Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Boa noite!

Filhos de Deus. Portadores da única chama capaz de iluminar os caminhos terrenos das almas, do único fulgor, no qual nunca poderão dar-se escuridões, penumbras nem sombras. Nosso Senhor serve-se de nós como archotes, para que essa luz ilumine... De nós depende que muitos não permaneçam em trevas, mas que andem por sendas que levem até à vida eterna.

(São Josemaría Escrivá - Forja, 1)

Jesus Christus, Deus Homo, Jesus Cristo, Deus-Homem! Eis uma magnalia Dei, uma das maravilhas de Deus em que temos de meditar e que temos de agradecer a este Senhor que veio trazer a paz na terra aos homens de boa vontade, a todos os homens que querem unir a sua vontade à Vontade boa de Deus. Não só aos ricos, nem só aos pobres! A todos os homens, a todos os irmãos! Pois irmãos somos todos em Jesus; filhos de Deus, irmãos de Cristo. Sua Mãe é nossa Mãe.

Na terra há apenas uma raça: a raça dos filhos de Deus. Todos devemos falar a mesma língua: a que o nosso Pai que está nos Céus nos ensina; a língua dos diálogos de Jesus com seu Pai; a língua que se fala com o coração e com a cabeça; a que estais a usar agora na vossa oração. É a língua das almas contemplativas, dos homens espirituais por se terem dado conta da sua filiação divina; uma língua que se manifesta em mil moções da vontade, em luzes vivas do entendimento, em afectos do coração, em decisões de rectidão de vida, de bem-fazer, de alegria, de paz.

(São Josemaría Escrivá - Cristo que passa, 13)

Curta crónica de um episódio passado em Cádiz

No passado Sábado no centro histórico desta pequena, mas linda cidade, junto à Igreja de S. Francisco que se encontrava encerrada, perguntei a um funcionário que atendia numa esplanada da pequena mas simpática Praça se me poderia indicar uma outra Igreja Católica, tendo-me este respondido com em semblante carregado e crispado “lamento señor pero no lo puedo ayudar”, agradeci-lhe e como costumo dizer ‘Deus Nosso Senhor é muito meu amigo’, perdoem-me esta apropriação de Quem nos ama muitíssimo a todos, e de imediato aparece-me um Sacerdote pela frente a quem fiz a pergunta e me informou com um carinhoso sorriso que dentro de 10 minutos a Igreja abriria e que passado uma hora seria celebrada a Santa Missa.

Este pequeno episódio deixou-me triste por ver num país com tão fortes e arreigadas tradições católicas, estar-se a criar um clima anti-igreja injustificável no meu modesto entender.

Obrigado!

JPR

A hostilidade à religião

Em Santiago de Compostela o Papa lamentou o laicismo agressivo que hoje, por vezes, se manifesta em Espanha. No dia seguinte, em Barcelona, essa agressividade anti-religiosa fez-se sentir, encontrando eco em alguns órgãos de comunicação social.

Bento XVI tem-se empenhado em mostrar que razão e fé são complementares e não inimigas. E o Papa é um apologista e um praticante do diálogo entre crentes e descrentes. Por isso parece estranha aquela agressividade.

Olhando a perda de peso sociológico do cristianismo na Europa, muitos previram que os ódios à religião seriam substituídos pela indiferença. Acreditar em Deus seria então visto por muitos como uma mera mania pessoal e inofensiva.

Mas a recente multiplicação de livros violentos contra a fé em Deus desmente essa previsão. O ateísmo militante, frequente há um século, regressou nos dias de hoje. É um bom sinal para a religião, apesar dos aspectos negativos da atitude. A indiferença seria bem pior. Deus mexe com o mais fundo das pessoas. A fé não é um capricho, pode até mudar o mundo. Por isso suscita tanta hostilidade.

(Fonte: site Rádio Renascença)

Firma: Por los monjes del Valle de los Caídos y por la libertad religiosa en España

Clique em "Firma: ..." e acederá directamente ao site da HatzerOir.org e à petição, em Provincia escolha 'otro pais'. Obrigado!

Moonlight Sonata - Beethoven

Cinco bispos anglicanos entram na Igreja Católica

Tema em debate no encontro do Papa com cardeais de todo o mundo

Cinco bispos anglicanos da igreja da Inglaterra anunciaram s sua renúncia ao ministério nessa igreja e a sua decisão de unir-se a um ordinariato pessoal para anglicanos, em plena comunhão com a Igreja Católica.

