Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Boa noite!

Talvez não exista nada mais trágico na vida dos homens do que os enganos padecidos pela corrupção ou pela falsificação da esperança, apresentada com uma perspectiva que não tem como objecto o amor que sacia sem saciar.

(São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 208)

Se transformarmos os projectos temporais em metas absolutas, suprimindo do horizonte a morada eterna e o fim para que fomos criados – amar e louvar o Senhor e possuí-lo depois no Céu – os intentos mais brilhantes transformam-se em traições e inclusive em instrumento para envilecer as criaturas. Recordai a sincera e famosa exclamação de Santo Agostinho, que tinha experimentado tantas amarguras enquanto não conhecia Deus e procurava fora d'Ele a felicidade: fizeste-nos, Senhor, para Ti, e o nosso coração está inquieto enquanto não descansa em Ti!. (…)

A mim, e desejo que a vós suceda o mesmo, a segurança de me sentir – de me saber – filho de Deus enche-me de verdadeira esperança que, por ser virtude sobrenatural, ao ser infundida nas criaturas, se acomoda à nossa natureza e é também virtude muito humana. Sou feliz com a certeza do Céu que alcançaremos, se permanecermos fiéis até ao fim; com a felicidade que nos chegará, quoniam bonus, porque o meu Deus é bom e é infinita a sua misericórdia. Esta convicção incita-me a compreender que só o que está marcado com o selo de Deus revela o sinal indelével da eternidade e tem um valor imperecível. Por isso, a esperança não me separa das coisas desta terra, antes me aproxima dessas realidades de um modo novo, cristão, que procura descobrir em tudo a relação da natureza, caída, com Deus Criador e com Deus Redentor.

(São Josemaría Escrivá - Amigos de Deus, 208)

Pedido de desculpas aos leitores do ‘Spe Deus’

Infelizmente publicámos uma notícia, entretanto já eliminada, sobre eminentes ataques a católicos na India que se revelou ser falsa após alerta de ‘Oração pelos Sacerdotes’ no Facebook em http://www.facebook.com/profile.php?id=100001269451519, que muito agradeço.

É óptimo que ela não corresponda à realidade, mas é triste que haja, não quem ma enviou, que é uma pessoa na qual tenho toda a confiança, quem abuse da boa fé do próximo, mas Deus Nosso Senhor perdoar-nos-á e perdoá-los-á na Sua infinita misericórdia.

Obrigado pela vossa compreensão.

JPR

O Papa anunciou a criação de 24 novos cardeais no consistorio de 20 de Novembro



Na audiência geral desta quarta-feira enuncio a realização de um consisto rio a 20 de Novembro próximo durante o qual criará 24 novos cardeais, dos quais 20 eleitores. Os novos purpurados provêm de 4 continentes: 15 europeus, dos quais 10 italianos. Quatro os africanos e os americanos, um asiático. Esta a lista dos novos cardeais: membros da Cúria Romana são Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Foretunato Baldelli, Penitenciário Mor, Raymond Leo Burke, Prefeito da Assinatura Apostolica, Velasio De.

Paolis, Prefeito para os Assuntos Economicos e Comissário dos Legionários de Cristo, Francesco Monterisi,arcipreste da Basilica romana de São Paulo fora de Muros , Kurt Koch, presidente do Conselho pontifício para o Ecumenismo, Gianfranco Ravasi, Presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Paolo Sardi, pro-patrono da Ordem de Malta,Robert Sarah, Presidente do Conselho pontifício Cor Unum, Mauro Piacenza,Prefeito da Congregação para o Clero.

Os novos cardeais que não desempenham cargos na Curia Romana são :

Antonio Naguib, patriarca de Alexandria dos Coptas ( Egipto) , relator geral do sínodo para o Médio Oriente que decorre no Vaticano, Paolo Romeo, Arcebispo de Palermo na Itália, Reinhrad Marx, arcebispo de Munique (na Alemanha), Kazimierz Nycz , arcebispo de Varsóvia na Polónia, Donald William Wuerl, arcebispo de Washington; Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa (Congo); Medardo Joseph Mazombwe, arcebispo emérito de Lusaka (Zambia); Albert Malcom Ranjith Patanbendige Don, arcebispo de Colombo (Sri Lanka); Raul Eduardo Vela Chiriboga, arcebispo emérito de Quito (Ecuador); Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (Brasil). Os novos cardeais não eleitores, com mais de 80 anos de idade são:

Elio Sgreccia (Italia), ex-presidente da Academia Pontifícia para a Vida; José Manuel Estepa Llaurens (Espanha), ex-arcebispo militar na Espanha e colaborador na redacção do Catecismo da Igreja Católica, e que foi responsável da versão espanhola; Walter Brandmueller (Alemanha), ex-presidente da comissão de estudos históricos , e Domenico Bartolucci (Italia), ex-director musical da Capela Sistina.

