a morte, ou com a represália contra as suas famílias, estes jovens, disse o representante da Santa Sé na ONU, sofrem graves violações. Perante esta situação, insistiu, os Estados devem facilitar o necessário dialogo com as partes competentes de maneira que estes crimes chocantes acabem para sempre. Um elogio do observador permanente da Santa Sé foi para a Comunidade de Santo Egídio e para a Caritas Internacional, duas das numerosas organizações católicas que envidam esforços no sentido de salvar as crianças dos conflitos armados, e palavras de apreço foram dirigidas também á representante da ONU em matéria Radhika Coomaraswamy.
Encorajando depois aquelas crianças e aqueles jovens, cuja inocência e dignidade humana - disse – foram feridas pela crueldade do mundo dos adultos, D. Chullikatt exortou todas as partes em causa a trabalhar juntas para assegurar o amor, cuidados e assistência àqueles que foram maltratados, e a promover um mundo de esperança, onde estas crianças – afirmou – possam prosseguir nos seus sonhos e aspirações de um futuro livre da violência e derramamento de sangue.

Sempre quinta feira, antes da plenária da 65ª sessão da Assembleia geral das Nações Unidas, depois de ter encorajado os esforços em curso para desenraizar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentado nos países africanos, o observador permanente da Santa Sé manifestou uma particular gratidão pelo relatório sobre a malária e sobre os progressos notáveis que se alcançaram no controlo da doença durante o ultimo decénio. Contudo, observou, é necessário incentivar a assistência às mulheres na gravidez, às crianças ainda não nascidas e ao jovens em perigo de contágio ,e tornar acessível o teste diagnostico àquele que se encontram já infectados, fornecendo-o com preços acessíveis, seguros, e se for necessário, gratuitamente.

(Fonte: site Rádio Vaticano)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Crónica do Vaticano (inglês)

Kyrie: Orbis Factor pelo Ensemble Organum

Santo Inácio de Antioquia

Santo Inácio de Antioquia, conforme historiadores, viveu por volta do segundo século. Coração ardente (o nome Inácio deriva de ignis = fogo ), ele é lembrado sobretudo pelas expressões de intenso amor a Cristo. A cidade da Síria, Antioquia, terceira em ordem de grandeza do vasto império romano, teve como primeiro bispo o apóstolo Pedro, ao qual sucederam Evódio e em seguida Inácio, o Teófolo, o que traz Deus, como ele mesmo gostava de ser chamado. Pesquisadores indicam que Inácio de Antioquia conheceu pessoalmente os apóstolos Pedro e Paulo.

Por volta do ano 110, foi preso vítima da perseguição de Trajano. Nessa viagem de Antioquia a Roma para onde ia como prisioneiro, o santo bispo escreveu sete cartas, dirigidas a várias Igrejas e a São Policarpo. Tais cartas constituem preciosos documentos sobre a Igreja primitiva, seus fundamentos teológicos, sua constituição hierárquica... Trazido acorrentado para Roma, onde terminou os seus dias na arena, devorado pelas feras selvagens, tornou-se objeto de afectuosas atenções da parte das várias comunidades cristãs nas cidades por onde passou. A ânsia de alcançar Deus, de encontrar Cristo, expressa com intensidade que faz lembrar São Paulo.

As suas palavras inflamadas de amor a Cristo e à Igreja ficaram na lembrança de todas as gerações futuras. "Deixem-me ser a comida das feras, pelas quais me será dado saborear Deus. Eu sou o trigo de Deus. Tenho de ser triturado pelos dentes das feras, para tornar-me pão puro de Cristo."

" Onde está o Bispo, aí está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus aí está a Igreja Católica", foi escrito na carta endereçada ao então jovem bispo de Esmirna, São Policarpo. Os cristãos de Antioquia veneravam, desde a antiguidade, o seu sepulcro nas portas da cidade e já no século IV celebravam a sua memória a 17 de Outubro, dia adoptado agora também pelo novo calendário.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)