Em comunicado, os bispos Andrew Burnham, David Silk, Edwin Barnes, John Broadhurst e Keith Newton explicam que todos eles acompanharam durante anos o processo de diálogo entre anglicanos e a Igreja Católica, iniciado após o Concílio Vaticano II, "com oração e profundo anseio".

"Ficámos consternados, nos últimos 30 anos, ao ver que anglicanos e católicos se separavam cada vez mais em algumas questões de vida diária, em particular ao ver diversas decisões em assuntos de fé e disciplina no anglicanismo, que, segundo o que acreditamos, são incompatíveis com a vocação histórica do anglicanismo e a tradição de dois mil anos da Igreja”, pode ler-se.

Em resposta ao anúncio, o primaz da Comunhão Anglicana, arcebispo Rowan Williams, da Cantuária, publicou um comunicado no qual aceitava com "pesar" as renúncias dos bispos, "que decidiram que seu futuro no ministério cristão passa pelas novas estruturas propostas pelo Vaticano".

Bento XVI, que se deslocou ao Reino Unido em Setembro, publicou em Novembro de 2009 a Constituição apostólica “Anglicanorum coetibus” sobre a instituição de Ordinariatos Pessoais para os anglicanos que entram em plena comunhão com a Igreja Católica, a quem é autorizado manter alguns aspectos da sua liturgia e património espiritual.

D. Alan Hopes, bispo auxiliar de Westminster, sede católica da capital britânica, acolheu positivamente a decisão, em comunicado emitido em nome da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales.

O episcopado católico, revelou, "está a procurar estabelecer o ordinariato" e assegura "as cordiais boas-vindas, que estendemos a todos os que queiram fazer parte dele".

Até o momento, não foi criado nenhum ordinariato para anglicanos que entram em comunhão plena com a Igreja Católica, ainda que comunidades anglicanas do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Canadá manifestaram sua intenção de unir-se à Igreja Católica.

O tema estará em discussão no encontro do Papa com cardeais de todo o mundo, marcado para o dia 19 de Novembro, no Vaticano.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Portugal está a perder independência ao vender activos para pagar dívida

A ex-ministra das Finanças e ex-presidente do PSD Manuela Ferreira Leite disse hoje que Portugal está a perder a sua independência quando vende os seus activos para pagar dívida, numa alusão aos acordos económicos com a China.

(…)

"Eu devo dizer que considero isso um sinal de perda de independência (...). Se eu estiver totalmente endividada e já não souber como pagar o que devo, eu começo a vender coisas, vendo as jóias, o automóvel, a casa, vou vendendo coisas para ir pagando, não tenho forma de obter receita para pagar o que devo", começou por explicar Manuela Ferreira Leite, utilizando o exemplo da gestão doméstica de cada cidadão.

"Eu quando vejo os chineses a comprarem uma parte de um banco ou uma parte de uma empresa pública, nós não estamos a fazer mais nada do que estar a vender os nossos activos aos estrangeiros", apontou. "Melhor exemplo de perda de independência parece-me difícil de verificar", realçou a ex-ministra das Finanças.

"Estamos efectivamente a chegar a essa situação quando vejo estas vendas, ninguém nos vem comprar a dívida pelos nossos bonitos olhos", alertou.

"É um ponto que considero altamente preocupante, mas sintomático e previsível que aconteça, portanto, aquilo que mais condeno na orientação política que está a ser seguida é não se fazer nada com previsão", disse ainda.

(…)

(Fonte: Jornal de Negócios online, notícia completa em http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=452705)

Nota de JPR: a alguns poderá parecer que esta notícia não se insere na linha tradicional do ‘Spe Deus’, permito-me no entanto salientar que a um Cristão tudo o que se refira ao mundo que o rodeia e em que deve estar inserido e ser participativo, cabe a obrigação de ‘não assobiar para o lado’ e alertar o próximo para as situações mais relevantes, procurando fazê-lo com humildade própria de um católico. Obrigado!

Bom dia! 41



Clique em "Bom Dia! ..." e acederá directamente ao blogue NUNC COEPI e ao texto. Obrigado!