(Fonte: site Rádio Vaticana)

Bento XVI dedicou a catequese da audiência geral a Santa Isabel da Hungria com o convite à coerência entre a fé professada e a vida quotidiana

Quem desempenha mansões de guia e de governo siga o exemplo de Santa Isabel da Hungria, princesa de Turíngia que dedicou a sua vida ao serviço dos outros e a manifestar com actos corajosos a necessária coerência entre a fé professada e a vida quotidiana. FOI o que afirmou o Papa Bento XVI durante a audiência geral desta quarta feira dedicando a sua catequese a esta santa que viveu na Idade Média, reafirmando o convite a perseguir o bem comum que dirigira já nos dias passados aos católicos italianos por ocasião da semana social italiana.

Santa Isabel realizou assiduamente obras de misericórdia e testemunhou como a fé e o amor a Deus e ao próximo fortalecem a vida familiar e a união conjugal.

Mas escutemos o Papa, falando em língua portuguesa:

Queridos irmãos e irmãs,


Santa Isabel da Hungria nasceu em mil duzentos e sete. Muito jovem ainda, foi dada em casamento a Luís IV da Turíngia, florescendo entre ambos um amor sincero, animado pela fé e pelo desejo de cumprir a vontade de Deus. Decidida a seguir Cristo pobre e crucificado, presente nos pobres, Isabel praticava assídua e pessoalmente as obras de misericórdia. Foram acusá-la ao marido de assim gastar os bens do condado; ele respondeu: «Desde que não me venda o castelo, não me importa!». Uma vez ela levava o avental cheio de pão para os pobres, quando se cruzou com o marido que lhe perguntou que levava. Isabel abriu o avental; mas, em vez de pão, apareceram magníficas rosas. É o conhecido milagre do pão transformado em rosas, que aparece muitas vezes reproduzido na imagem desta grande Santa da caridade.


Amados fiéis brasileiros da paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Bravo e todos os peregrinos de língua portuguesa, agradeço a vossa visita e de coração vos saúdo, desejando que esta peregrinação a Roma deixe a vida de cada um iluminada pelo sentido e pelo amor de Deus e do próximo. Sobre as vossas famílias e comunidades cristãs, desçam abundantes favores divinos, que sobre todos invoco ao abençoar-vos em nome do Senhor.

(Fonte: site Rádio Vaticano)

Bom Dia! Outubro 20, 2010 de António Mexia Alves (20 de 36)



Clique em "Bom Dia! ..." e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

S. Josemaría nesta data em 1931


Reza: “Senhor, Jesus: que os teus filhos nunca sejam homens ou mulheres de acção longa e oração curta”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

Bispo anglicano anuncia sua passagem à Igreja Católica com seus seguidores

O bispo anglicano de Fulhan, na Inglaterra, John Broadhurst, anunciou que antes do fim deste ano renunciará ao seu cargo para poder fazer parte da Igreja Católica junto aos seus seguidores, explicando que uma das razões para esta decisão é a posição actual dos anglicanos a favor da ordenação de mulheres "bispas".

Conforme assinala o L’Osservatore Romano (LOR), Broadhurst fez este anúncio na sexta-feira passada na sua intervenção da assembleia nacional do grupo "Forward in Faith" (Adiante na fé) em Londres: "queridos fiéis, antes do fim do ano tenho a intenção de me demitir de meu actual posto como bispo (anglicano) de Fulham. Além disso espero poder fazer parte do Ordinariato católico logo que seja estabelecido".

O LOR explica que o bispo anglicano Broadhurst "tem o cargo de proporcionar o atendimento pastoral das paróquias nas quais a maioria dos fiéis é contrária à ordenação de mulheres. Além disso desde o âmbito da diocese em Londres que está sob sua responsabilidade, também lhe são confiadas as paróquias anglicanas de Southwark e Rochester".