S. Josemaría sobre esta data:

A Igreja celebra a festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão, de Roma, primeira basílica da cristandade e a igreja que tem como bispo o sucessor de Pedro. A nossa Santa Mãe a Igreja, escreve São Josemaría em Forja (n. 638) - em magnífica extensão de amor, vai espalhando a semente do Evangelho por todo o mundo. De Roma à periferia. - Ao colaborares nessa expansão, pelo orbe inteiro, leva a periferia ao Papa, para que a terra toda seja um só rebanho e um só Pastor: um só apostolado!

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

OH POBRE CORAÇÃO

Oh pobre coração,
o meu,
que se atém a tantas coisas,
e afinal só Uma interessa.

Oh pobre coração,
o meu,
que sonha com tantas riquezas,
que afinal são só pobrezas.
Oh pobre coração,
o meu,
que se enche de orgulho e vaidade,
e afinal só se encontra,
na humilde simplicidade.

Oh pobre coração,
o meu,
que dos outros faz julgamentos
quando deveria arrepender-se,
apenas dos seus lamentos.

Oh pobre coração,
o meu,
que se quer já tão adulto,
e deveria ser tão criança.

Oh pobre coração,
o meu,
que se atormenta em desesperos,
quando deveria viver na fé,
confortar-se na esperança.

Oh pobre coração,
o meu,
tão cheio de mágoas e dores,
quando deveria viver no perdão,
e estar cheio de louvores.

Oh pobre coração,
o meu,
que fala sem nada dizer,
quando deveria prostrar-se
entregue em oração.

Oh pobre coração,
o meu,
que caminha cego o caminho,
quando deveria ver
que Ele nunca o deixa sozinho.

Oh pobre coração,
o meu,
encerrado na fatalidade,
quando deveria viver,
apenas e só na verdade.

Oh pobre coração,
o meu,
que bate neste meu peito,
que se pensa tão correcto,
e apenas é imperfeito.

Oh rico coração,
o meu,
que apesar do seu horror,
foi chamado a ser morada,
de Jesus Cristo,
o Senhor.

Monte Real, 3 de Novembro de 2010

Joaquim Mexia Alves
http://queeaverdade.blogspot.com/2010/11/oh-pobre-coracao.html

Psalm 144

Tema para reflexão - Novíssimos - Paraíso (2)

O Paraíso é um prémio? Podemos dizer que sim mas, na verdade, é a justa retribuição de uma alma que o procurou com fortaleza e coerência durante a vida terrena.

(AMA, comentário sobre Paraíso 2, 2010.10.19)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI - http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/

Dedicação da Basílica São João de Latrão

Hoje a Igreja universal celebra a festa da igreja-mãe de todas as igrejas de Roma e do mundo: a dedicação da basílica do Santíssimo Salvador ou de São João de Latrão. Esta basílica foi construída por Constantino na colina de Latrão ou Lateranense, quando era papa Melquíades (311-314). Ao contrário do que muitos pensam, é esta basílica e não a basílica de São Pedro, no Vaticano, o templo mais antigo. Aqui foram celebrados cinco Concílios ecuménicos. Nela se guardam relíquias. A festa de hoje tem um carácter importante, que é celebrar a unidade e o respeito para com a Sé Romana.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Meditação de Francisco Fernández Carvajal

O Evangelho do dia 9 de Novembro de 2010

São João 2,13-22

13 Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.14 Encontrou no templo vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados às suas mesas.15 Tendo feito um chicote de cordas, expulsou-os a todos do templo, e com eles as ovelhas e os bois, deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou as suas mesas.16 Aos que vendiam pombas disse: «Tirai isto daqui, não façais da casa de Meu Pai casa de comércio».17 Então lembraram-se os Seus discípulos do que está escrito: “O zelo da Tua casa Me consome”.18 Tomaram então a palavra os judeus e disseram-Lhe: Que sinal nos mostras para assim procederes?».19 Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e o reedificarei em três dias».20 Replicaram os judeus: «Este templo foi edificado em quarenta e seis anos, e Tu o reedificarás em três dias?».21 Ora Ele falava do templo do Seu corpo.22 Quando, pois, ressuscitou dos mortos os Seus discípulos lembraram-se do que Ele dissera e acreditaram na Escritura e nas palavras que Jesus tinha dito.