Broadhurst também comentou que espera passar à Igreja Católica da maneira mais simples possível e "espera ansioso saber se seu pedido de adesão será acolhido", precisando ainda que não renunciará à presidência da organização Forward in Faith, já que esta não depende da igreja anglicana em Grã-Bretanha.

Conforme assinala o jornal inglês Sunday Telegraph, o bispo disse também que diante da situação actual dos anglicanos "tenho a impressão de que não resta outra opção que abandonar a igreja (anglicana) e aceitar a oferta do Papa", apresentada na constituição apostólica Anglicanorum coetibus do Papa Bento XVI que explica o processo de passagem dos anglicanos que desejam fazer parte da Igreja Católica.

A igreja anglicana, disse o também esposo e pai de quatro filhos, "foi fascista em seu comportamento, marginalizando aqueles que se opõem à ordenação de mulheres"

O LOR assinala também que 40 membros da paróquia São Pedro em Folkstone, que faz parte do grupo Forward in Faith, "decidiram aderir-se ao próximo Ordinariato Católico".

(Fonte: ‘ACI Digital’ com adaptação de JPR)

SOS Adolescência e A Arte de Viver - Conferências Darca

Tema para reflexão - Pureza (4)

A proibição dos vícios implica sempre um aspecto positivo, que é a virtude contrária. A santa pureza é, como toda a virtude, eminentemente positiva; nasce do primeiro mandamento e para ele se ordena.

(Bíblia Sagrada, anotada pela Fac. de Teologia da Univ. de Navarra, Comentário Mt 5, 26-30)



Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Rev. D. Frederic RÀFOLS i Vidal (Barcelona, Espanha)

Vós também ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem

Hoje, com a leitura deste fragmento do Evangelho, podemos ver que cada pessoa é um administrador: quando nascemos, nos é dada uma herança nos genes e umas capacidades para nos realizarmos na vida. Descobrimos que estas potencialidades e a própria vida são um dom de Deus, pois nós nada fizemos para consegui-las. É um presente pessoal, único e intransferível, e é isso o que nos confere a nossa personalidade. São os talentos de que o próprio Jesus nos fala (cf. Mt 25,15), as qualidades que devemos fazer crescer durante a nossa existência.

Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem (Lc 20,40), Termina dizendo Jesus no primeiro parágrafo. A nossa esperança está na vinda do Senhor Jesus no fim dos tempos; mas agora e aqui também Jesus se faz presente na nossa vida, na simplicidade e na complexidade de cada momento. É hoje quando, com a força do Senhor, podemos viver o seu Reino. Santo Agostinho nos o lembra com as palavras do Salmo 32,12: Ditosa a nação cujo Deus é o Senhor, para que podamos ser conscientes disso, formando parte desta nação,

Vós também ficai preparados! (Lc 12,40), esta exortação representa uma chamada à fidelidade, a qual está subordinada ao egoísmo. Temos a responsabilidade de saber dar resposta aos bens que recebemos juntos com a nossa vida. Conhecendo a vontade do senhor (Lc 12,47), é aquilo a que chamamos a nossa consciência, e é o que nos torna dignamente responsáveis pelos nossos actos. A resposta generosa pela nossa parte à face da humanidade, à face de cada um dos seres vivos, é algo justo e cheio de amor.

(Fonte: Evangeli.net)

O Evangelho do dia 20 de Outubro de 2010

São Lucas 12,39-48

39 Sabei que, se o pai de família soubesse a hora em que viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria arrombar a sua casa.40 Vós, pois, estai preparados porque, na hora que menos pensais, virá o Filho do Homem».41 Pedro disse-lhe: «Senhor, dizes esta parábola só para nós ou para todos?». 42 O Senhor respondeu: «Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor estabelecerá sobre as pessoas da sua casa, para dar a cada um, a seu tempo, a ração alimentar?43 Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar procedendo assim.44 Na verdade vos digo que o constituirá administrador de tudo quanto possui.45 Porém, se aquele servo disser no seu coração: O meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e as criadas, a comer, a beber e a embriagar-se,46 chegará o senhor desse servo, no dia em que ele não o espera, e na hora em que ele não sabe; castigá-lo-á severamente e pô-lo-á à parte com os infíeis.47 Aquele servo, que conheceu a vontade do seu senhor e nada preparou, e não procedeu conforme a sua vontade, levará muitos açoites.48 Quanto àquele que, não a conhecendo, fez coisas dignas de castigo, levará poucos açoites. Porque a todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e aquele a quem muito confiaram, mais contas lhe pedirão.